Pular para o conteúdo

5 Profissões de tecnologia em alta em 2022

Nos últimos dois anos o mercado de trabalho passou por mudanças surpreendentes, devido à pandemia do Covid-19. Formas de trabalho que antes eram específicas de determinados setores, começaram a se popularizar com o trabalho remoto e os negócios transformados digitalmente. 

Com isso, novas profissões surgiram, outras se consolidaram, assim como algumas perderam a força.

Quando falamos de profissões de tecnologia, logo nos vem à mente programação e desenvolvimento de sistemas. Mas, outras funções surgiram ou se desmembraram de suas bases para se tornarem independentes, principalmente com a crescente oferta de oportunidades para empreendedores.

A partir de um trabalho de curadoria dos guias de profissões para 2022 divulgados pelo Linkedin e Fórum Econômico Mundial, listamos abaixo 5 profissões ligadas à tecnologia, que estão em alta em 2022:

5 Profissões de tecnologia em alta em 2022

1. Gestor(a) de Mídias Sociais

Esta pessoa é responsável por situar determinada marca no meio digital de acordo com suas metas de atração, retenção e engajamento de seu público. Com a transferência em massa das empresas para o mundo digital, dá para entender porque essa profissão está em primeiro lugar, não é mesmo?

Não é exigida nenhuma formação superior específica para a profissão de mídias sociais, mas sim que o profissional domine algumas ferramentas tecnológicas, como plataformas de gerenciamento de redes sociais. Com elas, é possível programar a criação e a frequência de publicações além de analisar as estatísticas.

2. Produtor(a) Audiovisual

A profissão abrange a área de produção artística, cultural e multimídia para distribuição em variados tipos de meios de comunicação e já existe há bastante tempo, mas cresceu exponencialmente a partir do boom digital.

Assim, a carreira se torna mais promissora para os profissionais que atuam por meios eletrônicos digitais (internet). O profissional de Audiovisual pode atuar em diversas funções, entre elas: direção, fotografia, roteiro, montagem e edição de vídeos.

3. Editor(a) de vídeo 

Com o crescimento das plataformas digitais, o compartilhamento de vídeo e as redes sociais como o YouTube, o editor de video ganhou destaque como profissão do futuro. Antes, só encontrávamos esse profissional em agências de publicidade, televisão e filmes. 

Cada vez mais as grandes empresas e personalidades precisam migrar para o digital e nada melhor do que um bom operador de movie maker para melhorar a experiência e prender a atenção do público. Mas não pense que a profissão se resume apenas a editar vídeos! Inclusive, a profissão é semelhante à de Audiovisual, mas não é a mesma coisa. 

Também não é necessário possuir nenhum curso superior específico, mas é preciso algumas soft skills fundamentais como: criatividade, olhar artístico e domínio das tecnologias atuais estão entre elas.

4. Analistas de dados e cientistas 

Os profissionais analistas de dados controlam altos volumes de dados para descobrir padrões e transformá-los em insumos para tomada de decisão nas empresas. Atuam em conjunto com os dirigentes desenvolvendo estratégias a partir da análise de relatórios complexos, criando oportunidades que alavanquem o negócio.

Dentre as responsabilidades da área estão: trabalhar em parceria com a equipe de dados, consultar bancos de dados SQL, criar e monitorar métricas e indicadores (KPIs), apresentar relatórios de análises para os líderes tomarem decisões baseados nos resultados de: vendas, despesas e custos, satisfação dos consumidores, conversões etc.

5. Especialistas em Inteligência Artificial e Machine Learning

Por último, mas não menos importante nesta lista, estão os especialistas em IA, cuja demanda explodiu nos últimos anos. Desde plataformas de empregos a serviços de streaming beneficiam-se do trabalho desses profissionais.

Os Especialistas em IA e Machine Learning são responsáveis por ensinar as máquinas a operarem funções que antes eram realizadas por humanos e na era digital já pode ser otimizada eletronicamente.

Fazer a correspondência entre os candidatos inscritos e as vagas disponíveis no portal, recomendar filmes, séries e músicas relacionados com os gostos e preferências dos usuários de serviços de streaming, entre outras tecnologias que “imitam” a inteligência humana são funções desempenhadas por esses especialistas.

Gostou da nossa lista de profissões em alta? Fique atento às funções e o que cada uma delas produz e arrase em novas formas de trabalho em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *