O dinheiro sozinho não pode comprar a classificação do Google, mas com um pouco de tempo e estratégia você pode melhorar sua posição na página de resultados do mecanismo de pesquisa sem gastar um centavo.
Aqui estão algumas maneiras gratuitas de melhorar sua classificação de pesquisa do Google.
Melhore a experiência do usuário do seu site
De acordo com um estudo sobre fatores de classificação, os quatro principais fatores são visitas ao site, tempo no site, páginas por sessão e taxa de rejeição.
Todos os quatro estão diretamente relacionados à experiência que seu site oferece aos usuários, o que o Google enfatizou recentemente com a atualização da experiência de página.
É bem simples!
Se o seu site for fácil e agradável de usar e oferecer informações valiosas, você obterá mais visitantes, que ficarão mais tempo em seu site e visitarão mais páginas, melhorando sua classificação de pesquisa.
Escreva um ótimo conteúdo otimizado para SEO
Ter conteúdo de alta qualidade em seu site é uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego e melhorar sua classificação de pesquisa.
Na verdade, o próprio Google disse em uma postagem de blog sobre a experiência da página que ter um conteúdo excelente e relevante é mais importante para a classificação do que a experiência na página.
Certifique-se de que seu conteúdo seja livre de erros, rico em palavras-chave, otimizado para dispositivos móveis, escrito para atender às necessidades específicas de seu público-alvo e inclua links valiosos para conteúdo interno e externo adicional.
Obtenha backlinks
Este é um dos fatores de classificação com maior peso.
Links de entrada para o conteúdo do seu site de domínios de alta autoridade mostram a relevância do seu site, trazem tráfego e melhoram sua classificação de pesquisa.
Melhore a velocidade da sua página
O tempo de carregamento é uma das principais medidas na recente atualização do Core Web Vitals do Google.
É importante garantir que seu site seja rápido, melhorando sua classificação e a experiência do usuário.
Otimize suas imagens
Otimizar suas imagens é crucial para aumentar a velocidade do seu site e tornar mais fácil para o Google identificar as imagens em suas páginas da web.
Certifique-se de que todas as imagens estejam compactadas, tenham nomes de arquivos descritivos e incluam texto alternativo.
Para otimizar imagens, concentre-se na originalidade e relevância. Gráficos exclusivos e de alta qualidade podem aumentar sua classificação.
Adicione as cores ou logotipos da sua marca aos gráficos, especialmente aos infográficos. Para obter melhores resultados, otimize seus metadados de imagem.
Para fazer isso, verifique se suas imagens carregam rapidamente e use palavras-chave no título da imagem, na descrição e no nome do arquivo.
O vídeo continua no topo da lista das melhores oportunidades para os profissionais de marketing. A pesquisa mostra que os resultados de vídeo aparecem em 62% das pesquisas e geralmente superam os resultados de texto tradicionais.
O vídeo é especialmente útil como conteúdo educacional. Geralmente aparece nos resultados para palavras-chave “como fazer”.
Use as tags de cabeçalho H1 e H2
Os cabeçalhos tornam seu conteúdo mais legível e fácil de entender para humanos e mecanismos de pesquisa.
Além disso, as tags de cabeçalho também são uma ótima maneira de mostrar a estrutura do seu conteúdo e enfatizar seus pontos-chave.
Otimize para pesquisa local
Mais e mais pessoas estão usando seus smartphones para pesquisar empresas “perto de mim”.
Para aumentar as chances de sua empresa aparecer em pesquisas locais relevantes, reivindique sua listagem do Google Meu Negócio, forneça conteúdo relevante no Google Posts, liste sua empresa em diretórios locais e melhore sua reputação on-line com ótimas avaliações.
Otimize para pesquisa por voz
De acordo com estudos, a pesquisa por voz não está mais crescendo, mas mais de 60% das pessoas pesquisadas ainda disseram que a pesquisa por voz é o método preferido de fazer perguntas em seus smartphones.
Certifique-se de que essas pesquisas por voz encontrem sua empresa incorporando frases de pesquisa por voz prováveis no conteúdo do seu site.
Utilize frases completas em um estilo de conversação natural em vez de palavras-chave únicas.
Atualize seu conteúdo regularmente
O conteúdo atualizado regularmente é visto como um dos melhores indicadores da relevância de um site, portanto, mantenha-o atualizado.
Analise seu conteúdo em um cronograma definido, como por semestre, por exemplo e faça atualizações conforme necessário.
Blogar
Escrever conteúdo adicional, rico em palavras-chave, em seu blog de notícias também pode aumentar seus rankings nos mecanismos de busca.
As postagens do blog podem ter atualizações em períodos mais curtos sobre os tópicos específicos que você está segmentando. Tenha um site digno de link.
Uma página da Web rica em conteúdo, com autoridade, imparcial e que ajuda os visitantes a aprender mais sobre o que eles estão interessados tem mais probabilidade de atrair links de outros sites.
Sempre use links descritivos vinculando palavras-chave. Isso não apenas melhora a otimização do mecanismo de pesquisa, mas também agrega valor aos seus leitores, incluindo aqueles com deficiência ou que estão usando leitores de tela.
Coloque a palavra-chave nas primeiras 100 palavras
O lugar ideal para começar a colocar palavras-chave em um artigo é nas primeiras 100 palavras.
Um grande número de blogueiros prefere uma introdução longa antes de se preocupar com uma palavra-chave.
Colocar uma palavra-chave perto do início do artigo garante que o Google tenha mais facilidade para entender o tópico e a relevância do artigo.
Segmente palavras-chave de cauda longa
As palavras-chave de cauda longa são mais direcionadas e menos competitivas. Se você acabou de iniciar sua campanha de SEO para um novo site, é recomendado concentrar-se em palavras-chave de cauda longa.
Então, lembre-se de tornar a palavra-chave o mais longa possível e use o planejador de palavras-chave do Google para encontrar uma palavra-chave relevante para referências futuras.
Fique atualizado com o algoritmo do Google
O algoritmo de pesquisa do Google é atualizado frequentemente.
Por exemplo, em 23 de fevereiro de 2016, o Google fez mudanças significativas no AdWords, removendo totalmente os anúncios da coluna direita e lançando blocos superiores de 4 anúncios em muitas pesquisas comerciais.
Embora essa fosse uma atualização de pesquisa paga, ela teve implicações significativas na CTR para resultados pagos e orgânicos, especialmente em palavras-chave competitivas.
Entender essas mudanças é importante no planejamento da sua estratégia de melhor classificação do site.
Comentários em blogs
Comentar em blogs ajuda a criar backlinks, que por sua vez geram tráfego para seu blog. A maioria desses links não tem valor, mas o processo ainda é útil.
Para novos blogs, o conteúdo gerado pelo usuário ajuda a indexar um site mais rapidamente, além de direcionar tráfego de referência.
No entanto, é importante postar um comentário valioso. Embora possa levar algum tempo para criar conexões, você será notado pelo administrador do site e outros co-blogueiros, o que pode ser lucrativo a longo prazo.