Pular para o conteúdo

Profissões do futuro – Como sair na frente diante desse desafio?

  • Notícias

Quem está pensando em entrar no mercado de trabalho deve estar atento para o dia de amanhã. Qual será a área profissional que terá mais destaque? Quais serão as profissões do futuro? Como criar uma carreira bem sucedida em alguma dessas profissões?

Para responder essas perguntas é necessário levar em conta também o quanto a internet influencia o nosso dia a dia. Se hoje é importante que os profissionais tenham um bom conhecimento de ferramentas digitais, a tendência é permanecer assim no futuro.

Na corrida do competitivo mercado de trabalho, vai estar na frente quem estiver preparado para as tendências que o meio online apresenta. O futuro será ditado pela Internet da Coisas, Inteligência Artificial e outras tecnologias.

Para você ficar preparado diante desses desafios, confira os seguintes tópicos:

  • Transformação digital – O impacto no mercado de trabalho
  • Soft Skills – No mundo da tecnologia, habilidades mais humanas serão necessárias
  • Conheça algumas profissões do futuro

Transformação digital – O impacto no mercado de trabalho

A empresa que ainda não aderiu ao “lado digital da força”, ainda não entrou no século XXI. A digitalização é fundamental para qualquer negócio, seja ele uma grande empresa ou um pequeno empreendimento.

A automação dos processos em uma empresa é importante porque as atuais ferramentas digitais otimizam os vários segmentos de um negócio, inclusive o atendimento ao cliente.

Além disso, o consumidor hoje em dia também é digital, ou seja, cada vez mais ele utiliza ferramentas online, encontra no Google os produtos e serviços que precisa e usa as redes sociais para elogiar, criticar e interagir com as empresas.

Diante da pandemia, digitalizar o atendimento e as vendas se tornou a opção para o gestor manter o seu negócio forte e relevante no mercado, pois efetuar compras online se tornou um método saudável para driblar a propagação da doença. 

Isso, de certa forma, também impacta no mundo do trabalho, pois exige que os futuros profissionais cada vez mais tenham conhecimentos sobre as modernas tecnologias, como, por exemplo, a Inteligência Artificial, o conceito de Big Data e a IoT (Internet das Coisas).

Por isso, para sair na frente na disputa por um espaço no mercado, é importante ficar de olho em todas as novidades que a tecnologia oferece, compreendendo como elas são utilizadas para auxiliar no dia a dia das empresas.

Soft Skills – No mundo da tecnologia, habilidades mais humanas serão necessárias

Na atual era digital, em que a Inteligência Artificial ganha cada vez mais destaque nos negócios, há um detalhe que permanece fundamental: o elemento humano.

Ainda que muitas atividades sejam realizadas baseadas em algoritmos assimilados por máquinas, são as pessoas que terão a criatividade para elaborar as estratégias mais eficientes.

É aí que entram as soft skills, habilidades bastante valorizadas por recrutadores na hora das entrevistas de emprego.

Soft Skills, ao contrário das Hard Skills, são habilidades de características mais pessoais e comportamentais. Capacidade de liderança, ter uma boa comunicação, empatia e resiliência, essas são algumas das Soft Skills que os gestores procuram nos profissionais do futuro.

Essas habilidades são requisitadas porque o mercado atual, por mais informatizado que seja, ainda demanda flexibilidade, trabalho em equipe e profissionais criativos, capazes de encontrar ideias novas.

Por isso, para abrir com uma larga vantagem na disputa por espaço nas profissões do futuro, é importante exercitar e trabalhar bem as suas Soft Skills.  

Conheça algumas profissões do futuro

Diante da transformação digital é comum que velhas profissões se modernizem de acordo com a tecnologia e novas profissões possam surgir com o objetivo de suprir novas exigências do mercado.

É nesse contexto que é preciso estar ligado para o que o dia de amanhã reserva para quem está em busca de um emprego. Sendo assim, confira a seguir algumas profissões do futuro. 

Gestor de e-commerce

As vendas online de uns tempos para cá estavam em alta. Após o mundo ser pego de surpresa pela pandemia, o setor cresceu mais ainda. No Brasil, por exemplo, durante os primeiros meses de isolamento social, o salto foi vertiginoso. 

A razão é simples: diante de lojas físicas impossibilitadas de abrir as portas com a mesma frequência que abriam antes, a solução foi apelar para o meio digital. 

A tendência é que, diante das várias vantagens que as compras em lojas virtuais proporcionam, seja normal que o mercado necessite dos serviços de profissionais capacitados a pensar em estratégias específicas para compras e vendas online.

É aí que a profissão de gestor de e-commerce se torna uma oportunidade, pois é necessário contar com os conhecimentos de alguém capaz de elaborar boas estratégias nesse segmento, bem como estar a par das ferramentas ideais para o serviço.

Analista de Big Data

Big Data, ou seja, o grande volume de dados é um artigo muito valioso para as empresas. Eles são as informações em estado bruto. São dados gerados a cada segundo por uma empresa, independente do segmento.

Alguém precisa organizar esses dados e dar um jeito de utilizá-los da melhor maneira possível, para elaborar com mais acertos as estratégias de marketing e até conhecer melhor o perfil dos seus clientes.

Esse “alguém” é o profissional conhecido como o Analista de Big Data. Por meio de conhecimentos que envolvem matemática, estatística, algoritmos e ferramentas próprias para a análise de dados, ele pode obter informações precisas acerca das informações que envolvem o seu negócio.

Analista de mídias sociais

A presença digital é lei na gestão de qualquer negócio nos dias de hoje. O empreendimento que não contar com um site e visibilidade nas redes sociais estará destinado a perder terreno para os concorrentes.

Entretanto, quando se trata de mídias sociais, é fundamental garantir um bom gerenciamento dessa área. Os consumidores dos mais variados perfis frequentam dia e noite várias mídias sociais. Elas atualmente se configuram em um dos canais de interação mais utilizados pelos clientes.

Sendo assim, nada mais justo do que deixar essa parte nas mãos de quem entende do assunto. É esse profissional que vai efetuar as postagens, gerenciar as páginas e monitorar o engajamento dos clientes. 

Um bom analista de mídias sociais deve ter boas noções de estratégias de marketing, bem como conhecer as ferramentas mais apropriadas para mensurar e analisar os resultados das suas postagens.

A tendência é que o mercado continue bastante promissor para os profissionais que atuam nessa área, assim como nos próximos anos. 

Não é uma questão de adivinhação, mas sim, de analisar a situação

Diante da importância da transformação digital e da internet nos dias de hoje, é mais fácil assegurar que as profissões do futuro irão levar em conta o uso das ferramentas digitais.

Isso é compreensível, pois a maioria dos consumidores utiliza canais online para interagir e comprar produtos e serviços.

A chave para abrir várias portas no mercado de trabalho hoje em dia passa por saber e dominar as tecnologias ideais para a gestão e o atendimento ao cliente. 

Mas não é só de tecnologia que o amanhã será construído. As Soft Skills estão aí para avisar que o elemento humano também continuará tão importante quanto algoritmos e números.

Portanto, podemos dizer que as profissões do futuro irão exigir dos profissionais um misto de criatividade, empatia e conhecimento tecnológico.

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *