Pular para o conteúdo

Como a Tecnologia Está Sendo Útil Para o Tratamento de Dependentes

  • Notícias

Nos dias atuais a tecnologia tem sido uma importante aliada, pois, são inúmeros os benefícios tanto aos pacientes que possuem algum tipo de doença como por exemplo a dependência química quanto a sociedade. Essa doença requer um tratamento especializado pois acarreta prejuízos que podem ser a curto ou longo prazo. 

A tecnologia é uma ferramenta de aprendizagem, entretenimento como também pode ser vista como um meio de socialização. As redes sociais, aplicativos e a internet colaboram para que a população possa estar informada, ajudando a prevenir, combater e lidar com a doença da dependência química, auxiliando tanto aos familiares quanto o próprio adicto a passar por esse momento difícil. 

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais assumindo um papel de passar informações de modo rápido e fácil a população. Eles tem sido muito úteis e se tornaram uma necessidade para qualquer setor da vida, por conta das diversas transformações e demandas que estão surgindo e ocorrendo ao longo do tempo.

Redes Sociais

O mundo tecnológico trouxe inúmeros benefícios para a sociedade, e cada vez mais o que vemos é que a sociedade e as empresas estão conseguindo se adaptar e se adequar a diversas demandas e momentos na sociedade. 

São diversas as melhorias, o que acaba facilitando a execução de diferentes tarefas ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade, fazendo com que assim como as empresas as clínicas de reabilitação para dependentes químicos também se desenvolvam cada vez mais beneficiando a população que sofre com os efeitos dessa doença.

Redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook por exemplo acabam por facilitar o acesso da população a conteúdos e até mesmo ao auxílio profissional as famílias e a pessoas que possuem a dependência química. 

Esse novo momento da qual todos nós estamos passando com relação a pandemia só mostrou o quanto a tecnologia tem beneficiado e proposto uma nova forma de ver e compreender esse fenômeno da dependência, pois se entende que assim como qualquer outra doença ela precisa de prevenção e tratamento, pois se não tratada pode ser fatal, ou gerar consequências a curto ou longo prazo. 

Aplicativos

Os aplicativos representam um auxílio para a prevenção e tratamento da dependência química, pois se constituem como uma ferramenta útil e eficaz para quem está enfrentando essa situação. Eles são um ótimo recurso para quem também se interessa em adquirir mais informações sobre essa doença, para as famílias e para aqueles que se encontram em processo de recuperação.

A tecnologia é um importante recurso que possibilita a aproximação e conectividade dos familiares, pessoas em tratamento e profissionais de saúde a uma rede de apoio que pode ser responsável por um auxílio a mais nesse momento que é tão difícil para ambas as partes que acabam sofrendo com essa doença. 

Tecnologia Utilizada por Centro de Reabilitação 

Os centros de reabilitação também estão se adequando e se desenvolvendo cada vez mais nesse aspecto da tecnologia, pois entendem que é uma ferramenta indispensável hoje em dia. Não é novidade que os recursos tecnológicos vêm ajudando e auxiliando tanto a população quanto os Centros de Reabilitação para dependentes químicos, pois a cada dia tem se tornado uma necessidade para o enfrentamento desse problema.

O Grupo Recanto por exemplo, clinica de reabilitação para dependentes químicos, já conta com muitos recursos tecnológicos que ajudam nesse processo de prevenção, tratamento e suporte as famílias e aos dependentes químicos, para que diante desse momento ambas as partes possam ser acompanhadas por especialistas. 

As clínicas contam com um tratamento humanizado e individualizado com métodos de tratamento que possuem respaldo científico, onde são consideradas todas as áreas da vida do indivíduo, pois entendemos que cada indivíduo possui a sua história.

Alguns dos recursos tecnológicos utilizados são as lives, vídeos no YouTube, anamnese online e a integração terapêutica, que possibilitam mais agilidade no processo do acompanhamento e tratamento desse indivíduo.

Dicas Para Como Combater a Dependência 

A dependência química é uma doença crônica que não possui cura e que pode ser fatal, se não tratada a tempo. É uma doença biopsicossocioespiritual, pois acaba afetando todas as áreas da vida do indivíduo, acarretando prejuízos a curto e longo prazo.

O indivíduo se torna dependente a partir do momento em que ele começa a ter pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos que o levam a consumir de forma abusiva determinada substância química, onde este acaba perdendo o controle da sua situação. 

A melhor forma de se combater a dependência é o tratamento especializado, onde ele deve passar pela desintoxicação e abstinência como também ser auxiliado por diversos profissionais de acordo com a sua demanda. Sendo assim, é possível que o paciente ao final do tratamento seja reinserido na sociedade com rituais mais saudáveis. 

Portanto, a tecnologia se constitui como um recurso essencial em todo esse processo, pois desde a aquisição de informações sobre a dependência química pelos familiares até a reintegração do indivíduo na sociedade ela tem sido útil e eficaz. 

Informação, agilidade, prevenção, tratamento, ajuda, auxílio e suporte são alguns dos benefícios que a tecnologia trouxe para se combater a dependência química e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares, reduzindo o risco da codependência.  

Conclusão

A dependência química é uma doença progressiva que não possui cura, mas que existe tratamento, sendo assim ela precisa ser tratada por uma equipe multiprofissional, pois se sabe que é uma doença biopsicossocioespiritual, que acaba alterando também o humor e personalidade do indivíduo. 

É perceptível que a tecnologia cada vez mais tem facilitado, ajudado, auxiliado e dado suporte as famílias, já que a dependência acaba afetando também todas as pessoas a seu redor. As redes sociais, aplicativos e a tecnologia utilizada em centros de reabilitação representam hoje em dia algo essencial para a prevenção, tratamento e recuperação de dependentes químicos.

Portanto, a tecnologia se tornou uma ferramenta necessária e eficaz, pois acabou trazendo mudanças na maneira como as pessoas interagem com as demais, facilidade na aquisição de novos conhecimentos e praticidade quando se fala no tratamento de dependentes químicos em centros de reabilitação. 

Confira mais conteúdos no TechTube.

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *