Pular para o conteúdo

Como proteger seus dados ao fazer transações online

  • Segurança

Hoje em dia, as compras online com cartão de crédito são geralmente muito seguras, mas isso não quer dizer que não haja riscos.

Embora você não possa controlar coisas como a violação de dados de sua loja favorito, você pode fazer compras de forma inteligente e tornar mais difícil para criminosos acessarem suas informações e cometer fraudes usando seu cartão de crédito.

Com alguma vigilância, manutenção e camadas adicionais de segurança, você pode proteger as informações de seu cartão de crédito e sua experiência de compra online.

Como proteger seus dados ao fazer transações online

1. Use um dispositivo privado e uma conexão segura

Realize compras sempre em um ambiente privado, longe de olhos curiosos e dispositivos públicos potencialmente intrometidos.

Com um computador comum – digamos, em uma biblioteca ou cafeteria – os sites podem salvar informações de login e deixar suas contas vulneráveis ​​ao próximo usuário.

Mesmo se você se desconectar de um computador público, corre o risco de utilizar uma máquina com um spyware que pode registrar as teclas digitadas e obter acesso a nomes de usuário, senhas, números de cartão de crédito e informações pessoais.

Usar seu próprio laptop ou tablet é mais seguro, mas não é totalmente à prova de falhas. As informações ainda podem ser roubadas por meio de uma conexão Wi-Fi pública. Compre online apenas com um dispositivo pessoal e uma conexão Wi-Fi privada.

Você também pode considerar a assinatura de uma rede privada virtual, ou VPN, que pode criptografar seus dados. A ferramenta adiciona uma camada de segurança extra às redes privadas e públicas.

2. Investigue o comerciante e o URL

Se você receber um e-mail com um link para um site, evite comprar diretamente por esse link – mesmo que seja uma empresa grande e bem conhecida. Em vez disso, navegue até o site por meio de seu navegador.

Você pode ir diretamente para o site se souber o endereço ou acessá-lo no mecanismo de pesquisa procurando o nome da loja.

Isso pode proteger seu dispositivo de um possível ataque de phishing, no qual os fraudadores usam endereços de e-mail e logotipos similares ao oficial para tentar induzi-lo a entregar suas informações.

Se a loja não for muito conhecida, algumas pesquisas podem ser necessárias para evitar uma possível violação de segurança. Comece procurando o nome do comerciante no site do Reclame aqui.

Você também pode explorar as avaliações dos consumidores nas mídias sociais, no site do comerciante, em blogs e mecanismos de pesquisa para descobrir se os clientes tiveram alguma reclamação sobre o varejista, seus recursos de segurança ou seus produtos.

3. Pague com uma camada adicional de segurança

Carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay, podem oferecer proteção adicional porque não fornecem as informações do seu cartão de crédito ao comerciante.

Em vez disso, eles fornecem um número de conta virtual único para cada compra, um processo denominado “tokenização”. A Apple chega até a não armazenar o número da sua conta no seu aparelho ou em servidores Apple, de acordo com seu site.

Nem todos os sites aceitam pagamentos através de uma carteira virtual, mas seu cartão de crédito pode oferecer “cartões virtuais” que funcionam da mesma maneira. A Nubank e o Banco Inter, por exemplo, oferecem essa opção em alguns de seus cartões de crédito.

4. Use os recursos de segurança do seu aplicativo de cartão de crédito

Os aplicativos de cartão de crédito costumam ter uma ampla gama de recursos de segurança que você pode configurar para evitar fraudes em sua conta, incluindo:

  • Autenticação de dois fatores: se alguém colocar as mãos nos detalhes de login da sua conta, configurar a autenticação de dois fatores pode impedi-lo de acessar mais informações.

Além de suas informações de login e senha, ele adiciona uma segunda etapa, como solicitar uma senha por mensagem de texto ou e-mail para garantir que você é o único acessando a conta.

Como prática geral de segurança, evite usar o mesmo login e senha em diferentes aplicativos e sites. Evite, principalmente, inserir os dados de login da sua conta de cartão de crédito em aplicativos ou sites de terceiros.

  • Alertas de segurança: você pode ter a opção de configurar alertas por texto ou e-mail para transações de “cartão ausente” (ou seja, compras online). Você também pode fazer isso para casos em que o saldo e/ou transação exceda um valor designado.
  • Ou você pode simplesmente configurar alertas para transações de qualquer tipo. Isso pode ajudá-lo a identificar transações não autorizadas e contestá-las rapidamente. Além disso, utilize serviços de antivírus que te notificarão caso algo esteja errado. Se o seu serviço de proteção atual não faz isso, você pode mudar para o antivírus Norton.

5. Programe uma manutenção de rotina

Manter os detalhes do seu cartão de crédito em segurança requer esforço e manutenção, incluindo:

  • Atualizar aplicativos, navegadores, firewalls e software antivírus automaticamente ou manualmente em todos seus dispositivos.
  • Manter as informações de contato atualizadas nos aplicativos e sites para que você seja contatado sobre possíveis atividades fraudulentas.
  • Usar senhas fortes e alterá-las regularmente nas plataformas online de cartão de crédito.
  • Reserve um tempo para revisar extratos em busca de transações não autorizadas e contestação de cobranças fraudulentas.
0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *