O consumo do formato de vídeo tem aumentado nos últimos anos pelos internautas. Este aumento reflete-se nas diferentes redes sociais , Twitter, Instagram , Facebook, sobretudo, no pioneiro na divulgação deste tipo de formato ao público-alvo , o YouTube.
Existem muitas empresas cuja equipe de marketing digital utiliza esse formato como forma de atingir seu público . O benefício direto é ganhar o reconhecimento da marca e, indiretamente, fazer um branding eficaz. Seu objetivo é garantir que a mensagem transmitida impacte as emoções de seu público-alvo .
Quer saber mais sobre o vídeo de vendas como estratégia de marketing de conteúdo ? Continue lendo este post, vamos tirar todas as suas dúvidas.
O que são vídeos de vendas?
O vídeo de vendas , ou também chamado de video marketing , é uma ferramenta de marketing digital que, por sua vez, é utilizada como parte de uma estratégia de inbound marketing . Esta ferramenta assenta na utilização de elementos visuais, principalmente imagens, através da Internet, para atingir diferentes objetivos da estratégia de marketing pré-estabelecida .
De forma clara e simples, baseia-se em agregar vídeos à estratégia de marketing que através dos conteúdos atrativos, atingir clientes em potencial .
Supõe um alto custo, em tempo e esforço, a criação de vídeos de qualidade. Que pode ser resolvido com ferramentas como Final Cut Pro ou Adobe Premiere Pro. O objetivo deve ser bem definido para seguir uma estratégia de acordo com o conteúdo e vontade de transmitir. Portanto, o uso do vídeo tem um impacto positivo nas vendas e no retorno do investimento , ROI.
Quais são os benefícios de gravar vídeos de vendas?
São muitos os benefícios que o formato de vídeo nos traz como estratégia de inbound sales . Vamos focar, neste artigo, nas mais importantes e que toda equipe de vendas deve conhecer.
São 6 os principais benefícios que levam qualquer equipe de vendas interna a incluir o vídeo em qualquer planejamento estratégico:
– Impacto e sensação de emoção nos usuários: os usuários memorizam com mais frequência os conteúdos que têm impacto em seus sentimentos e são absorvidos por sua memória. Como consequência, o impacto causado pelo formato de vídeo é maior do que o das imagens, pois permitem que os usuários vivam uma experiência mais real.
– Retenção de informação: os utilizadores da rede são mais sensíveis ao consumo de conteúdos audiovisuais do que apenas de conteúdos visuais, uma vez que lhes provoca uma maior satisfação da sua necessidade de lazer, provocando, por sua vez, uma maior capacidade de memorização da mensagem a transmitir, sem que seja necessário realizar um alto esforço de concentração.
– Aumento das vendas: o formato de vídeo, entre tantos outros fatores, proporciona confiança ao consumidor sobre a expectativa mental que ele tem de determinado produto ou serviço.
– Efeito viral: o vídeo pode se tornar viral devido à possibilidade de compartilhá-lo em diferentes redes sociais.
– Tráfego para o site: Os vídeos são publicados e posteriormente posicionados com base em determinados elementos, em diferentes plataformas e/ou redes sociais que permitem redirecionar o tráfego para o seu site.
– Vídeo vs. Leitura: o vídeo como estratégia de marketing gera um menor grau de tédio do que uma leitura para o usuário, sendo o mesmo mais dinâmico e extrovertido. Da mesma forma, os elementos que compõem o vídeo devem ser inusitados, para que provoquem certo grau de interesse em relação à monotonia que a leitura de um livro implica.
Tipos de vídeos de vendas
Já falamos anteriormente sobre o poder do vídeo e os benefícios que ele nos gera ao impactar nossa buyer persona , e assim poder aumentar as vendas, tanto com os métodos de vendas internas quanto externas .
A utilização do vídeo marketing envolve pensar em que tipo de vídeo usar diante do nosso público-alvo , bem como qual vídeo é o mais adequado com base nos pain points , ou seja, com base no momento da jornada do cliente que o cliente é. Neste artigo, vamos nos concentrar em 9 dos mais úteis e eficazes.
Vídeo informativo
Ele lida principalmente com a atividade comercial de uma empresa e o que um cliente em potencial pode obter dela. É interessante porque oferece uma visão global do negócio.
Vídeo de apresentação de um produto ou serviço
É utilizado para mostrar, de forma mais detalhada, as características do produto ou serviço oferecido por uma empresa.
Catálogo de vídeos
À semelhança do tipo anterior, este centra-se em mostrar aos utilizadores, de forma mais dinâmica, o catálogo de ofertas de uma empresa.
Vídeos publicitários
Vídeos online semelhantes aos comerciais que você encontra em qualquer meio offline, como a televisão. Estes têm a vantagem de poderem ser mais longos sem terem um custo adicional.
Vídeo tutorial
Vídeos cujo objetivo é oferecer informações mais detalhadas sobre a gestão de algum tipo de produto oferecido por uma empresa, a fim de torná-lo um produto mais dinâmico.
Vídeos de demonstração
semelhantes aos anteriores, mas, neste caso, são mostrados principalmente os benefícios da oferta de produtos ou serviços de qualquer empresa, bem como sua eficácia.
Video corporativo
São aqueles vídeos, feitos pela própria empresa, nos quais procuram destacar a imagem bem como a sua cultura e missão dentro da empresa. O objetivo é mostrar ao seu target a imagem de marca da empresa.
Como fazer um vídeo para vender um produto
Fazer um vídeo em si é muito fácil, o difícil é fazer um vídeo que sirva para entreter e, portanto, para converter.
Chegar a esse resultado não é fácil, por isso, a seguir apresentamos uma série de dicas para que você faça um vídeo fácil, útil e eficaz que tire sua dúvida de como vender determinado produto ou serviço na Internet.
Grave o melhor vídeo de vendas passo a passo
O vídeo de vendas é, como já dissemos, uma ferramenta ou recurso que se utiliza, entre outras finalidades, como meio para lançar um produto na Internet.
Esse método é capaz de fazer com que o vendedor exponha todos os aspectos necessários para tentar convencer o público-alvo de que aquele produto é o ideal para solucionar suas necessidades.
Para isso, você deve seguir uma série de orientações com as quais, a partir delas, poderá fazer um vídeo de vendas eficaz . Essas diretrizes são:
Antes de fazer o vídeo, você deve ter bem claro e identificado quem é o seu buyer persona , bem como como ele se comporta ao longo do funil de vendas . Depois de fazer o estudo correspondente e elaborar um roteiro para executá-lo, tente refletir no vídeo o estilo pessoal da empresa, ou seja, sua missão, visão e cultura. Mostre no vídeo o produto ou serviço que a empresa oferece, assim como você deve envolver o público , falando sobre você e eles, por meio de perguntas.
Da mesma forma, mostra as características do produto, mas, acima de tudo, mostra as soluções que o cliente pode alcançar com ele. Por fim, reflete uma chamada à ação convidando todo o público-alvo a experimentar o produto.