Pular para o conteúdo

Vazamentos de água: como tecnologia pode evitar o desperdício de água

  • Notícias

Todos os dias, aproximadamente 3 Bilhões de litros de água são desperdiçados por vazamentos de torneiras, chuveiros e tubulações.

O custo de perder tanta água tratada em tempos de escassez de água vem a um preço alto tanto em termos de custos ambientais quanto em termos de orçamento da empresa.

Os vazamentos de águas residuais que não são tratadas em nossos cursos d’água e aquíferos são um problema sério, mas as taxas de vazamento estão caindo drasticamente. Precisamos reduzir ainda mais os vazamentos, de modo a manter as pressões sobre as empresas de água para investir em uma melhor infra-estrutura.

A seguir vamos mostrar algumas tecnologias que podem ser utilizadas por desentupidoras para melhorarem os seus processos de combate aos vazamentos.

Smart tech

Substituir os tubos somente nas paredes externas de sua casa não será suficiente. É preciso recorrer a tecnologia para resolver problemas específicos.

As ferramentas digitais utilizam os mais recentes softwares e hardware baseados na Internet para coletar, comparar e triturar dados em tempo real sobre as condições dentro da rede de água.

Uma empresa americana está testando dispositivos de monitoramento e controle, alimentados por baterias e ligados em medidores de vazão e válvulas da rede. Através de antenas, os dispositivos mandam os dados em tempo real para a plataforma central de informações da empresa.

Como as empresas detectam o vazamento?

vazamentos de agua tecnologia

No primeiro passo, monitoramos para ver se há algum problema em potencial que possa resultar em um vazamento ou ruptura de tubulação, e como isso afetará a oferta e a demanda. Em seguida, usamos software para entender como esses fatores interagem para causar um vazamento ou estouro de tubulação.

No mercado já é possível encontrar produtos que funcionam de forma autônoma, controlando as estações de bombeamento. São projetados para otimizar a pressão da água de acordo com a demanda do consumidor.

A vantagem de utilizar este tipo de tecnologia para caçar vazamentos, é que a Inteligência Artificial pode ser mais eficiente na resolução do problema, poupando os recursos e as horas de trabalho dos profissionais.

Ao redor do mundo

Outras inovações na indústria estão no uso de sensores acústicos ou de detecção de vibração para identificar e localizar vazamentos. Através de  um correlacionador de ruído de vazamento a empresa identifica os vazamentos em tubos de plástico, um tipo de material em que os sensores convencionais têm dificuldade de rastrear.

Desta forma é possível encontrar vazamentos mais rapidamente, vazamentos que não detectáveis detectar anteriormente, além de encontrar vazamentos com mais precisão. Este tipo de tecnologia dispensa a necessidade de cavar um buraco (para resolver um vazamento) e só depois descobrir que cavaram o local errado.

Na Suécia uma empresa desenvolveu sensor acústico chamado Sahara, que é capaz de detectar vazamentos minúsculos com 99% de precisão. Também há sensores que são equipados com um pequeno paraquedas e são especialmente úteis para tubulações de grande diâmetro.

Como podemos ver a tecnologia no segmento na indústria de combate a vazamentos vem melhorando anualmente, utilizando o que há de mais avançado na tecnologia, para combater um problema antigo da sociedade.

Combate a vazamentos de água no Brasil

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento, no Brasil expandir o acesso à água potável para toda a população do país até 2023 é um grande desafio, pois significa abastecer mais de 35 Milhões de famílias que mal têm acesso ao saneamento básico.

Durante este processo, estima-se que há uma perda de água de 38,5% provocada por vazamentos, furtos, problemas no hidrômetro, entre outros fatores que acabam prejudicando o fornecimento de água. Todo esse desperdício poderia ser destinado para as famílias que sofrem com a falta de água potável.

Essa perda seria suficiente para abastecer 30% da população brasileira durante todo o ano. É por isso que as empresas estão aumentando o uso de tecnologia para combater esse desperdício no transporte e distribuição de água, o que é um passo importante para atingir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Saneamento (Plansab).

A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), desenvolveu sua própria metodologia para os sistemas de esgotamento sanitário, buscando a redução das perdas de água. Utilizando a automação das redes de distribuição e barragens nos 226 municípios em que atua, é possível monitorar as dormidas, facilitando a detecção de vazamentos e aumentando a capacidade de operação nessas áreas.

Segundo o superintendente distrital da Região Metropolitana de Goiânia, Alexandre de Souza, a tecnologia é essencial para combater o desperdício de água. “Com essa tecnologia, é possível ter dados, planejar melhor as ações futuras e, assim, tomar decisões mais informadas e econômicas para as empresas”, disse.

Como podemos ver a tecnologia avança a passos largos para melhorar os serviços de saneamento, seja com equipamentos ou Inteligência Artificial, para melhorar o fornecimento de água potável ou no uso de equipamentos e softwares para combater o desperdício de água, seja em residências, indústrias ou até mesmo operando no gerenciamento do fornecimento de água para grandes cidades.

Isso é um exemplo de como o avanço tecnológico pode impactar nossas vidas diariamente, em diferentes campos de atuação.

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *