Toda empresa necessita de um logotipo, afinal, esta será a sua identidade entre tantas organizações que atuam no mercado.
Mas como criar um logo profissional? Quais são às suas características? Que tipo de ferramentas usar?
Estas são perguntas comuns para quem está no processo de desenvolvimento de uma marca, e que iremos responder ao longo deste artigo.
Não sabe por onde começar? Continue a leitura pois no final deste artigo, você terá aprendido os conceitos e saberá como aplicar nas ferramentas de criação de logo.
Boa Leitura!
Como iniciar a criação de um logo?
O processo de criação do logotipo precisa ser organizado, senão o profissional ficará estressado por não conseguir avançar no processo.
Cada profissional ou empresa, possuem os seus próprios métodos para documentar às informações coletadas e aplicá-las durante o processo de criação.
Os pontos principais que devem ser abordados, são:
Briefing
A etapa do briefing é fundamental para entender quais são às expectativas do cliente, e para que o designer consiga materializar aquela ideia.
Por isso é importante entender quais são às principais dúvidas que chegam até você, colocando para utilizá-las no briefing dos próximos clientes.
Pesquisa
O designer não conhece apenas sobre artes e ferramentas de edição, também possui conhecimento sobre:
- público-alvo;
- personas;
- mercado;
- análise de concorrentes;
- etc.
Todos estes conhecimentos permitem que este profissional colete às informações corretas, e crie um logo que represente fielmente às expectativas do cliente, além de transmitir a mensagem correta para o público.
Brainstorm
O Brainstorm consiste no processo onde um time de profissionais, se reúnem para compartilhar diferentes pontos de vista. Isso permite que cada um tenha novas ideias, a partir da contribuição dos colegas.
Conforme às ideias vão surgindo, novas combinações são realizadas, a ideia toma novas formas, e muitas vezes o resultado pode ser algo muito diferente da ideia inicial.
Por isso, é importante que durante uma sessão de brainstorming, participem pessoas de diferentes áreas, para que a contribuição seja mais diversificada. Assim será possível criar logos completamente diferentes dos que estão no mercado.
Esboço
Antes mesmo de abrir qualquer programa de edição, é preciso criar um esboço das ideias que vão surgindo ao longo do processo.
Aqui é importante não limitar a sua criatividade, e ir criando formas conforme às ideias chegam.
Depois, quando já tiver vários esboços da ideia do logotipo, então você poderá trabalhar para transformá-la na ideia final.
Desenvolvimento
Com os esboços em mãos, agora é o momento de abrir o seu criador de logotipos preferido e dar vida a sua ideia.
O ideal é vetorizar a imagem, pois assim é possível atrelar às formas e tamanhos, sem perder a qualidade da imagem.
Teste diferentes cores, elementos, posições, tamanhos, e demais variações que preferir. O ideal é chegar em 5, dependendo do caso até 10 variações que serão apresentadas para o cliente.
Enviar para o cliente
Existe uma prática comum neste meio que é organizar às imagens da seguinte forma: a primeira é a que você tem certeza que o cliente não irá aprovar, e depois selecionar às que têm menos chances, até chegar na sua preferida.
Isso mostra a evolução da ideia para o cliente, mudando a sua percepção através do processo de avaliação.
Realizar alterações
Depois do retorno do cliente, é o momento de realizar às alterações solicitadas, se você enviou um bom briefing, serão poucas modificações no logo.
Caso seja realizada uma alteração completa no projeto, verifique o seu brienfing e caso esteja correto, converse com o cliente sobre o motivo de uma mudança tão brusca no projeto inicial.
Enviar o trabalho
Ao final do trabalho, após todas às alterações serem aprovadas, o designer pode enviar a versão final do logotipo, junto com os arquivos originais, para caso o cliente queira realizar futuras alterações.
Quais ferramentas usar para criar um logotipo?
Há muitas ferramentas onde você pode criar um logotipo para a sua marca. Às mais famosas são: Illustrator e Corel Draw, porém elas exigem um conhecimento técnico elevado, sendo complicado até mesmo para os profissionais da área.
Uma opção que possui diversos recursos para os profissionais e não exige instalação é o criador de logo da Wix.
A ferramenta é fácil de usar, não exige muito do seu hardware, se compararmos com às demais ferramentas do mercado e permite salvar em diferentes formatos.
Para mostrar como o processo é simples, criamos um passo a passo para ajudá-los durante a criação.
Criando um logotipo online:
- Primeiro acesse o Criador de Logo Wix.
- Adicione o nome do seu negócio e slogan:
- Digite o nome da sua empresa (até 50 caracteres);
- Adicione um slogan e uma frase sobre o seu negócio(Opcional);
- Agora clique em “Vamos Lá”;
- O próximo passo é escolher o seu setor:
- Digite o nome do seu setor.
- Escolha o seu setor no menu drop-down.
- Clique em Próximo.
- Forneça detalhes sobre o DNA da marca:
- Selecione características que descrevam a sua marca.
- Clique em Próximo.
- Nos ajude a compreender o seu estilo:
Escolha a amostra que mais lhe agrada. Caso nenhuma das amostras combinem com seu estilo, basta clicar em “Não gosto de nenhuma das opções”
Vale lembrar que estas amostras têm o objetivo de nos ajudar a entender qual o seu estilo. Elas não representam a versão final do seu projeto.
- Agora nos ajude a compreender às suas necessidades:
- Clique nos locais relevantes onde você usaria seu logotipo (você pode selecionar mais de um). Clique Outros se não encontrar algo relevante.
- Clique Próx.
- Selecione um logo:
- Navegue entre as opções disponíveis;
- Se preferir, clique em “Substituir Ícone” se você quiser trocá-lo;
- Coloque o mouse sobre o logo que você mais gosta e clique em Personalizar.
- Agora basta customizar o seu logo com às opções disponíveis.
Conclusão
Como podemos ver, há diferentes formas para criar o seu logotipo, o que permite obter diferentes resultados. Durante o processo de testes, pode ser muito interessante, afinal você terá rapidamente inúmeras versões da sua marca.
Agora você tem às informações e às ferramentas necessárias para criar o seu logo profissional. Compartilhe conosco os seus resultados, queremos ver às criações de vocês.