Pular para o conteúdo

Qual velocidade de internet é ideal para home office?

  • Internet

Trabalhar de casa tem seus benefícios, como evitar o trânsito e acordar um pouquinho mais tarde, mas também tem seus inconvenientes. Imagine ter uma reunião importante por vídeo e sua internet não suportar?

Por isso, antes de começar a trabalhar em casa, veja qual a velocidade de internet ideal para home office para que você não seja surpreendido por uma queda de conexão.

Dê preferência para um plano de internet fixa a cabo

Para começar, é preciso entender que para navegar com velocidade e sem quedas de sinal, é mais indicado que você  contrate um serviço de internet fixa a cabo, seja por fibra ótica ou cabo coaxial.

O trabalho no home office é diário, com grande troca de e-mails, arquivos, vídeos, o que faz com que você consuma muito sua internet. Por isso, o ideal é contar com um plano de internet banda larga a cabo para residências.

Os planos de internet móvel – aquela que você usa no celular – não são ideais para o trabalho, já que os dados de 3G ou 4G possuem limite de franquia

Ou seja, se você atingir a franquia contratada, sua internet é bloqueada ou reduzida. E se você precisasse de mais internet, teria que contratar um plano mais robusto, com preço mais caro.

A internet banda larga fixa a cabo, por outro lado, consegue entregar uma alta velocidade, sem limite de uso.

Como escolher seu plano pela velocidade de internet?

Para que você não pague mais do que precisa ou fique “na mão” com a conexão, vamos te mostrar quantos megas você precisa para o seu tipo de trabalho.

É importante que você entenda o que vai precisar fazer durante sua rotina. Um videomaker ou designer demanda muito mais internet que alguém que trabalha só com planilhas, por exemplo.

Em média, o ideal para quem trabalha remotamente é contar com um plano de 15MB a 25MB por usuário, para atender a todas as demandas diárias.

Muitas vezes surgem necessidades fora do comum e imprevistos, então é importante estar preparado. Em geral, podemos fazer o seguinte cálculo:

  • 1MB a 5MB: Ideal para quem apenas checa seus e-mails e fora do horário de trabalho lê notícias, acessa as novidades nas redes sociais ou assiste a um vídeo no YouTube. Não é indicado para mais de uma pessoa.
  • 5MB a 10MB: Ideal se você, além dos e-mails, também utiliza plataformas de armazenamento em nuvem, como Google Drive, Dropbox, iCloud.
  • 15MB a 25MB: Indicada para quem faz videoconferências, baixa imagens ou vídeos e faz transferência de arquivos grandes.
  • 35MB a 50MB: Indicado para quem transfere muitos arquivos, baixa documentos pesados, participa de videochamadas e assiste a muitos vídeos e também acessa muito à internet fora do horário de trabalho.
  • Acima de 50MB: Esse plano é excelente para quem tem seu próprio negócio ou precisa ficar conectado o dia inteiro, às vezes em diversos aparelhos diferentes e acessa todas as funções que citamos acima.

Lembre-se de contabilizar o número de pessoas em sua casa que utilizarão a internet. Quanto mais usuários, maior a velocidade que você precisa, pois pode haver um tráfego de dados muito grande simultaneamente.

As quantidades de MBs acima se referem apenas a uma pessoa, então é preciso multiplicar conforme a realidade da sua família.

A maioria das operadoras brasileiras oferecem planos que atendem a diferentes necessidades. Por isso, antes de contratar, faça uma comparação para entender qual entregará a velocidade que você precisa como melhor preço.

E se você já tem um plano de internet, mas não sabe se está te atendendo, veja sites para medir a velocidade da sua conexão e analise a entrega para downloads e uploads.

Upload x Download

Quando for comparar os planos de internet, verifique a quantidade de megabytes para upload e download. Se você baixa arquivos, assiste vídeos ou faz videochamadas, procure um plano com maior velocidade para download.

Mas se você sobe arquivos para a rede da empresa, anexa muitos documentos no e-mail e compartilha dados com outros colaboradores e parceiros, é importante ter um valor de upload mais alto.

E por último, uma boa alternativa para que você consiga o melhor custo-benefício no home office é contratar um combo.

Os pacotes combo são aqueles que incluem internet fixa, móvel, telefone fixo e TV por assinatura, tudo em uma mesma conta e com valores mais acessíveis. Assim, você conta com todos os serviços que precisa para passar seu tempo em casa.

Afinal, não vivemos só de trabalho, não é mesmo? Ao pensar sobre a velocidade ideal para sua internet, é importante considerar as séries e os filmes que você assiste nas plataformas de streaming – como Netflix e Amazon Prime – e no tempo que passa nas redes sociais e conversando com amigos.

Encontrou o plano de internet com a quantidade de megas mais adequada para você? Então compartilhe esse artigo com um amigo que está com as mesmas dúvidas.

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *