Já virou mais do que um costume, e talvez até uma realidade, utilizar, no dia a dia, aplicativos de entrega ou assinaturas de clubes de ofertas.
Algo que por muito tempo foi visto com desconfiança e preconceito, as compras online se tornaram uma das áreas mais aquecidas do mercado brasileiro, tendo uma alta de 64,8% de 2019 para 2021 segundo o site especializado NeoTrust.
Obviamente que tal mercado fora alavancado por conta do lockdown, causado pela pandemia de Covid19. Todavia, esse modo confortável e prático de consumo já estava se consolidando com o passar da última década, dado à facilidade na realização de tais transações via apps e redes sociais.
Novas gerações são mais caseiras e aproveitam melhor a tecnologia
Com a chegada das gerações mais novas à maioridade, pequenos costumes de antigamente se modernizaram, adaptando-se à realidade mais caseira dos millennials e da GenZ.
O amor pelo conforto do lar, onde se pode confraternizar com amigos próximos, relaxar assistindo um seriado ou filme, ou jogando algum jogo de tabuleiro, não afastou as novas gerações da prática de apreciar uma boa taça de gin ou aquela cerveja gelada. O que mudou, foi a forma de acessar esses produtos.
Uma lacuna no mercado do conforto
Os apps de delivery já tomavam uma parcela dos valores empenhados em compras, sejam elas de mercado ou de refeições.
Estima-se que 13% dos brasileiros ao final do ano de 2020 realizavam regularmente pedidos via aplicativos próprios.
E foi aí que nasceu a visão empreendedora dos apps de bebida, afinal de contas, o Brasil é um dos países que mais consome álcool no mundo, sendo que a média de consumo per capita de vinho é de mais de dois litros por ano, segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
Supermercados e outros negócios de varejo costumam utilizar publicidade para a circulação de todos os seus produtos, gerando uma impessoalidade para com o consumidor que, muitas vezes, leva pouca informação sobre bebidas diferenciadas. É por isso que quando um app próprio para a venda desses produtos é criado, chama atenção real das pessoas que apreciam bebidas diferenciadas.
Personalização e foco no consumidor
A personalização e as surpresas positivas viraram queridinhas dos consumidores.
As mistery(ies) box(es) já eram um segmento de mercado voltado para brasileiros amantes da cultura pop, desde meados da década de 2010, com a apresentação da Omelete Box, do renomado site para nerds, Omelete.
Tal conceito foi se alastrando para novos tipos de consumidores.
Desde então, o estilo de negócio se ramificou e ganhou raízes próprias, criando um tipo de consumo que é pessoal, imaginativo e surpreendente.
Boxes Apps
Aplicativos e empresas de envios mensais de bebidas chegaram no imaginário e na casa dos consumidores no começo da atual década, e a pandemia acabou corroborando para o aquecimento de tal mercado, mas a ideia é muito chamativa por si só.
Segundo levantamento realizado pela Betalabs – empresa de tecnologia – os clubes de assinatura de produtos tiveram um crescimento de faturamento de 18% de 2020 a 2021, recebendo até 700 novos assinantes diariamente.
Com todos esses influencers ganhando “mimos” de marcas, e a popularização de vídeos de unboxing, a ideia de ser surpreendido de forma positiva foi ganhando mais e mais charme, e os amantes de bebidas e lazer caseiro ganharam seu espaço.
Apps como Clube Wine, Evino, Clube do Malte, dentre vários outros, estão dentro do segundo nicho que mais cresceu durante a pandemia, perdendo em expansão, apenas, para os livros por assinatura.
Esses apps levam sabor e comodidade aos copos e taças por pequenos valores mensais que, além de oferecerem curadoria meticulosa e personalização de gostos, fornecem outros itens para os amantes das bebidas, como livros sobre vinhos, copos personalizados, queijos e outras guloseimas que harmonizam com as bebidas entregues, entre tantas outras vantagens.
Seja para escolher o melhor gin para uma ocasião festiva, ou surpreender com novas cervejas artesanais com misturas de sabores nunca antes pensadas, apps que entregam mensalmente bebidas selecionadas pelo consumidor ou de forma surpresa, através de informações sobre seu perfil, são boas opções para quem não abre mão do bom gosto na hora de curtir os melhores momentos, sozinho ou acompanhado.
Redação: Bruna Bozano | Yúri Scarlatti