Pular para o conteúdo

O que fazer quando site aparece não seguro? 2 soluções

  • Internet

A mensagem de site não seguro apareceu para você? Conheça 2 soluções e o que fazer quando site aparece não seguro.

O que é a mensagem de site não seguro?

Quando você se depara com esta mensagem, significa que o browser não conseguiu identificar a identidade do site. Sendo assim, ele indica que o conteúdo dele não é seguro. O primeiro passo é saber se o endereço do site tem HTTPS ou HTTP. Estes dois são protocolos de acesso seguro das páginas na internet, ou seja, um protocolo de segurança.

Todo site seguro, funciona com HTTPS, e é necessário que ele tenha um certificado emitido por alguma empresa, que garante que ele é seguro, e que a conexão estabelecida entre o seu computador e os servidores estão criptografadas.

Sendo assim, principalmente lojas virtuais devem utilizá-lo para transmitir informações pessoais suas, como cartão de crédito ou outras informações sem medo. E desde fevereiro de 2018 o Google exige que todo site tenha o certificado de segurança para ser ranqueado nas buscas,

O que fazer quando site aparece não seguro?

Se você é dono de um site e ele está sendo dito como “Não Seguro” pelo navegador, você terá de fazer alguns passos simples para resolver este pequeno problema.

Note que isso não tem relação com o serviço de criação de sites profissionais visto que este problema está ligado a infraestrutura e hospedagem.

1 – Obter um Certificado SSL para seu site

Provavelmente se você é dono de um site, está hospedado com alguma empresa. Você poderá entrar em contato com ela e solicitar um certificado seguro para seu site. Existem alguns gratuitos que estão inclusos nos planos de hospedagem, porém, dependendo da hospedagem, tem que pagar.

Depois de instalado no seu site, todos os seus dados serão transformados em um código codificado, e somente quando o seu site chega no computador do usuário é que ele será descriptografado. Assim qualquer compra ou informação feita será totalmente segura para você e seus usuários.

2 – Really Simple SSL

Se você tem um site hospedado em alguma empresa, e está em WordPress, você poderá instalar este plugin, Really Simple SSL. Ele tem duas versões, uma gratuita e outra paga. Mas, somente a gratuita já irá te ajudar a resolver o problema.

Ele basicamente procura qualquer código não HTTPS em seu site e transforma em HTTPS. E ele passa a entregar todos no padrão seguro. A instalação e ativação é bem simples, basta você acessar seu painel do WordPress e ir em “plugins”, e depois “adicionar novo”, colocar o nome dele.

Depois clique em “instalar” e “ativar”. Depois de feito isso, você terá que ja ter seu certificado SSL instalado em seu servidor, e ele automaticamente irá entregar todas as suas páginas em HTTPS, e a mensagem irá sumir do navegador dos usuários.

A mensagem de site não seguro continua sendo exibida

Mesmo após os passos acima serem feitos, pode ser que ainda continue a aparecer uma mensagem de erro no seu navegador ou no site. Vamos resolver os principais problemas que podem ser. Pode ocorrer de seu certificado ter expirado.

Pode ser que a sua empresa de hospedagem, caso tenha dado ele para você, não tenha renovado ele. Abra um ticket com ela e peça para renovar. Ou caso esteja acontecendo isso em todos os sites, basta você arrumar a data e hora do seu computador para resolver este problema.

Pode ocorrer que, caso você tenha comprado um certificado SSL, ele não tenha sido instalado corretamente, ou configurado corretamente. E isso pode acabar sendo resolvido se você entrar nas configurações do plugin Really Simple SSL.

Além disso, uma das formas de como ranquear seu site no Google está ligada ao certificado SSL do seu website.

Como acessar um site não seguro?

Conforme conversamos anteriormente, é bem simples, caso você acesse um site que esteja com a mensagem de não seguro, existem alguns passos simples. Dependendo do seu navegador, ele irá bloquear e mostrar uma mensagem que você está acessando um site não seguro.

Não recomendamos você acessar algum site que esteja com esta mensagem sendo exibida. Porém, se você confia no site, e estiver usando o Google Chrome, poderá seguir alguns passos para acessar um site não seguro, burlando este problema de certificado.

Se a mensagem aparecer dizendo “Sua Conexão Não é Particular”, clique na opção “Avançado”, e clique em “Acessar Site (Mesmo Não Sendo Ele Seguro)”.

Caso esteja usando o Firefox, o procedimento é bem parecido. Basta clicar em “Avançado” e clicar na opção “Adicionar Exceção”, inserindo o endereço do que você quer acessar.

Se você usa o Safari da Apple, o procedimento é o mais simples de todos. Clique na opção “Continuar”, e ele irá acessar o site não seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *