Vital para o funcionamento das criptomoedas, o blockchain vem em rápida ascensão no mercado financeiro. Também conhecido como “protocolo da confiança”, há vários motivos para acreditar que essa tecnologia vai ser um dos pilares do futuro.

Primeiro é preciso saber as bases de seu funcionamento para entender como o blockchain deve ser tão importante para os próximos anos. Esta tecnologia se trata de um gigantesco arquivo público que armazena transferências e pagamentos realizados por diferentes sistemas — como as criptomoedas (Bitcoin, Ethereum, etc), por exemplo. O funcionamento do blockchain é o que torna o sistema descentralizado e independente da ação de um banco para mediar as transações.

Um caso prático de como o blockchain age está no poker online e o site do Coin Poker é ideal para exemplificar. Por lá, a presença dessa tecnologia ajuda a agilizar as transferências de modo em que isto se concretize rapidamente em qualquer lugar planeta. Essa praticidade torna o blockchain um dos diferenciais nessa nova maneira de praticar poker pela internet.

Tamanha praticidade e velocidade são importantíssimos para o fluxo do mercado globalizado. Isto agrada vários especialistas do assunto e gera muito otimismo ao redor dessa tecnologia. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o blockchain vai moldar o futuro.

Um dos motivos que tornam o blockchain tão apreciado é o fato de que esta tecnologia é extremamente segura e confiável. Na Ucrânia, por exemplo, este sistema já fui utilizado na participação de leilões para impedir qualquer interferência externa. Já os Estados Unidos estão desenvolvendo um projeto para aplicar o blockchain nas eleições federais.

A confiança na segurança do blockchain é tão grande que o Bitcoin utiliza esse sistema há nove anos 2009 e desde então oferece uma recompensa para quem conseguir encontrar qualquer brecha nessa rede.

A jornalista Stephanie Palmer-Derrien, do site Smart Company, aponta o blockchain como “o futuro da democracia”. Em entrevista ao artigo de Palmer-Derrien, o especialista nessa tecnologia Jamie Skella afirma que o blockchain oferece uma oportunidade ímpar de assegurar a democracia de diferentes tipos de eleições. “É algo infalível quando se trata de segurança”, completa o co-fundador da startup Horizon State.

Para a especialista em marketing Laetitia Vitaud, o futuro do blockchain vai facilitar muito o jeito como os países se relacionam e isto naturalmente tornará mais fácil o comércio digital entre indivíduos de lugares totalmente distintos sem importar a distância geográfica entre eles.

O otimismo de Vitaud e o potencial econômico dessa tecnologia são apoiados por estudos e pesquisas. De acordo com um estudo realizado pela Santander InnoVentures, é estimado que em 2022 o blockchain movimente entre US$ 15 a US$ 20 bilhões para a economia anual. Já o Fórum Econômico Mundial aponta que até 2027 o percentual do PIB de todo mundo em bitcoins e outras criptomoedas armazenadas em blockchain atingirá cerca de 10% do valor mundial.

A projeção apontada pelo Fórum Econômico Mundial é algo impressionante. Esses 10% do PIB mundial representariam o total das somas das economias do Japão e Alemanha, por exemplo.

Para o futuro, Dominik Heere, um dos responsáveis pela parte estratégica de produtos e inovação da gigante SAP, acredita que a tecnologia do blockchain vai ser parte da rotina da sociedade de maneira tão presente como a internet é nos dias atuais.

“Algumas pessoas dizem que a tecnologia blockchain é a máquina da confiança. A confiança é reforçada pela tecnologia e não pelas grandes instituições. Por isso, tenho esperança de que seja um grande benefício, uma camada na qual toda a gente confia e que é global. Não é restrita a um país ou região. É mesmo uma rede global de confiança. Aproveitem-na”, completa Dominik.

É fácil se encantar nas projeções e otimismo generalizado para o futuro do blockchain. O palco está montado para essa tecnologia influenciar o futuro de centenas de segmentos da sociedade que vão das transações entre indivíduos de diferentes países até o modo como as eleições são realizadas.