Pular para o conteúdo

Como a Inteligência Artificial irá Revolucionar o Turismo

  • Internet

A digitalização é cada vez maior na vida cotidiana e pode facilitar muito o processo de preparar viagens. Saiba mais sobre os impactos da tecnologia nesse segmento! Cada vez mais, a vida cotidiana é marcada pela presença digital.

Seja na hora de se deslocar, pedir comida em um restaurante, pesquisar passagens e hospedagem antes de viajar, conhecer pessoas, estudar e trabalhar. É difícil lembrar como era a vida antes de toda a tecnologia de que dispomos hoje.

O mundo dos negócios reconhece a importância da digitalização, mas, especialmente em países como o Brasil, o uso de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) ainda é limitado em diferentes segmentos econômicos.

Alguns dos principais benefícios em adotar a IA em uma empresa é que ela automatiza diferentes processos, reduzindo o tempo e os erros cometidos. Confira mais sobre os benefícios que essa tecnologia pode trazer para o setor do turismo.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é a tecnologia capaz de simular a forma com que o ser humano pensa, aprende e toma decisões. Os computadores precisam ser alimentados com dados e, a partir disso, avaliam e fazem escolhas, expor problemas ou padrões que se repetem e assim  também gerar novas informações.

Essa tecnologia envolve sistemas de aprendizado, algoritmos, redes neurais artificiais, entre outros. A IBM foi uma das primeiras empresas a lançar um computador com inteligência artificial, em 2006. Desde então, o uso da IA só cresce no mundo dos negócios.

Impactos no turismo

Você pode não perceber, mas a IA já é presente no turismo há alguns anos. Um dos usos nesse setor é para compreender o cliente, o que permite personalizar os serviços e produtos oferecidos. Com a IA, é possível cruzar dados e oferecer serviços diferenciados para cada público, o que aumenta as chances de fidelização. Esse recurso é estratégico principalmente para as agências de turismo.

Quem trabalha com vendas online sabe que empresas que investem em Inteligência Artificial disponibilizam um robô atendente para estabelecer o primeiro contato com o usuário bem como a sua triagem, tirando as suas principais dúvidas. Se for necessário, o cliente então é direcionado para um atendente humano, que vai continuar o atendimento. Isso também é verdade no pós-venda, sendo uma ferramenta importante para gerenciar reclamações, o que é importante para realizar uma boa gestão da reputação online de uma empresa.

A IA também pode te ajudar a organizar as suas viagens com mais tranquilidade. Existem diferentes aplicativos que analisam informações de preferências pessoais e hábitos de consumo para sugerir quais destinos e hospedagens podem ser as mais adequadas para cada turista. Os turistas também podem buscar passagens mais baratas de maneira mais rápida a partir de softwares que interagem com programas de milhagem.

O atendimento aos clientes é outra área em que a IA trouxe efeitos notáveis. Um exemplo disso são os chatbots para check-in online ou para quem tem dúvidas ou problemas que precisam ser sanados no site da empresa. Nos aeroportos, essa tecnologia está presente nos processos de reconhecimento facial e biometria.

Em países como a Finlândia, já existem ônibus e carros turísticos autoguiados (que não são dirigidos por nenhum motorista). Na pandemia, foi ampliado o uso de Realidade Virtual e Realidade Aumentada de modo a reduzir a interação física e, assim, as chances de disseminação da Covid.

Na medida que as diversas empresas do setor turístico perceberem os benefícios trazidos pela Inteligência Artificial para os seus negócios, a tendência é que haja mais espaço para os investimentos necessários acontecerem. A pandemia evidenciou que a digitalização é um caminho sem volta para empresas de todos os segmentos e, além de garantir praticidade e agilidade, podem trazer insights e informações relevantes para uma tomada de decisão mais assertiva pelas lideranças.

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *