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Redes sociais e clientes: esse recurso é vantajoso?

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Um dos principais meios de comunicação, a internet se tornou a chave para a divulgação, atração e proximidade das empresas com o público. Esse cenário não é diferente quando falamos dos profissionais da área da saúde que possuem clínicas e consultórios médicos e desejam divulgar seus serviços.

O maior desafio encontrado nesse caso específico é gerir estes canais de uma forma que seja possível passar a confiança e credibilidade necessárias ao paciente, a fim de atrair e fidelizar os clientes sem desrespeitar os códigos de ética da profissão.

Hoje, é possível que um cirurgião plástico use as redes sociais para fazer um post informativo sobre as vantagens da rinoplastia, por exemplo. Ou seja, tornou- se muito mais fácil que esses profissionais transmitam e passem informações relevantes para que os clientes em potencial conheçam melhor sobre os procedimentos, tratamentos e a clínica.

Redes sociais e clientes: esse recurso é vantajoso?

Como escolher a rede social mais vantajosa?

Existem atualmente diversas redes sociais, sendo que cada uma delas possui uma particularidade diferente. Por isso, escolher a mais vantajosa não é uma tarefa nada fácil, mas existem alguns aspectos importantes que podem ajudar a escolher a que melhor se enquadra com o segmento e perfil do seu consultório ou clínica. São eles:

  • Público-alvo: para encontrar a rede social que mais se enquadra com o seu negócio, é preciso entender e conhecer o perfil dos pacientes. Desta forma, o primeiro passo é analisar o comportamento e as preferências desse público em relação ao uso desses canais de comunicação;
  • Engajamento: o engajamento é uma forma de mensurar os resultados e o desempenho das estratégias abordadas dentro dessas redes sociais. Então, o ideal é usar e abusar delas para conseguir avaliar e entender qual plataforma tem um melhor engajamento e interação desses usuários com as postagens publicadas;
  • Agilidade: o sucesso e o bom desempenho das ações e estratégias abordadas nas redes sociais dependem exclusivamente do tempo que será gasto no planejamento e na execução de cada uma delas;
  • Alcance: mesmo não tendo muito seguidores, é recomendado sempre saber quantos usuários brasileiros a plataforma possui, uma vez que quanto maior for o alcance de suas postagens, melhores serão os resultados.

Principais dicas para atrair e alcançar o sucesso nas redes sociais

Após escolher as melhores plataformas para se comunicar com os clientes, é hora de atraí-los e alcançar o sucesso esperado com a sua estratégia de marketing digital. Para conseguir isso, é muito importante seguir algumas dicas:

  • Explore os benefícios de cada rede social, utilizando todas as ferramentas disponíveis;
  • Mantenha suas redes sociais sempre atualizadas;
  • Divulgue conteúdos de qualidade e que sejam relevantes para o seu público;
  • Fortaleza sua imagem no mercado utilizando as ferramentas necessárias para ganhar mais destaque.

Código de Ética Médico x Redes Sociais

Diante da transformação digital, o Código de Ética Médico (CEM) foi atualizado em 2019, passando a regular o uso das mídias sociais como meio de divulgação e publicidade. Além disso, o marketing médico foi regulamentado pelas resoluções n.º 1.974/11 e 2.126/15, que fornecem as informações necessárias sobre o que pode e o que não pode ser feito nessas ações. Vale ressaltar os seguintes pontos:

  • É estritamente proibido postar e divulgar fotos dos pacientes, mesmo com o seu consentimento;
  • Não usar termos que passem a ideia de que o seu serviço é superior ao oferecido pelos demais profissionais;
  • Não podem ser realizadas consultas, diagnósticos ou realizar a prescrição de medicamentos por canais voltados para comunicação em massa ou a distância (a exceção fica por conta das plataformas de telemedicina);
  • É obrigatória a inclusão dos dados pessoais, número de CRM (Conselho regional de Medicina) e o RQE (Registro de Qualificação de Especialista) do médico em toda peça publicitária postada na rede social. No caso de pessoas jurídicas, deve constar as informações do diretor técnico responsável.

Além de todas essas normas, a resolução n.º 2.126/15  do Conselho Federal de Medicina (CFM), que trata sobre a ética médica nas redes sociais, também traz algumas orientações importantes e que devem ser seguidas. São elas:

  • Veto a anúncios de especialidade/área de atuação que não sejam reconhecidas ou registradas nos Conselhos de Medicina;
  • Proibição a anúncios de métodos ou técnicas que não sejam reconhecidos pelo CFM;
  • Proibição da publicação de autorretrato (selfies), imagens e/ou áudios nas redes sociais que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal;
  • Proibição da produção de postagens no formato “antes e depois” de procedimentos realizados.

Vale ressaltar que essas normas têm como principal objetivo estabelecer parâmetros para a boa prática profissional desses canais, de forma que não haja nenhuma exposição desnecessária ou quebra de sigilo com o paciente.

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