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Como ranquear seu site no primeiro lugar na pesquisa do Google

Para quem está iniciando no Marketing Digital e ainda tem dúvida sobre o que é SEO(Search Engine Optimization),saiba que é um conhecimento necessário escrever conteúdos que captem a atenção do público e que o Google o veja como um conteúdo de qualidade para os usuários, para então mostrar o seu site no primeiro lugar da SERP (Search Engine Result Page) na busca orgânica.

A inteligência artificial do Google utiliza uma série de fatores de classificação, para distinguir um conteúdo relevante de um ruim. O que sabemos até então é que devemos escrever “conteúdos ricos” e focar em solucionar as dúvidas dos usuários.

Como ranquear seu site no Google?

Digamos que você tem um site sobre móveis. Você quer que as pessoas que procuram móveis encontrem o seu website. Portanto, o que você precisa adicionar na sua estratégia de marketing é planejar a produção de conteúdo no seu website, para atrair a atenção dos crawlers dos motores de buscas (crawlers são programas automatizados que rastejam a web em busca de conteúdo relevante).

Neste caso, o que queremos fazer é escrever um conteúdo de alta qualidade o que fará o motor de busca pensar que o seu site oferece a melhor experiência para o usuário. Isto significa que você também terá que escrever conteúdos para outros sites. 

Mas como encontrar as palavras-chave certas? Qual o volume de buscas mensais dessas palavras-chaves?

Esta é a parte mais importante de qualquer campanha de promoção de um site. Se você não souber como encontrar as palavras-chave certas, você vai perder muito dinheiro em uma campanha de promoção de um site que não produzirá os resultados desejados. Como encontrar as palavras-chave certas?

A primeira coisa que você precisa é fazer uma lista de todas as palavras-chave que você acha que seus potenciais clientes podem usar para procurar uma solução para o seu problema.

A segunda coisa que você precisa fazer é fazer uma lista de todas as palavras e frases que descrevem o seu produto ou serviço. Agora, compare as duas listas e veja quais palavras e frases são comuns a ambas. Estas são as palavras-chave que você deve visar. Como saber se o seu site está otimizado para as palavras-chave certas? Utilize ferramentas gratuitas como o Ubersuggest (versão gratuita que permite algumas buscas mensais) e Google Trends. A longo prazo, cogite investir em ferramentas de SEO.

O Google trabalha com muitas variáveis para classificar o seu fator de ranqueamento, e você deve considerar isso durante a criação de conteúdo, aliás pensa nas pesquisas por voz. Isso terá grande impacto na sua classificação nos sites de busca.

Abaixo selecionamos as principais estratégias de marketing para você utilizar no seu processo de otimização, compreendendo os tipos de buscas e melhorando a conversão d o seu funil de vendas.

como ranquear no google

1- Pesquisa de otimização e palavra chave

Para conseguir um bom posicionamento no Google, você deve fazer uma pesquisa de relevância das palavras-chave mais pesquisadas no título e na meta descrição. Avalie o volume de busca nos mecanismos de pesquisa.

Avalie as intenções de busca, intenção de compra, tipos de busca, e faça um levantamento das palavras-chave mais pesquisadas. Otimização de todos os links internos em relação aos termos de busca. A inclusão destas palavras-chave e frases lhe deixarão mais próximo de criar o melhor conteúdo para o usuário, e ficará melhor classificado no mecanismo de busca.

Densidade de palavras-chave A densidade de palavras-chave é um factor muito importante para determinar o quão bem uma determinada página será classificada nos resultados do motor de busca. É melhor se a relação entre a palavra-chave e o texto total de uma página for inferior a 2%.

Isto significa que você deve usar as palavras-chave mais relevantes, na medida do possível, em todo o site. No entanto, deve evitar sobrecarregar uma única página com demasiadas palavras-chave. Você também deve evitar usar tantas palavras-chave que a sua página se torne difícil de ler.

Se o seu site tem muitas páginas, tente certificar-se de que pelo menos 50% delas não contêm palavras-chave repetidas. Acredita-se que os backlinks (também conhecidos como links de entrada) são um dos principais fatores que determinam a classificação de um determinado website.

Quanto mais relevantes e naturais forem os backlinks para o seu site, maior será a classificação. Portanto, a qualidade dos backlinks é muito importante. Backlinks de sites com um alto PageRank são considerados mais valiosos do que aqueles de sites com um baixo PR.

2- Otimizar título (Title tag)

Para tornar o seu título mais atrativo para os motores de busca, utilize o conceito de palavras-chave de cauda longa que é muito simples. Pense na jornada de compra do usuário e o que lhe chamaria mais a atenção.

Se você tiver um monte de palavras-chave de cauda curta (head tail), será difícil para você se classificar no topo dos mecanismos de busca. Por outro lado, se você usar algumas palavras-chave de cauda longa, será fácil para você alcançar posições altas. Desta forma, você pode dominar a competição. Para descobrir quais palavras-chave de cauda longa são as mais procuradas pelos seus potenciais clientes, você pode usar o Google Trends. Aqui estão os passos:

2. Digite uma frase de pesquisa ou algumas frases de pesquisa na caixa de pesquisa no topo do seu navegador. <

3. Digite enter.

4. Uma lista de pesquisas de tendências aparecerá no lado direito da sua tela. <

5. Clique no separador “Chart” (Gráfico).

6. Você verá um gráfico de interesse de pesquisa dos últimos dois anos para aquele termo de pesquisa em particular.

Agora você já poderá otimizar os títulos dos seus artigos ou páginas de produtos da sua loja virtual para atrair mais visitantes

3 – Otimizar meta description

A meta descrição é uma breve descrição (cerca de 160 caracteres) da sua página que aparece nos resultados da pesquisa e é frequentemente apresentada aos utilizadores quando estes clicam no link. É importante porque é a primeira impressão que um usuário tem da sua página.

A meta descrição deve ser única, interessante, relevante, concisa e não deve conter palavras-chave duplicadas. Em geral, a meta-descrição deve ser otimizada para clareza e legibilidade.

Os primeiros 70 caracteres aparecem nas dez primeiras posições do trecho de texto que descreve a sua página nos resultados da pesquisa.

A seguir estão algumas ideias sobre como escrever uma meta descrição eficaz:

1 – Comece com um objetivo claro: Dar uma razão específica e convincente para o visitante clicar no link. Por exemplo: “Clique aqui para descobrir porque o seu gato é o melhor gato do mundo”.

2 – Diga-lhes algo que eles queiram saber: Se você disser:

4- Link building

Este processo envolve atrair links de outros sites para o seu. É preciso links relevantes e avaliar o perfil de links, para que esse tipo de estratégia tenha algum efeito no seu site.

Este é um fator de rankeamento muito importante, então avalie também o volume de pesquisa das palavras-chaves durante a aplicação das estratégias de otimização.

As melhores ferramentas de SEO do mercado irão ajudar neste processo. As mídias sociais são importantes para a estratégia de link, embora os links sejam nofollow, ainda sim são importantes para a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Links Internos:

Os links internos também melhoram  a qualidade do conteúdo, mas cuidado pois a quantidade de links pode acabar diluindo o juice e assim sua página perderá força. A estratégia de marketing de conteúdo também deve ter em mente a linkagem interna. Lembre-se de avaliar a intenção de busca do usuário para oferecer as melhores opções dentro do seu site.

Você pode coletar algumas informações dentro do Google Analytics e criar um banco de dados, para otimizar o conteúdo. Lembre-se de  não focar apenas na otimização para mecanismos de busca, pois há muitos fatores de ranqueamento, ter um banco de informações irá ajudar na otimização do conteúdo, evitando que você crie um conteúdo de baixa qualidade.

Foque no usuário

Crie um conteúdo original, fique atento a taxa de rejeição, conteúdo de baixa qualidade normalmente possui taxas altas.

Otimize seu site para dispositivos móveis, a otimização de sites deve considerar toda jornada de compra, as pessoas passam mais tempo conectadas ao celular que ao computador, otimize a versão mobile, e pense nos diferentes tipos de telas, crie sites responsivos.

 

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