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4 principais desafios para vender através das redes sociais e como vencê-los

Hoje, ter uma marca sem considerar um trabalho de divulgação dos produtos ou serviços nas redes sociais é algo praticamente impensável. E existe uma razão para isso: o brasileiro ama passar horas do seu dia nas redes sociais. Mas ainda assim as empresas enfrentam muitos obstáculos para fechar mais negócios nessas plataformas. Por isso que traremos a seguir os 4 principais desafios para vender através das redes sociais e como vencê-los.

Quando falamos sobre esse assunto, nada melhor que trazer alguns dados para mostrar o comportamento do brasileiro nas redes sociais. Segundo o relatório “Digital in 2020”, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, são 140 milhões de usuários de mídias sociais ativos hoje no país. Além disso, eles passam em média 4h41 minutos na internet navegando pelos aplicativos, sobretudo, nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

É interessante perceber outro dado que chama atenção no relatório: 70% dos usuários de internet já compraram um produto pelo e-commerce e 90% já visitaram alguma loja online. Portanto, só com esses números é possível mensurar como o hábito de consumo do brasileiro está diretamente ligado às redes sociais e ao comércio eletrônico.

Esse cenário traz muitos obstáculos para as marcas. Por exemplo, como atrair a atenção do consumidor? Como fechar mais vendas online? E para responder a essas perguntas, antes é preciso entender os principais desafios para vender pelas redes sociais e, principalmente, como superá-los. É o que vamos mostrar adiante!

4 principais desafios para vender através das redes sociais e como vencê-los

Vender nas redes sociais: quais são os maiores desafios e como vencê-los

Ter constância e consistência nas redes sociais

No início, muitos empreendedores acham que ter um perfil da sua empresa nas redes sociais e postar de vez em quando os seus produtos são estratégias suficientes para atrair mais clientes. Porém, com o tempo eles logo percebem que esse trabalho não reflete na expansão da marca e muito menos no aumento da receita. 

Nesse caso, o primeiro desafio para vender através das redes sociais é manter a constância e consistência nas plataformas. Quando um potencial cliente segue o perfil da sua empresa, o que ele busca é obter informações sobre a sua marca, seu produto ou serviço, e as interações com outros consumidores. Se ele não recebe atualizações frequentes, logo ele perde o interesse e irá procurar a concorrência.

Como vencer esse desafio

Para a sua empresa estar presente nas redes sociais, você antes precisa saber qual é o seu objetivo, o que você quer comunicar, qual o seu público-alvo, o que você quer vender e como pretende atender à necessidade do cliente. Com essas perguntas em mãos, o próximo passo é construir uma estratégia de comunicação e vendas nas redes sociais.

E, para isso, existem algumas dicas, tais como:

●      Crie um planejamento de conteúdo, de preferência com um calendário editorial, para ter uma ideia do que será postado frequentemente nas redes do seu negócio;

●      Defina uma linguagem adequada da sua marca para atrair o público certo;

●      Acompanhe sempre os comentários, feedbacks e relatórios de postagens para ter novos insights de postagens.

Conquistar leads para fechar vendas

Uma das vantagens de estar presente nas redes sociais é que não existe barreiras físicas para alcançar as pessoas. No entanto, como falamos no início, são 140 milhões de usuários de mídias sociais ativos no Brasil. Isso significa que para uma marca, é mais difícil atrair a atenção do público-alvo, retê-lo e torná-lo um potencial cliente.

Como vencer esse desafio

Novamente, aqui entra em ação a importância de se ter uma estratégia de comunicação nessas plataformas para atrair consumidores. Mas é recomendado também investir em tecnologias que ajudam a identificar leads prontos para fechar uma compra.

Afinal, você já deve saber que não é bom manter a mesma abordagem para o seu funil de vendas. Então, considere a automação de vendas para nutrir leads que estão na fase da descoberta do produto, por exemplo. Ou para que os vendedores retornem o mais rápido o contato com aquele cliente que deixou uma mensagem por uma rede social.

Lidar com a concorrência e ser encontrado

Outro grande obstáculo para vender nas redes sociais é lidar com a concorrência e, principalmente, ser encontrado pelos consumidores quando eles próprios têm muitas opções de escolha. Fora ainda outros problemas que as empresas enfrentam como a queda do alcance orgânico das postagens e as constantes mudanças de algoritmos.

Como vencer esse desafio

A primeira dica que damos é investir em anúncios pagos nas plataformas que serão direcionados para o público certo. Hoje em dia é difícil uma marca ser vista e notada apenas com os conteúdos orgânicos.

Logo, para atrair mais consumidores, aumentar as chances de conversão e não perder vendas para a concorrência, anuncie nas plataformas onde o seu público-alvo está mais presente. Além disso, seja criativo no uso de diferentes formatos de conteúdo (fotos, vídeos, carrossel etc).

Criar e entregar valor para o cliente

Deixamos este último desafio porque ele ainda dá muita dor de cabeça para os empreendedores. Porque, afinal, vamos pensar o seguinte: não basta seguir todas as dicas dadas acima se o cliente não consegue ter uma percepção de valor da solução que a sua marca oferece a ele.

Como vencer esse desafio

Sendo assim, antes de tentar vender algo nas redes sociais, conheça bem as necessidades do seu público-alvo e como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo verdadeiramente. E nesse processo de construção do valor da sua solução, mostre as diferenças do seu negócio em relação aos concorrentes (qualidade, design, durabilidade, segurança, assistência técnica, bom desempenho, transparência na negociação).

Umas das maneiras de sair na frente para agregar valor ao seu produto é apostar nas vendas conversacionais. Elas nada mais são que estabelecer um canal de comunicação, vendas e relacionamento com o cliente nos apps de mensagens que ele preferir.

Tudo isso torna o atendimento mais diferenciado e realmente focado na experiência do cliente, agregando valor ao produto ou serviço ofertado.

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