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Como ganhar dinheiro com mentoria? 5 dicas para criar a sua!

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Querendo ganhar dinheiro como mentor? O mercado de mentoria é um dos que mais tem ganhado força no Brasil nos últimos anos.

O motivo para esse sucesso é a demanda por profissionais capazes de suprir lacunas de conhecimento que não são preenchidas pelo ensino formal. Além disso, a mentoria traz uma carga de experiência prática que os cursos teóricos e leituras técnicas não oferecem.

Desse modo, o mentor pode contribuir para a evolução pessoal ou profissional de seus mentorados em assuntos que são de seu domínio, como mentoria de negócios, de carreira ou de empreendedorismo, só para citar alguns exemplos.

Mas afinal, como ganhar dinheiro com mentoria?

Como ganhar dinheiro com mentoria? 5 dicas para criar a sua!

O segredo está em compartilhar o seu conhecimento

Para onde quer que você olhe, sempre tem alguém querendo saber mais sobre alguma coisa.

Há quem busque mentoria para se aprimorar em games, para sair da área operacional para a gerencial, para migrar da área de saúde para a de tecnologia, por exemplo. E todas essas oportunidades convergem para a mesma solução: a mentoria.

O mentor é o profissional mais indicado para orientar uma pessoa na superação dessas barreiras que impedem seu crescimento porque, via de regra, ele já passou pela mesma situação e sabe como se sair bem dela.

Compartilhando suas experiências, ou seja, seu conhecimento, o mentor tem a capacidade de ajudar seus mentorados a remover obstáculos, evitar caminhos equivocados e acelerar resultados.

Como você ganha dinheiro com mentoria?

Começar um negócio de mentoria tem inúmeras vantagens. Mas a principal delas é que você não precisa de grandes investimentos para começar. Basta ter um computador e acesso à internet para você dar os primeiros passos na criação do seu programa de mentoria.

Pense comigo: o que você está oferecendo não é nenhum produto que precise ser fabricado. É o seu conhecimento. Ele já está aí, na sua cabeça. Tudo o que você precisa fazer é dar forma a ele, de modo que possa ser transmitido para outras pessoas.

No que se refere à atração de clientes, você pode prospectar de casa, usando um dos recursos mais poderosos e gratuitos que temos hoje: as redes sociais. O que você precisa para fazer isso? Tempo.

Então, para criar seu negócio de mentoria, você dedica tempo a buscar pessoas que precisam do seu conhecimento. E como se dá este processo? É o que você confere a seguir.

5 dicas para criar sua mentoria do zero

Na sequência, você confere o passo a passo para criar sua mentoria:

1. Identifique seu propósito

Dentre todos os conhecimentos que você tem, qual deles mais se destaca? Qual é aquela situação em que todo mundo te pede ajuda para solucionar um problema?

Procure listar suas habilidades e competências, classificando-as de acordo com seu poder transformador. Sabe aquela história de “um real para bater o martelo e 999 para saber onde bater”?

Que conhecimentos você tem que poderiam se encaixar nessa máxima? Sabendo identificá-los, fica mais fácil entender como definir qual será o propósito da sua mentoria.

2. Entenda seu público

De nada adianta ter um conhecimento único se não há pessoas interessadas nele, certo? Por isso, é fundamental saber que existe público para a solução que você está se propondo a oferecer.

Uma boa forma de saber se a sua mentoria terá sucesso é conversar com outras pessoas e descobrir quais são as dificuldades pelas quais elas passam. Num segundo momento, buscar conectar seu conhecimento à solução desses problemas.

3. Desenvolva sua oferta de valor

Digamos que você tem uma ampla experiência em gestão de TI e quer criar uma mentoria para ajudar profissionais em início de carreira a evoluir para cargos gerenciais.

Antes de se dedicar horas e horas a criar todo o conteúdo da sua mentoria, teste a sua oferta de valor para ver como seus potenciais clientes reagem a ela.

Em outras palavras, desenvolva a estrutura, defina os tópicos que serão abordados, o encadeamento das etapas e o resultado esperado. Formate isso de uma maneira vendável e parta para a próxima dica.

4. Crie sua estratégia de marketing

Uma vez que você tem sua oferta de valor formatada, é hora de lançá-la no mercado. Ou seja, desenvolver sua estratégia de marketing e vendas.

Uma boa forma de atrair potenciais clientes é oferecer conteúdo gratuito na internet, como webinars, workshops, entre outros. Nesses eventos, você tem a oportunidade de mostrar o que sabe e despertar o interesse das pessoas para saber mais.

Ao final dessa demonstração, dê a chance para que as pessoas entrem em contato direto com você, em uma sessão particular. Este é o momento em que você converte um lead em um prospect.

Durante a sessão individual, ouça seu potencial cliente e procure entender como você pode ajudá-lo. Em seguida, faça sua proposta de valor, explicando todo o processo da sua mentoria e os resultados que podem ser esperados.

Se a pessoa estiver pronta para realizar uma mudança em sua vida, você terá um novo mentorado.

5. Desenvolva o conteúdo da sua mentoria

Agora, com clientes pagantes garantidos, é que você começa a desenvolver o conteúdo da sua mentoria.

Percebe que você já sabe o que seus mentorados esperam de você? Não fica mais fácil adequar seu programa de mentoria às expectativas deles? O nível de satisfação deles não será maior, vendo que você se preocupou em personalizar o seu programa de acordo com as dificuldades que eles enfrentam?

É por esse motivo que você não deve se dar ao trabalho de desenvolver o conteúdo da mentoria antes. Seria desperdício de tempo e, provavelmente, haveria um certo distanciamento entre o que você planejou e o que as pessoas esperavam da mentoria.

Já sabe como ganhar dinheiro com mentoria? Então confira 5 apps que podem te ajudar na sua estratégia de marketing digital!

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