A instalação de um antivírus é essencial para manter o seu equipamento livre de malwares de todos os tipos, para os usuários que não pretendem investir dinheiro para adquirir uma solução paga de proteção, apresentamos testes atualizados que indicam qual o melhor antivírus gratuito de 2018 para Windows 7, 8 e 10.

AV-Comparatives é uma das principais referências internacionais em antivírus, publicando testes anuais sobre desempenho em detecção de ameaças em tempo real, facilidade de uso e configuração, impacto do antivírus no desempenho do sistema e outras funções muito importantes.

Quase todas as empresas escolhem enviar para os testes a versão paga do seu antivírus, mas você precisa ter consciência que a base do funcionamento (engine ou motor de busca) do antivírus grátis é a mesmo da versão paga, o que muda são as funções adicionais de proteção que as versões premium oferecem e a vantagem de não exibirem constantes ofertas de compra do produto.

Considerando isso, vamos utilizar os testes mais atualizados da AV-Comparatives como base para indicar uma lista com os melhores antivírus grátis de 2018 para você instalar no seu equipamento, confira abaixo.

Qual o melhor antivírus gratuito de 2018?

A AV-Comparatives faz diversos testes com cada antivírus, entre os mais importantes podemos destacar:

  • Proteção em tempo real
  • Proteção contra malwares
  • Desempenho
  • Falsos-positivos

Proteção em tempo real [Real-Word Protection Test]

Indica a capacidade do antivírus de identificar e proteger o sistema operacional de malwares de diferentes fontes, como um site infectado oferecendo a instalação de softwares maliciosos ou um e-mail contendo anexos e/ou links infectados, isso só para citar dois exemplos básicos, existem outras centenas de formas de distribuição de malwares e o seu antivírus grátis precisa proteger ao máximo o seu equipamento.

Qual o melhor antivírus gratuito para proteger o sistema em tempo real

Para entendimento de todos, temos no gráfico:

  • Parte cinza indica o percentual de ameaças bloqueadas.
  • Parte amarela indica que o malware foi bloqueado, mas precisou de alguma ação do usuário.
  • Em vermelho o percentual de falhas, onde o antivírus permitiu que os sistema fosse infectado.
  • A linha laranja é o percentual de falsos-positivos, falaremos sobre isso mais abaixo.

Das empresas que oferecem versões do seu antivírus grátis, conseguiram as melhores avaliações:

  1. BitDefender – 99,8%
  2. Avira e Kaspersky – 99,7%
  3. Avast e AVG – 99,4%
  4. Microsoft (Windows Defender) – 99%
  5. Panda – 98,7%

Se o sistema operacional do seu equipamento já está infectado por malwares, recomendamos que leia com atenção e execute os passos do artigo: Como tirar vírus do PC [Utilizando ferramentas gratuitas].

Proteção contra malwares [Malware Protection Test]

Indica a capacidade do antivírus de proteger o sistema contra qualquer tipo de malware, antes, durante ou após a execução do arquivo malicioso, como no caso de um pen drive infectado por exemplo, é parecido e igualmente importante ao teste de proteção em tempo real.

Proteção contra malwares dos melhores antivírus grátis

Melhores avaliações de antivírus que oferecem uma versão gratuita:

  1. Avast, AVG, BitDefender e Panda – 100%
  2. Avira e Microsoft (Windows Defender) – 99,99%
  3. Kaspersky – 99,98%

Desempenho [Performance Test]

O teste de desempenho indica o impacto do antivírus no desempenho do sistema em geral, fazendo tarefas comuns como copiar arquivos, instalar e desinstalar programas, navegar pela internet e o trabalhar com documentos e planilhas, usuários que possuem equipamentos mais antigos precisam dar uma atenção especial para essa etapa.

Desempenho dos melhores antivírus gratuitos

Nesse gráfico, quando menor o impacto, melhor é a sua nota de avaliação, ficaram bem posicionados os antivírus:

  1. Avast e AVG – 6.7 pontos
  2. BitDefender – 6.9 pontos
  3. Kaspersky – 7.2 pontos
  4. Panda – 12.2 pontos
  5. Avira – 15.6 pontos

Um destaque negativo para o antivírus da Microsoft, o Windows Defender, que vem integrado ao sistema no Windows 10 e mesmo assim teve o maior impacto no desempenho, com 33.3 pontos.

Falsos-positivos [False Alarm Test]

Como o nome já sugere, é um alarme falso do antivírus, quando ele identifica um programa legítimo como uma ameaça, apesar de não comprometer a segurança do computador, é um incômodo para usuário, que nem sempre sabe dessa informação e por vezes pode deixar de utilizar algum programa por conta da mensagem de alerta.

Falsos-positivos dos melhores antivírus grátis do mercado

Assim como no teste de desempenho, quanto menor a incidência no gráfico, melhor é a avaliação do antivírus, os melhores foram:

  1. Avira – 1 alarme falso
  2. BitDefender – 2 alarmes falsos
  3. Avast, AVG e Kaspersky – 3 alarmes falsos

Top 3 dos melhores antivírus grátis de 2018

Baseado nos testes da AV-Comparatives, o TechTube elegeu um TOP 3 dos melhores antivírus gratuitos de 2018, levando em consideração todos os testes e também a nossa experiência pessoal com cada um dos antivírus grátis citados no artigo.

  1. BitDefender
  2. Kaspersky
  3. Avira

Isso não quer dizer que os outros sejam ruins, temos ótima avaliação individual do Panda e AVG e Avast também funcionam muito bem. Você também precisa fazer uma avaliação individual, talvez pra você seja mais fácil utilizar um ou outro produto, se o seu equipamento não possui uma boa configuração de hardware, é necessário dar uma atenção especial aos testes de desempenho.

BitDefender – Melhor antivírus gratuito

O BitDefender se saiu muito bem em todos os testes, sua interface de uso é bem simples e prático para todos os usuários.

Outro ponto a favor do BitDefender, é que segundos os testes mais recentes publicados no Tech News Brasil, o BitDefender Mobile é o melhor antivírus para Android de 2018 [clique no link para conferir a avaliação]

Link para download: https://www.bitdefender.com.br/solutions/free.html

Kaspersky

O Kaspersky é outra excelente solução de antivírus gratuito, tem como vantagem oferecer muitas opções de configuração e níveis de segurança, nos testes esteve sempre próximo do topo em todas as etapas.

Link para download: https://www.kaspersky.com.br/free-antivirus

Avira

O Avira fecha o nosso Top 3 de melhores antivírus gratuitos de 2018, também oferece bons níveis de proteção. Perdeu de forma considerável para os que estão acima dele apenas no teste de desempenho no uso do computador.

Link para download: https://www.avira.com/pt-br/free-antivirus-windows

Essa publicação foi escrita com a contribuição do especialista em segurança Luciano Augusto exclusivamente para uso do TechTube, no seu site ele fala sobre soluções pagas de segurança e os prós e contras de utilizar um antivírus grátis.

Você pode conhecer mais sobre o seu trabalho acessando o link https://melhorantiviruspago.com.br/.

Se você gostou do artigo “Qual o melhor antivírus gratuito de 2018?”, considere compartilhar nas suas redes sociais utilizando os botões abaixo.

Qual o melhor antivírus gratuito de 2018