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Qual é a importância de ter uma presença digital?

Uma boa estratégia online é essencial entender a importância de ter uma presença digital eficaz, de forma a melhorar a sua identidade de marca e melhorar as suas oportunidades profissionais.

Para as pequenas e médias empresas, adotar o marketing digital é uma realidade que se torna cada vez mais necessária.

Você já parou para pensar que uma pessoa passa dezenas de horas por mês navegando na internet? E não é apenas para se distrair nas redes sociais, é para comprar também.

O digital apresenta oportunidades infinitas para o seu negócio, você só precisa saber como aproveitá-lo.

Entenda a importância de ter uma presença digital

Reconhecimento da marca

Com uma presença online você pode atingir pelo menos dois objetivos importantes: ter reconhecimento da marca e se diferenciar da concorrência.

Use a web para fortalecer sua empresa, crie um bom relacionamento com os usuários e isso fará com que você aumente o seu faturamento.

Sem uma estratégia digital clara, você não terá nenhum benefício para o seu negócio.

Uma boa estratégia digital inclui um plano de comunicação e marketing que transmita a mensagem da empresa de forma coerente, constante e contínua em todos os canais escolhidos. Desta forma você pode:

  • Consolidar a sua visibilidade.
  • Aumentar as possibilidades de diálogo com clientes e potenciais clientes.
  • Coletar informações úteis de seus clientes para oferecer um melhor serviço.
  • Oferecer suporte ao cliente muito mais rápido.
  • Reforçar o seu posicionamento.
  • Gere tráfego.

O poder do Marketing de Conteúdo

Vamos entender outro tópico sobre a importância de ter uma presença digital.

Você já deve ter ouvido isso várias vezes, mas a frase “ O Conteúdo é Rei ” – título de um artigo publicado em 1996 no site da Microsoft e assinado por Bill Gates – ainda é um pilar de qualquer estratégia de marketing digital.

Conteúdos únicos e de qualidade são o elemento-chave para a construção de uma presença digital forte e sólida.

Sem eles a sua empresa não terá autoridade online e não se destacará em meio a toda a concorrência.

Priorize conteúdos de valor (seja um post, uma foto, um vídeo, etc.).

Uma das questões focais é: “o que é conteúdo de qualidade? “. A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo: são aqueles relevantes para o nicho, capazes de envolver o público-alvo.

Imagine uma empresa física local de dermatologia que não está no Instagram. Alguém de sua cidade deseja marcar uma consulta e conhecer que serviços estão disponíveis para que ela entenda mais sobre ou decida se vai adquirir algum serviço.

Muitas pessoas pesquisa imediatamente no Instagram para conhecer esses serviços em sua cidade. Agora imagine que outra empresa local esteja no Instagram, com fotos de antes e depois dos pacientes, com posts educativos sobre os serviços oferecidos…

Em qual empresa você acredita que aquele potencial cliente vai se interessar mais? Naquela que existe apenas offline ou na que está presente também em mídias digitais?

Ter visibilidade das mídias sociais

O site por si só não é suficiente para lhe garantir uma presença online com o máximo de visibilidade.

Participar de mídias sociais é uma atividade primordial, para a qual é necessário ter um bom plano editorial.

Então, você terá que pensar em como produzi-los e quando publicá-los. Fotos, infográficos , vídeos, transmissões ao vivo são meios poderosos que podem direcionar tráfego e para realizar vendas dos seus produtos ou serviços.

Mas você terá que ter em mente que esta é uma atividade que requer tempo, conhecimento das várias plataformas e capacidade de produzir conteúdo eficaz com base no objetivo desejado.

Sempre ouça seus seguidores. Monitorar quais conteúdos são mais discutidos é uma oportunidade imperdível de se comunicar com quem acompanha sua empresa.

Seja proativo sobre o que funciona, para uma possível replicação do modelo, mas também esteja pronto para responder às críticas.

Maior alcance com mídias pagas

Sim, para aumentar a visibilidade do seu produto e da sua empresa você não pode dispensar a publicidade paga.

Poder explorar o potencial de plataformas especializadas, como Google Ads e Facebook Ads , permitirá aumentar exponencialmente sua visibilidade, alcançando resultados que são mais lentos no orgânico.

As vantagens de promover anúncios na internet são a facilidade de uso e a economia de custos em comparação com a mídia tradicional.

As campanhas precisam ser construídas de forma organizada, ou seja: ter objetivos claros, saber quais ferramentas utilizar e como utilizá-las, estabelecer um orçamento sensato e poder acompanhar os resultados das campanhas online.

E, é claro, você pode delegar essas tarefas ou pode aprender como fazer anúncios. Delegar traz o benefício de você pode focar em áreas mais estratégicas para a sua empresa.

Por fim, espero que este artigo sobre a importância de ter uma presença digital tenha te ajudado a abrir sua mente sobre as oportunidades que existem na internet!

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com outras pessoas!

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