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Pilares da diversidade: quais são e como inseri-los na sua empresa?

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Os pilares da diversidade podem ser diferentes em cada empresa, considerando seu ramo de atividade, desafios enfrentados e modo de atuação. Entretanto, todos têm um ponto em comum, que é promover esse conceito e tornar a organização mais inclusiva.

Por exemplo, uma pesquisa do Google Cloud, encomendada à empresa de dados e consultoria Kantar, constatou que na área de TI, Tecnologia da Informação, os cinco principais pilares da diversidade são:

  • facilitar o acesso;
  • engajar os funcionários;
  • combater os vieses;
  • falar sobre as vantagens da diversidade, equidade e inclusão;
  • estabelecer processos e políticas.

Pode ser que o seu negócio precise adotar bases como essas, bem como outras complementares que ajudem na criação de um ambiente de trabalho mais diverso, inclusivo e igualitário para todos.

Mas quais seriam esses alicerces? Quais outras boas práticas de diversidade e inclusão podem ser adotadas para melhorar a imagem e os resultados da sua companhia? Siga a leitura deste artigo e confira essas e outras respostas sobre esse tema.

Quais são os pilares da diversidade? 7 principais

Pensando em um cenário geral — no qual indefere as particularidades do negócio, tais como porte e ramo de atuação — os principais pilares da diversidade que podem implementados em uma empresa são:

  • atração;
  • infraestrutura;
  • clima;
  • desenvolvimento;
  • liderança;
  • comunicação;
  • cultura.

Atração

A atração se refere à adoção de medidas que tornam o negócio interessante para novos talentos

Em um cenário de diversidade e inclusão, consiste em estruturar e divulgar processos de recrutamento e seleção que incluam os profissionais do chamado grupo minoritário, que são pessoas que sofrem algum tipo de preconceito da comunidade.

Nesse conjunto estão inseridas as pessoas negras, mulheres, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PcD), entre diversas outras relacionadas.

Para isso, o RH precisa pensar em ações e cargos que contemplem esses indivíduos, colocando seus talentos e experiência acima de suas características físicas, intelectuais ou escolhas.

Infraestrutura

Mas não basta contratar esses profissionais, é preciso garantir a inclusão deles no local de trabalho. 

Por isso, um dos pilares da diversidade é a infraestrutura, que é a criação de um ambiente corporativo que comporte todas as pessoas, suas diferenças e particularidades, a exemplos dos cadeirantes e deficientes visuais.

A ideia aqui é garantir que todos, independentemente da condição, tenham acesso igual a todas as áreas e dependências da empresa, a fim de não limitar suas atuações ou causar constrangimento.

Clima

O clima é outro alicerce fundamental na estruturação de uma empresa realmente diversa. No caso, estamos falando sobre o tipo de relacionamento fomentado entre os profissionais, líderes, gestores, clientes, e todos que, de alguma forma, tenha impacto nas atividades da empresa.

Em outras palavras, esse pilar se refere às políticas internas definidas e quais são as orientações dadas aos funcionários sobre como devem se comportar frente a algo que consideram diferente deles.

Desenvolvimento

Quanto ao desenvolvimento, esse pilar diz respeito a entrega de oportunidades iguais a todos, tais como por meio de programas de mentoria, cursos, treinamentos, especializações, entre outros.

O objetivo aqui é dar a todos as mesmas condições de crescimento como pessoas e profissionais. 

Liderança

A participação ativa das lideranças é primordial para que as práticas de diversidade e inclusão adotadas pela empresa deem certo e gerem os resultados esperados. 

Sem o engajamento, incentivo e comprometimento dos líderes e gestores, se torna mais difícil as ações da companhia chegarem até os funcionários, especialmente àqueles que não têm acesso direto ao conhecimento das decisões que foram tomadas e implementadas.

Comunicação

A comunicação faz parte desse contexto, e não apenas para garantir a divulgação do que foi definido pela companhia. No que se refere à promoção da diversidade, um dos principais objetivos de uma boa conversação é dar voz e direito de fala igual a todos.

Cultura

Diversidade e inclusão devem fazer parte natural da cultura da empresa, e não serem vistas apenas como conceitos que ajudam a melhorar a imagem da marca e gerar mais resultados financeiros.

Por isso, um dos pilares consiste em tornar a D&I, como também pode ser chamados esses contextos, parte do DNA da companhia, se perpetuando por toda sua existência e jornada de crescimento.

7 boas práticas de diversidade e inclusão para adotar no seu negócio

Existem diversas boas práticas de diversidade e inclusão que podem ser adotadas pela sua empresa. Mas, antes de citá-las, é bem importante destacarmos que essas ações não devem se limitar à estruturação de um quadro de funcionários diverso.

O ideal é que todas as frentes do negócio sejam pautadas em D&I, o que inclui, por exemplo, sua cadeia de abastecimento. 

Neste caso, estamos nos referindo à contratação de fornecedores diversos, os quais podem trazer inúmeros resultados positivos para sua companhia, tais como acesso a outros mercados e melhora da reputação e imagem da marca.

Considerando esses dois cenários — ou seja, quadro de funcionários e formação de uma supply chain diversa — algumas das práticas de diversidade e inclusão que você pode adotar são:

  • rever os processo de captação de talentos, dando a mesma oportunidade para profissionais dos grupos minoritários;
  • criar comitês de diversidade e políticas internas voltadas especificamente para esses conceitos;
  • aprimorar a cultura organizacional;
  • investir em uma boa comunicação interna;
  • estruturar ambientes de trabalho saudáveis e pautados no respeito mútuo;
  • mensurar os resultados das ações adotada para esse fim, como forma de manter o que está dando certo e ajustar pontos incompatíveis;
  • criar um programa de diversidade de fornecedores, para trazer empresas fornecedoras diversas para sua rede de abastecimento.

Parece muito trabalho? A boa notícia é que a tecnologia é uma forte aliada na promoção da D&I nas organizações. 

Isso acontece graças à oferta de variados sistemas de gestão de pessoas, que ajudam a melhorar a performance do RH; e de softwares de gestão de fornecedores, que torna a busca por esses parceiros de negócio muito mais simples, prática, rápida e precisa. 

Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques! 

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