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Como aplicar SEO em sua loja virtual

SEO ou Search Engine Optimization, é a forma utilizada para otimizar sites e blogs na internet, deixando-os no topo dos mecanismos de busca como Google e Yahoo. Muito usada pelos criadores de conteúdo, o SEO também pode ser aplicada para aumentar o tráfego de pessoas em lojas virtuais.

O que todos os comerciantes buscam é estar à frente dos concorrentes, na internet, a forma mais fácil de conseguir alcançar o público primeiro é estar no topo dos sistemas de busca mais utilizados pelos consumidores. Saber aplicá-la mudaria o rumo do seu negócio para melhor. Quer aprender? Vou te ensinar a como aplicar SEO em sua loja virtual.

Como aplicar SEO em sua loja virtual

Qual é a importância de aplicar o SEO?

Para quem ainda não entende do assunto e  está um pouco perdido, o SEO é o meio mais utilizado e eficaz para aumentar a visibilidade do seu site, no caso, da sua loja virtual sem gasto algum.

A aplicação do SEO é importante seja qual for o tamanho do seu negócio, ele visa, exatamente, aumentá-lo e capacitá-lo como um concorrente em potencial de outras lojas virtuais, talvez até maiores que a sua.

Na internet, o que vale mais é como você é visto e onde é visto, nesse caso, a ideia é estar acima nos mecanismos de busca mais usados, desta forma,mais chances de atrair potenciais clientes.

Segundo o site Neil Patel, cerca de 28% dos cliques em sites provém do topo dos resultados dos mecanismos de busca, contra apenas 10% de cliques dos anúncios comuns. É uma diferença relativamente grande.

Sem contar que os resultados podem ser imediatos, não somente aumentando a visibilidade, mas também a receita e as vendas.

Aprendendo sobre a aplicação do SEO na loja virtual

Agora que já te contei o que é SEO e porque é importante aplicá-lo em sua loja virtual, vou te explicar, com algumas dicas rápidas, como ele pode ser aplicado na prática. Note que a aplicação em uma e-commerce e em site são ligeiramente diferentes.

Seu conteúdo

Não é porque você tem uma loja virtual que o conteúdo não tem importância. O que faz um cliente procurar um site, vamos supor, que fale sobre games é a tentativa de solucionar algum problema ou dificuldade que vem tendo, caso contrário, de nada serviria procurá-lo.

Em outras palavras, o conteúdo que você apresenta em sua loja virtual é importante tanto quanto o próprio produto e seu valor de venda. Notem que lojas que não tem informações sobre o produto, por mais que o valor seja bom, geram desconfianças dos compradores que desistem sem pensar duas vezes.

Já lojas virtuais ricas em informações, conteúdos relevantes e capazes de responder a questionamentos dos clientes conseguem conquistar a confiança dos visitantes, levando-os a permanecer mais tempo na loja e comprar seus produtos. 

A otimização começa pelo seu conteúdo, note que antes mesmo de prosseguirmos já conquistamos a primeira forma de levar sua loja a novos compradores? O chamado Boca a Boca, onde um cliente satisfeito indica para outra pessoa, que indica para um familiar ou amigo e por aí vai.

Palavras-chave

A relevância destas palavras leva muito em conta a quantidade de vezes mensais que elas foram pesquisadas nos mecanismos de busca. Mas, calma aí, a ideia não é sair distribuindo palavras chaves por todo o site, e sim, pesquisar quais terão mais chances de obter sucesso.

Não queremos aqui incluir palavras muito utilizadas, essas são as com maiores concorrências, o que dificultaria o que estamos tentando fazer. Suponhamos que a palavra chave “Videogames” seja a nossa escolha, nela temos centenas de milhares de ofertas em uma só, vários resultados de várias lojas com o mesmo tipo de produto.

Mas, quando as definimos precisamente,por exemplo, “Vídeo game Super Nintendo”, vemos uma redução considerável de resultados, uma vez que nem todos tem este console disponível. 

Nas lojas virtuais é muito comum utilizar as chamadas palavras-chave especificar que acarretarão na geração de tráfego qualificado para as páginas da sua e-commerce aumentando ainda mais os resultados.

O URL

Tudo na sua loja está em um URL diferente,um link único,que lava para determinado produto ou categoria e, a vantagem de otimizar o URL é torná-lo mais simples que no momento da busca. Em outras palavras, mais simples.

Vamos supor que o cliente quer visitar as paginas sobre vídeo games antigos, pensando em evitar carregar 2 ou 3 paginas para chegar ate a que fala só deste tema, ele irá ate o URL e digitará o caminho, caso já tenha acessado antes ele saberá como chegar, por exemplo: www.lojadevideogames.com.br/retro/tecnologia/consoles.

Um URL simples e fácil, já quando apresentam uma série de poluentes como, por exemplo: www.lojadevideogames.com.br/retro.php?opção=4/24123.

Imagens

Lojas virtuais usam muitas imagens como forma de vender seu produto aos clientes, mostrando como devem ser e como funcionam. Esta é uma das diferenças entre a otimização de sites comuns e de lojas virtuais. Nesse caso, a otimização das imagens tem grande participação no SEO.

Preste atenção, a otimização das imagens não é exatamente através de palavras chaves, mas sim, por meio de dois códigos. Isso acontece claramente devido ao fato de que as imagens não podem ser lidas pelos mecanismos de busca. Para eles são apenas amontoados de códigos que formam uma foto.

Para utilizá-la deve-se usar as tags <alt> e <src>. A tag <alt> é a representação da palavra-chave na imagem e a <src> guarda o nome da imagem. essa simples adição a suas imagens garantirá que os mecanismos de busca conseguem interpretá-la e, com sorte, você ganha algum espaço no topo.

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