O canal da Tecnologia

Em construção

Segurança da sua casa: quais são os itens essenciais?

0

Conseguir proporcionar mais segurança para os lares e conseguir garantir a integridade física, o conforto dos moradores é o desejo de diversas pessoas, por conta disso, contar com equipamentos de segurança é muito importante.

Por razão disso, a busca por sistemas de proteção para as residências têm crescido de forma exponencial nos últimos anos e tais recursos tem se transformado muito.

Optar por um deles, proporciona para você e sua família mais tranquilidade para ficar em casa, por isso, queremos te mostrar os itens essenciais para que o seu lar fique realmente seguro.

As cercas elétricas

Vamos começar pelo mais famoso dos equipamentos de segurança para uso residencial, que é a cerca elétrica.

Elas são instaladas ao redor da casa, por cima do muro e tem como função principal evitar a entrada de invasores. Esse utensílio conta com uma descarga elétrica bem forte e dolorida, mas não fatal. Mas mesmo assim, é ótima para afastar bandidos.

A presença de uma cerca, faz com que pessoas que queiram pular o muro da residência desistam, assim, os moradores ficam mais protegidos.

Da mesma forma como o alarme, é possível realizar uma ligação entre cerca e central, para quando algo ocorra, o acionamento seja feito de maneira imediata sem precisar esperar alguns minutos, o que é essencial para uma segurança eficaz.

O ideal a respeito do equipamento é que seja instalado por profissionais da área para uma eficiência ainda maior.

No entanto, um ponto de atenção em relação  às cercas é a instalação em ambientes com muita vegetação. Normalmente, não é indicado porque galhos, folhas e frutos podem cair no equipamento, causando o disparo por engano dos alarmes.

Uma outra opção que auxilia na proteção das residências é a cerca perimetral.  Ela é uma barreira invisível com raios infravermelhos que realizam a detecção de qualquer tipo de movimento que parece ser estranho.

E o indicado para a instalação desses dois equipamentos é contar com profissionais que são peritos no assunto, que trabalhem com o uso de equipamento de proteção individual e que consigam entregar um resultado de instalação muito bom.

As câmeras de segurança

É possível encontrar as câmeras de monitoramento em casas mas também nas empresas. As imagens em alta resolução ajudam muito na hora de realizar alguma identificação das pessoas, além do controle absoluto a respeito do ambiente.

Há no mercado diversos modelos de câmeras, desde as maiores até os modelos menores quase invisíveis, o que é excelentes para quem busca por discrição em equipamentos de segurança, mas ainda assim, consiga se sentir seguro.

Existem também, modelos de câmeras que contam com sensores infravermelhos, um tipo de modernidade muito importante para que seja possível acompanhar qualquer tipo de movimento mesmo quando não há luz no ambiente.

Fora isso, é preciso realizar o emparelhamento do equipamento em um sistema de gravação, para que dessa maneira, as imagens gravadas possam ser identificadas quando for preciso.

Dessa forma, se algum tipo de problema acontecer, vai ser possível resgatar as imagens e buscar pela solução, seja a identificação de pessoas, carros, motos, busca por horários ou o que for.

Os alarmes de segurança

Falando a respeito do alarme residencial, este é um equipamento muito eficiente e muito usado por diversas pessoas para a segurança da casa de maneira geral.

Eles contam com aviso sonoro e também realizam a transmissão de dados que vão de forma direta para uma central de monitoramento que consegue fazer todos os cuidados quando acontece algum tipo de furto, invasão ou tentativas.

O alarme conta com sensores que são instalados a partir de profissionais especializados no assunto, os quais conseguem dar todo auxilio que é necessário.

Além disso, com o auxílio do alarme residencial, é importante também instalar placas de sinalização que avisem que existe um equipamento de segurança na casa. Isso afasta possíveis invasores e bandidos e a tranquilidade é mantida.

O uso de sistemas biométricos

O mercado está sempre se renovando, assim como as tecnologias, que encontram-se sempre em evolução. E para o ambiente da segurança isso não ocorre de forma diferente.

O sistema biométrico realiza a abertura de portas através da leitura das digitais dos moradores da residência.

Recentemente, alguns modelos que realizam a leitura da face ou então da retina dos olhos também foram anunciados e muitas pessoas resolveram apostar e instalar o novo equipamento.

Essas biometrias, geralmente são colocadas nas portas, fechaduras e portões. No entanto, apesar de se tratar de um equipamento com um preço mais alto do que os outros que existem no mercado de segurança, ele tem um índice de falhas muito pequeno.

Telas de proteção

Um outro item muito importante, mas dessa vez para segurança interna da casa, ainda mais para as pessoas que vivem em apartamentos, é a tela de proteção.

Quando se trata de andares que são mais altos, o risco de acidentes também pode aumentar.

Quando se tem crianças, idosos ou animais em casa, os riscos tendem a ficar ainda maior e por conta disso, a utilização desse equipamento de proteção é tão necessária e importante. Dá para colocá-la em janelas e sacadas, de modo que acidentes com altura não ocorram.

Porém, é muito importante que seja colocada de uma maneira eficaz, por profissionais capacitados, pois não podem existir falhas, espaços soltos ou mal posicionados pela rede de proteção.

Placas para sinalização

Em algumas casas, onde ocorre uma grande circulação de pessoas, como repúblicas ou abrigos, por exemplo, é muito importante o uso de placas sinalizadoras para que indique aos moradores e também aos visitantes:

  • banheiros;
  • piso molhado;
  • entrada;
  • saída;
  • entre outros.

Dessa maneira, todas as pessoas que transitam pelo ambiente, não vão ficar perdidas nem vão precisar tirar dúvidas sobre os lugares da casa o tempo todo.

Depois de saber um pouco mais a respeito dos equipamentos de segurança, os cuidados que eles proporcionam e o porquê é importante tê-los em casa para uma segurança ainda maior, você já pode escolher pela melhor opção para você e sua família.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.