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Marketing Digital para Iniciantes: o Guia Definitivo

Então você é novo no mundo do marketing digital e precisa iniciar o marketing e a publicidade de sua nova startup.

Neste Guia de Marketing Digital para Iniciantes, nós levamos você através do básico do marketing digital e damos dicas práticas do que fazer para chamar atenção para sua marca.

Está pronto? Então vamos lá!

1. O que é marketing digital?

Marketing Digital é definido como propaganda através de canais online, como mecanismos de busca, websites, social media, email e aplicativos de celular.

Contato por e-mail

Por que online? Bem, as taxas de utilização da internet estão mais altas do que nunca, e a maioria das pessoas confia na internet para fazer absolutamente qualquer coisa.

Os mantimentos estão acabando? Você pode fazer uma compra online no supermercado e receber os mantimentos em sua casa.

Não consegue se lembrar do nome de um livro que gosta? Você pode procurar por ele no Google.

Procurando um restaurante legal para levar alguém para jantar? Novamente, você pode recorrer ao Google ou dar um pulo no Facebook e pedir recomendações a alguns amigos.

Uma vez que as pessoas estão conectadas na maior parte do tempo, faz sentido que estejamos online para fazer propaganda para elas

Há diferentes canais e plataformas dentre os quais você pode escolher… mas chegaremos lá em um instante!

2. Como se tornar um profissional do marketing digital

Se você não tem qualquer experiência com marketing, como se tornar um profissional do marketing digital?

Como se tornar um profissional do marketing digital

A resposta é: através da combinação de teoria e prática do mundo real.

Sabedoria teórica, consuma todos os materiais e recursos em que puder colocar as mãos. 

Leia livros sobre marketing,faça o download de estudos de caso e artigos técnicos online, e tutoriais de referência que o guiarão por alguns dos aspectos mais técnicos do marketing.

Tendo feito isso, resta aprender com as mãos na massa

O primeiro post que você compartilha na página de sua empresa, por exemplo, mas que não é tão inspirador… mas quando tiver escrito 10, 20, 50 posts no Facebook, você naturalmente irá aperfeiçoar suas habilidades e melhorar a qualidade do seu trabalho.

Para ajudá-lo, há uma diversidade de ótimas ferramentas,incluindo ferramentas de  gerenciamento de projetos e de automação de marketing. Se você precisa de uma ferramenta de comunicação para coordenar seus projetos com a equipe, tente o Slack ou alguma das várias alternativas ao Slack.

3. Marketing digital para iniciantes: 6 estratégias de marketing para testar

3.1. Marketing de Conteúdo

Se você não está 100% certo do que é o marketing de conteúdo, ele basicamente se resume em usar diferentes tipos de conteúdo para divulgar sua marca.

Por exemplo, se você está montando uma loja online de moda, você deve:  Escrever um post para blog que destaque as próximas tendências da moda Criar um catálogo digital para compartilhar com os clientes Atrair um influencer para comprar em sua loja e fazer um vídeo de “recebidos pagos”, a fim de obter prova social Se você estiver montando uma SaaS company (Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço), você deve: Criar um ebook e oferecer download grátis através de seu site Fazer uma live de Perguntas e Respostas no Facebook, quando os potenciais clientes poderão fazer perguntas sobre sua empresa ou software Realizar seminários online que mostrem aos potenciais clientes como seu software pode ter diferentes tipos de uso Com Marketing de Conteúdo, há uma variedade de diferentes formatos que você pode experimentar, mas nós recomendamos investir seu tempo e dinheiro em vídeos.   Por que vídeos? Porque prendem mais a atenção do que outras formas de conteúdo. No Facebook, por exemplo, posts de vídeos obtém no mínimo 59% mais engajamento do que outros tipos de posts.   Vídeos à parte, também é uma ótima ideia usar outras formas de conteúdo visual, como imagens e infográficos. (Dica do expert: qualquer um pode criar infográficos facilmente, mesmo que não tenha nenhuma habilidade com design).   Confira o Venngage, e leia estas dicas sobre infográficos.

Por exemplo, se você está montando uma loja online de moda, você deve: 

  • Escrever um post para blog que destaque as próximas tendências da moda
  • Criar um catálogo digital para compartilhar com os clientes
  • Atrair um influencer para comprar em sua loja e fazer um vídeo de “recebidos pagos”, a fim de obter prova social

Se você estiver montando uma SaaS company (Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço), você deve:

  • Criar um ebook e oferecer download grátis através de seu site
  • Fazer uma live de Perguntas e Respostas no Facebook, quando os potenciais clientes poderão fazer perguntas sobre sua empresa ou software
  • Realizar seminários online que mostrem aos potenciais clientes como seu software pode ter diferentes tipos de uso

Com Marketing de Conteúdo, há uma variedade de diferentes formatos que você pode experimentar, mas nós recomendamos investir seu tempo e dinheiro em vídeos.

Por que vídeos? Porque prendem mais a atenção do que outras formas de conteúdo. No Facebook, por exemplo, posts de vídeos obtém no mínimo 59% mais engajamento do que outros tipos de posts.

Vídeos à parte, também é uma ótima ideia usar outras formas de conteúdo visual, como imagens e infográficos. (Dica do expert: qualquer um pode criar infográficos facilmente, mesmo que não tenha nenhuma habilidade com design).

Confira o Venngage, e leia estas dicas sobre infográficos.

3.2. Anúncios PPC (Pague por Clique)

Os anúncios PPC são uma parte essencial do marketing digital.

Com estes anúncios, você pode exibir seu produto ou serviço para pessoas que estão navegando na internet, gerar mais leads ou vendas para sua empresa. 

Anúncios PPC

As duas maiores plataformas de anúncios PPC do mercado são Google Ads e Facebook Ads, e cada uma delas permite divulgar sua empresa através de diferentes formatos de anúncios.

Por exemplo, com Google Ads, você pode criar:

  • Anúncios de pesquisa
  • Anúncios de exibição
  • Anúncios com vídeos (YouTube ads)
  • Anúncios de compras
  • Anúncios de aplicativos

Com Facebook Ads, você pode criar:

  • Anúncios com fotos
  • Anúncios com Vídeo
  • Anúncios com Stories (no Instagram)
  • Anúncios no Messenger
  • Anúncios Carrossel
  • Anúncios com catálogos
  • Anúncios com slides

De forma geral, a maioria dos profissionais de marketing começa com anúncios de pesquisa ou de exibição no Google, ou anúncios com fotos no Facebook (anúncios com fotos são similares aos de exibição, e o Facebook não oferece anúncios de pesquisa devido à natureza de sua plataforma).

Como saber qual escolher?

Search Ads vs Display Ads

Se seu objetivo é realizar conversões (leads, vendas), faça anúncios de pesquisa.

Com estes anúncios, você está mirando em pessoas que estão pesquisando uma palavra chave que é relevante para sua empresa, e você sabe que elas estão ao menos interessadas em algo que você tem para oferecer.

Se seu objetivo é expandir a quantidade de potenciais clientes e aumentar a exibição da sua marca, então use anúncios de exibição ou anúncios com imagens.

Os anúncios de exibição do Google permitem que você coloque seus anúncios em mais de 2 milhões de sites, vídeos e aplicativos que fazem parte do Google Display Network (GDN). 

Há também os anúncios com fotos do Facebook, que permitem que você exiba sua marca no feed de notícias do seu público alvo.

3.3. SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca)

No mundo do marketing digital, é importante estabelecer um equilíbrio. Além do lado dos anúncios pagos (PPC Ads), você também poderá querer cuidar do lado orgânico, e você pode fazer isso através do SEO. 

SEO

Em poucas palavras, SEO é o ato de otimizar seu site para aparecer no topo dos mecanismos de busca

De preferência, você gostaria de aparecer na primeira página de buscas do Google – se isso acontecer, você terá uma tonelada de tráfego orgânico em seu site.

Há dois componentes no SEO – os fatores de rankeamento on-page e off-page.

O fator On-page diz respeito a todos os elementos que você pode otimizar em seu site ou página da web (por exemplo: adicionar mais palavras chave ao site, usar palavras chave nos títulos das páginas, etc).

O fator Off-page diz respeito aos elementos que estão fora de seu site (por exemplo: utilizar a estratégia de backlink para ligar outros sites ao seu).

Para aprender mais sobre SEO e como otimizar seu site, confira o Guia do Moz.

3.4. Chatbots e chat ao vivo

Se você ainda não fez, é uma boa ideia instalar um chatbot e/ou um chat ao vivo em seu site.

Chatbot

Os números não mentem: Aproximadamente 40% das pessoas de todas as idades preferem usar chatbots quando compram online, e 38% dos consumidores preferem comprar de uma empresa se ela oferecer suporte ao vivo no chat.

Qual é a diferença entre usar o chatbot e o chat ao vivo?

Um chatbot é basicamente um robô automatizado que pode responder perguntas simples e diretas e atender seus clientes com recomendações de produtos. Confira estes exemplos de chatbots.

Se uma grande maioria da sua audiência faz as mesmas perguntas (ex: A que horas você abre? Quais são seus planos de pagamento? Você oferece planos de pagamento mensal?), então um chatbot é exatamente o que você precisa.

Por outro lado, quando você usa chat ao vivo, você tem alguém do outro lado da linha, que está conversando com os usuários do seu site

Se você tende a receber perguntas mais complexas que não podem ser resolvidas com uma resposta automática, então opte pelo chat ao vivo.

Independente do tipo de chat que você quer usar, eles são bastante simples de configurar. Aqui estão os melhores desenvolvedores de chabot e as melhores ferramentas de chat ao vivo para você começar.

3.5. Conteúdo gerado por usuário (UGC)

UGC trata de qualquer conteúdo que seja criado pelos consumidores, como:

  • Vídeos com análise de produtos
  • Vídeos de unboxing
  • Avaliações de clientes
  • Fotos que os clientes postam em mídias sociais

Atualmente, muitas empresas estão compartilhando conteúdo gerado pelos usuários em seus sites e redes sociais. É uma excelente maneira de focar em seus clientes, e construir autenticidade para a marca.

Por exemplo, o perfil do Google Pixel no Instagram mostra com regularidade fotos que seus clientes tiraram usando o celular Pixel:

Post do Google Pixel no Instagram

Há também a HubSpot, que usa a mesma estratégia UGC, mas com uma abordagem ligeiramente diferente

Em sua conta no Instagram, HubSpot compartilha citações de seus clientes, e usa estas citações para colocar os holofotes sobre seus consumidores:

Post da HubSpot no Instagram

3.6. Cold emails

Por último, mas não menos importante, muitos profissionais do marketing também usam os chamados cold emails para alcançar mais potenciais clientes e para gerar mais leads. Com os cold emails, você está entrando em contato com pessoas com quem nunca teve contato algum e está tentando atrair seu interesse em seu produto/serviço.

Cold emails

Se você não conhecia os cold emails, esse termo pode parecer intimidador, mas há diversos estudos de casos mostrando que cold emails realmente funcionam. 

Pesquisas também mostram que 8 em cada 10 potenciais clientes querem conversar com representantes de vendas por email mais do que por qualquer outro meio, então você sabe que está no caminho certo. 

Aqui estão nossas top 3 dicas sobre cold emailing:

Dica #1: Tenha uma razão para entrar em contato

No mundo dos cold emails, contexto é tudo.

Se você apenas envia um email para alguém e vai direto ao ponto sobre o que sua empresa faz, há 99% de chances de que seu email seja enviado para a lixeira.

Mas se você envia o email por uma razão (e uma razão que faça sentido!), então há maiores chances de que seu potencial cliente seja receptivo. 

Por exemplo, você pode dizer:

  • Olá, estou entrando em contato porque vi que recentemente sua empresa passou da rodada de investimentos série C, e pensei que você poderia precisar melhorar seus recursos de dados…
  • Olá, vi que você recentemente baixou um e-book em nosso site, e gostaria de convidá-lo para o próximo webinário sobre o mesmo assunto… 

Dica #2: Não venda de imediato

Lembre-se, quando você envia um cold email para alguém, você é praticamente um estranho para ele. Ele estará em guarda, então não é uma boa ideia oferecer algo de imediato

Em vez disso, use o tempo para construir um relacionamento com eles e conhecê-los melhor. Pergunte a eles sobre os desafios que estão enfrentando no trabalho, ou quais são seus objetivos neste ano. 

Compartilhe recursos úteis e mostre que seu produto é valioso para eles

Quando for a hora certa, então se aproxime para o fechamento. 

Dica #3: Sempre mantenha contato

Fato curioso: 50% das vendas acontecem após o quinto contato, mas 44% dos profissionais de marketing ou vendedores desistem após o primeiro contato.

Moral da história? Não desista. Se seu potencial cliente não responder, entre em contato. Então entre em contato de novo, de novo, de novo e de novo. 

Ou seja, não é uma situação em que a quantidade supera a qualidade – você ainda precisa elaborar seu contato com cuidado, a fim de persuadir seu potencial cliente

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