O canal da Tecnologia

Em construção

Inteligência Artificial aplicada ao Design

0

Já imaginou utilizar toda a potência da inteligência artificial em sites como: Wix, Duda ou WordPress?

Em algumas plataformas de construção de sites a AI já é realidade, porém nas últimas semanas, cientistas americanos elevaram a capacidade da inteligência artificial.

Recentemente um dos pesquisadores da NASA, que estava envolvido no projeto secreto do supercomputador da Google, vazou as imagens do que antes era chamado de “Sycamore”.

Depois de muita especulação, a Google confirmou a criação do primeiro “Computador Quântico”, capaz de resolver cálculos que levariam 10.000 anos, em apenas 3 minutos.

Embora este pareça um acontecimento surreal, a inteligência artificial está cada vez mais presente em nossas vidas. Carros autônomos, aplicativos para smartphones e o próprio buscador Google.

Não apenas para efetuar buscas em sites, mas os robôs estão sendo utilizados para automatizar praticamente todas as tarefas que são repetitivas, assim as pessoas podem focar na execução das estratégias.

Mas em uma área em que a criatividade é tão importante, como é o caso do Design, como a IA pode ser vantajosa? É isso que veremos!!!

Inteligência Artificial oferece mais facilidade para os iniciantes

Em pleno século XXI, se sua empresa não possui um site, é como se ela não existisse.

Usuários que não possuem familiaridade com programação, podem não conseguir um bom desempenho com ferramentas de construção de sites, como o WordPress ou Joomla!.

Um boa opção é o Wix, que além da opção “Drag and Drop”, possui a Wix ADI, uma Inteligência Artificial que aprende sobre você e através de um banco com bilhões de combinações de elementos, cria um layout exclusivo para o seu site.

Isso possibilita que pequenas empresas possam criar sites profissionais, com facilidade.

Atualmente há muitas exigências para que seu site alcance às primeiras posições: velocidade, responsividade, AMP, são alguns dos fatores, porém um layout visualmente ruim, também não manterá o usuário no seu site.

Depois que a Europa determinou a GDPR, acendeu o debate sobre a utilização ética que as empresas fazem com os dados dos usuários.

Por isso, muitas plataformas já se adaptam a estas regulamentações, ajudando os usuários inexperientes.

Pode uma AI ser criativa?

A Warner criou uma playlist com mais de 600 músicas, utilizando a Endel, uma inteligência artificial que cria músicas ambiente.

A playlist fez sucesso no Spotify, e Endel se tornou a primeira AI a fechar contrato com uma gravadora.

O poder de criação é tão grande, que em 2018 um quadro que foi pintado por um algoritmo, foi arrematado por US$432 mil(R$1,58 milhão).

No mundo das marcas, a inteligência artificial pode ser utilizada na criação de marcas, através de ferramentas como o criador de logos do Wix ou o Logopony.

Estes exemplos mostram o grande poder que os algoritmos possuem, e que são excelentes ferramentas para auxiliar os profissionais de criação. 

UX: A Web centrada no usuário

O Google está cada vez mais preocupado com a experiência do usuário, por isso é importante que seu site esteja otimizado.

Você já parou para pensar que pessoas cegas ou daltônicas, também utilizam a internet? E a pior parte é que poucos sites oferecem uma versão para elas.

Não é sobre criar uma versão para cada necessidade especial, mas fazer com que seu site ofereça soluções para diversos usuários.

Um outro exemplo são os sites responsivos, que se adaptam a tela do dispositivo do usuário. 

Para algumas pessoas, é um grande problema, pois os botões são muito pequenos e quando tentam selecionar uma opção, acabam selecionando uma área maior do que a desejada.

Por isso é preciso realizar testes com os usuários, para entender às suas reais necessidades.

Obviamente que devemos dar as devidas proporções aos problemas, mas esta é uma forma de provocar a equipe de desenvolvimento.

Por que não utilizar o texto ALT(descrição nas imagens que permite que os leitores para celular, às descrevam para o usuário) ou a opção de mudança de cores do layout, para daltônicos? 

Seu site precisa ir muito além de um template bonito. Você pode estar perdendo vendas, por não atender uma demanda reprimida.

Se você possui interesse em conhecer mais sobre acessibilidade para sites, visite o Guia do Google.

O futuro da Web

A utilização da AI por pequenas e médias empresas, já é uma realidade, o que fornece uma grande vantagem competitiva.

O Brasil ainda está começando neste mercado, porém existem muitas soluções disponíveis para as empresas.

Há alguns especialistas que começam a questionar quão perigosa pode ser a inteligência artificial, para nós seres humanos.

Um dos pontos principais é a respeito da redução de oportunidades de trabalho, ainda que exista a redução, novas atividades irão surgir e com isso, novas oportunidades.

Por isso é importante se adaptar às mudanças e ficar atento a evolução do mercado.

Onde iremos chegar?

As possibilidades são infinitas, realidade aumentada, hologramas, são algumas das tecnologias que irão ganhar cada vez mais espaço.

Atualmente quase tudo tem uma opção de compra por aplicativo  ou site, e foi uma necessidade dos usuários, a qual o mercado teve que se adaptar.

Por isso, quem sai na frente, tem vantagens sobre os concorrentes. Acompanhar os principais sites de notícias, faz com que você se mantenha informado com facilidade.   

Continue acompanhando nosso site, diariamente estamos divulgando conteúdos sobre o mundo da tecnologia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.