Pular para o conteúdo

Como o Marketing Digital pode ajudar profissionais de engenharia

Em um mundo cada vez mais conectado, o marketing digital tem sido o principal meio para destacar pessoas e empresas na internet.

Afinal, utilizando as estratégias certas, é possível atrair novos clientes, fidelizar aqueles que já compram da marca, conquistar autoridade na área que atua, gerar mais visibilidade e alcance e muito mais!

Porém, será que o marketing digital pode ajudar profissionais de engenharia? Já adiantamos que sim! Pode e muito. 

E para entender tudo de mais importante a respeito deste assunto, basta continuar acompanhando a leitura.

Marketing digital para profissionais de engenharia

O mercado de trabalho para engenharia está cada vez mais exigente e concorrido. Por isso, encontrar maneiras de se diferenciar e se destacar é fundamental.

E neste contexto estão as estratégias de marketing digital. Com elas, você, profissional de engenharia, pode ter ótimos resultados e ter uma carreira de sucesso.

No entanto, para isso, é necessário investir em algumas estratégias online, das quais falaremos sobre as principais a seguir.

Site

Toda empresa ou profissional de engenharia precisa ter um site atualmente.

Sabe por quê? Porque as pessoas e claro, clientes em potencial, fazem pesquisas na internet diariamente, inclusive, em busca dos serviços que você oferece.

Agora, se um potencial cliente faz uma pesquisa no Google, por exemplo, procurando por um serviço que você tem expertise, mas não encontra seu site e nenhuma informação a seu respeito, como é que ele entrará em contato e fechará um negócio?

Portanto, a primeira estratégia de marketing digital que você precisa investir é o site.

Até porque, ele é a porta de entrada para os consumidores na internet. É por meio dele que as pessoas vão saber quem é você, há quanto tempo está no mercado, qual o portfólio, quais serviços oferece, onde fica localizado, qual o telefone/e-mail para contato, etc.

Além disso, vale ressaltar que não basta ter um site qualquer. Não. Ele precisa ser de qualidade e, para isso, é importante que ele:

  1. Seja responsivo, isto é, funcione bem tanto em computadores quanto tablets e celulares;
  2. Carregue rapidamente, afinal, ninguém gosta de ficar esperando;
  3. Tenha um visual agradável, com cores, imagens, ícones e estruturas bem definidas;
  4. Seja otimizado com técnicas de SEO para ranquear de maneira orgânica;
  5. E tenha conteúdos relevantes, úteis e expostos de maneira clara/objetiva.

Blog

Aliado ao site, o blog é outra estratégia de suma importância para profissionais de engenharia, afinal, por meio dele é possível publicar conteúdos ricos, gerar valor, dar dicas, atrair novos clientes e muito mais.

E para isso, além de conteúdos de qualidade e publicações de maneira regular, é importante que o blog siga as mesmas cinco características citadas acima em relação ao site.

Dessa forma, você estará no caminho certo para ter sucesso tanto com o blog quanto com o site!

Canal no YouTube

Ao investir em um blog, você estará trabalhando uma série de conteúdos úteis e relevantes para a sua audiência por meio de textos.

E com um canal no YouTube a ideia é a mesma, o que muda apenas é o formato, afinal, os conteúdos são em vídeos.

Alguns profissionais preferem escrever, outros preferem falar em frente a uma câmera. 

Por isso, avalie qual é o melhor formato para você e, caso consiga investir em ambos, melhor ainda.

Redes sociais

Você provavelmente tem uma conta em uma ou mais redes sociais, certo? Pois então, do mesmo modo que você está no Instagram, no Facebook, no Twitter, etc., os seus clientes também estão.

Sendo assim, aproveite esses canais para atrair novos consumidores e fechar mais negócios.

E para isso, é importante que você:

  • Trabalhe muito bem a identidade visual da sua página ou perfil;
  • Faça publicações frequentes (monte um calendário editorial);
  • Impulsione posts para aumentar o alcance;
  • Interaja e se relacione com o público;
  • Gere enquetes, debates e outras formas de engajamento;
  • Forneça conteúdos de qualidade, seja em texto, imagem ou vídeo;
  • Utilize hashtags relacionadas a área que atua;
  • E não fale apenas de você ou da empresa.

Em vez disso, opte por conteúdos que atualizem, informem e ajudem o seu público-alvo. 

Por exemplo, você pode fazer um post sobre “7 tendências para engenharia em 2021”, “como se destacar no mercado de engenharia”, “5 passos para quem pretende trabalhar com perícias judiciais”, “como está o mercado de engenharia civil”, “principais soft skills que engenheiros precisam ter”, etc.

Há inúmeras possibilidades. Saiba explorá-las!

Anúncios

Por fim, mas não menos importante, outra estratégia de marketing digital que você precisa investir são os anúncios.

Isso porque, eles possibilitam um alcance e uma visibilidade maior, em menos tempo.

Ou seja, você ou sua empresa tem resultados mais rapidamente. Porém, claro, para isso é necessário que você invista uma certa quantia de dinheiro, afinal, os anúncios são pagos.

E onde anunciar? Há muitas opções! Você pode anunciar no Google, em sites, em blogs, no YouTube, no Facebook, no Instagram, no Twitter, em aplicativos e muito mais.

Agora diga para nós, você está pronto para investir em marketing digital e potencializar os seus resultados na engenharia?

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *