Pular para o conteúdo

Era Smart: O mundo dos aparelhos inteligentes

  • Internet

Vivemos na era da modernidade, e, atualmente, os aparelhos eletrônicos inteligentes são cada vez mais consumidos.

Essa tecnologia basicamente transfere a estes dispositivos uma inteligência computacional, que possui a capacidade de se conectar à internet. 

Eles utilizam a internet para se vincularem a sites e aplicativos funcionais, em que existem muitas inovações e ferramentas que ultrapassam as suas tarefas originais.

Tecnologia amplia funções de aparelhos

 Com a tecnologia Smart, o celular vai além de ligações, a televisão pode acessar muito mais do que os canais tradicionais, e o relógio não somente marca horas, como também toca música e monitora suas atividades físicas.

O entretenimento tornou-se o principal consumo das pessoas, tendo em vista que hoje em dia, as plataformas de Streaming, os jogos e as redes sociais são os “produtos” mais consumidos no mundo todo.

Com o avanço da tecnologia, todos os equipamentos estão passando a serem Smart, e por isso, também foram inventados dispositivos como os Smarts Homes (Casas Inteligentes). 

Casas Inteligentes

Uma casa inteligente funciona por meio de aparelhos conectados à internet, que podem, também, ser utilizados à distância por comando de voz ou por aplicativos.

Alguns dos aparelhos mais procurados pelos consumidores são as Smarts TVs. 

O diferencial da TV Smart em comparação com a TV Digital

A grande vantagem da tv smart é poder estar conectada a um mundo ilimitado de possibilidades. Nele é possível acessar não somente os canais, mas também outros aplicativos, como redes sociais, streamings de músicas, vídeos, jogos, danças, etc.

Também há a possibilidade de utilizar o smartphone, notebook ou tablet para se conectar à smart TV, podendo espelhar e compartilhar conteúdos de um para o outro. 

Porém, é possível utilizar a internet em televisões digitais que não possuem a tecnologia Smart. 

Existem aparelhos como o Google Chromecast, que podem transmitir qualquer conteúdo para a sua televisão quando são conectados aos seus outros dispositivos.

A sua tecnologia transmite a tela do smartphone, notebook ou tablet, seja Android ou IOS, para qualquer televisão que possua entrada HDMI. 

Ele também é chamado de dongle, por adicionar funções a outros equipamentos eletrônicos.

 Assim como as Smarts TVs, é necessário que o equipamento, ao qual o aparelho esteja conectado, tenha acesso a uma rede de internet WIFI.

Canais abertos acessíveis em áreas rurais 

Para as pessoas que moram no interior ou em regiões rurais, é muito difícil conseguir assistir à televisão ou ter acesso a estes aparelhos inteligentes. 

Isto ocorre porque muitos canais abertos não chegam a esses locais, em razão da ausência de satélites, antenas, torres, etc. 

Além do mais, é mais difícil substituir a televisão digital para comprar uma TV Smart. 

Como solução para este problema, há a opção da tecnologia chamada IPTV (Internet Protocol Television), que pode ser acessada através de um decodificador que possibilita a transmissão de conteúdos televisivos por meio do protocolo IP, através da internet, com funções diferentes das que existem nos receptores

Para que seja possível acessar os canais de TV pela internet, é necessário que o usuário tenha um player de vídeo que seja compatível com as listas destes canais IPTV.  

Receptores

  Já o receptor é um aparelho com uma outra tecnologia, ele faz com que a sua televisão sintonize com os canais de TV que chegam via antena parabólica. 

Com isso, é possível que os moradores que não possuem acesso às emissoras de canais gratuitos, possam assistir seus programas de tv e jornais preferidos, pois é importante se manterem informados dos acontecimentos de sua região. 

Vantagem dos aparelhos Smarts

Com todas essas novidades tecnológicas, é bom pensarmos nos motivos de utilizarmos esses dispositivos inteligentes e que benefícios e vantagens eles irão trazer para o nosso dia a dia.

 Antigamente, para assistir um filme, era necessário se locomover até uma locadora, onde alugava-se o material escolhido por alguns dias e depois tinha de retornar para devolver.

As vantagens dos aparelhos smart estão nas variedades de um mundo ilimitado de conteúdos, sendo possível assistir todos os filmes e séries independentemente do gênero, quantas vezes quiser sem precisar sair do sofá.

Além disso, é possível acessar outros aplicativos além dos canais, como por exemplo, participar de reuniões online transmitidas para a televisão, assistir vídeos e ouvir músicas, sem precisar de outro aparelho.

É quase o limite da facilidade tecnológica relacionada à mídia doméstica que se tem até hoje, mas como os avanços nesta área tem acontecido em velocidades surpreendentes, muito em breve haverá novidades que tornarão a vida ainda mais cômoda e confortável dentro dos smart lares.

Redação: Bruna Bozano | Andressa Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *