A maneira com que uma empresa conduz a gestão de relacionamento com seus clientes é determinante para a manutenção de sua competitividade e para o desempenho comercial e financeiro.
Nesse sentido, é importante adotar estratégias centradas no cliente e com o objetivo de identificar e atender melhor suas necessidades e garantir a satisfação delas de forma eficaz e sustentável.
E é disso que se trata o CRM. Você já ouviu falar? Sabe o seu significado? E a função do CRM em uma empresa?
Nas próximas linhas deste conteúdo, vamos explicar o que é CRM, para que ele serve e como ajuda empresas a atraírem, conquistarem, reterem e fidelizarem seus clientes.
Convidamos você a prosseguir com a leitura para conferir como uma ferramenta de Customer Relationship Management pode ser utilizada como aliada dos times de marketing, vendas e atendimento:
- Centralizar os dados dos clientes;
- Armazenar o histórico de compras e interações com os clientes;
- Segmentação de clientes;
- Centralização do suporte;
- Otimização do follow-up;
- Identificação dos leads mais quentes;
- Análise do desempenho das campanhas de marketing;
- Controle do funil de vendas.
O que é CRM
O que é CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) pode ser definido como um conjunto de estratégias que colocam o cliente no centro de tudo.
O CRM tem como objetivo permitir que a empresa conheça a fundo as características, necessidades e expectativas de seus clientes para, a partir disso, construir um relacionamento de confiança e duradouro e oferecer soluções sob medida no momento certo.
Para auxiliar na execução dessas estratégias existe o software de CRM. Trata-se de uma solução tecnológica que automatiza a gestão de relacionamento com o cliente, otimizando tempo e esforços das equipes de marketing, vendas e atendimento.
Para entender melhor o que é CRM, dê uma olhada neste vídeo do Agendor:
Para que serve o CRM?
Para que você possa ter uma plena compreensão sobre o que é CRM, trouxemos aqui algumas das principais aplicações desse tipo de ferramenta. Continue a leitura e descubra para que serve o CRM.
1 – Centralizar os dados dos clientes
Com o sistema de CRM, todos os dados e informações relevantes de seus clientes ficam centralizados em uma única plataforma. Isso facilita a busca e o acesso dos colaboradores em poucos cliques.
Há também a possibilidade de organizar os contatos por vendedores e equipes, o que em uma planilha comum é mais complicado de fazer.
2 – Armazenar o histórico de compras e interações com os clientes
O CRM armazena todas as compras anteriores dos clientes e mantém o registro de todas as vezes em que ele entrou em contato com a empresa. Ele também pode guardar os detalhes de cada conversa, entre outras particularidades de cada cliente e suas respectivas empresas.
Com isso, é possível personalizar futuras interações e oferecer soluções sob medida para os clientes. Dessa forma, você personaliza as ofertas e consegue atender em cheio as expectativas deles, o que contribui fortemente para sua conquista e fidelização.
3 – Segmentação de clientes
O CRM também serve para segmentar os clientes em grupos específicos. Dessa forma, é possível direcionar melhor as estratégias de marketing e vendas e ser mais assertivos nas abordagens.
4 – Centralização do suporte
Todos os tickets e chamados de suporte também ficam centralizados na plataforma de CRM.
Isso permite que sejam feitas análises sobre as principais reclamações e dúvidas apresentadas e sobre os clientes que mais solicitam suporte técnico.
5 – Otimização do follow-up
O CRM também serve para otimizar a prática de follow-up. É possível configurar esse tipo de ferramenta para emitir alertas para os vendedores avisando-os sobre o momento certo de fazer o follow-up.
Dessa forma, evita-se perder vendas simplesmente porque o vendedor esqueceu de entrar em contato com o lead para dar prosseguimento à negociação.
6 – Identificação dos leads mais quentes
Com o CRM, é possível identificar quais são os leads mais quentes e com maior potencial de gerar retorno para a empresa. Assim, o time de vendas poderá concentrar os esforços em converter essas oportunidades de negócio.
7 – Análise do desempenho das campanhas de marketing
No sistema de CRM, você consegue uma análise detalhada a respeito do desempenho das suas estratégias de marketing. Com relatórios e gráficos gerados automaticamente, fica mais fácil entender o que deu certo e o que pode ser melhorado em futuras campanhas.
Com isso, você não perde tempo indo atrás dos dados, compilando em planilhas complexas e gerando gráficos para seus relatórios. Tudo está prontinho para você consultar e usar assim que precisar!
8 – Controle do funil de vendas
Outra funcionalidade do CRM é a visualização clara do funil de vendas. Isso torna possível um maior controle sobre as etapas do processo comercial e sobre as estratégias adotadas para conduzir os leads até a decisão de compra.
Veja neste infográfico alguns dos benefícios de contar com um funil de vendas bem administrado:
E então, ficou claro o que é CRM e para que esse tipo de ferramenta serve?
Invista na implementação de um sistema de CRM na sua empresa para otimizar o trabalho das equipes de marketing, vendas e atendimento e fazer uma gestão mais eficaz do relacionamento com o cliente.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.