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Onboarding de Colaboradores: O Que É, Como Fazer e Benefícios

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Para integrar os recém-contratados da sua empresa, é fundamental realizar o onboarding de colaboradores, uma ferramenta de RH muito importante e determinante para aproximar os colaboradores da empresa. 

A partir dessa técnica, é possível explicar o funcionamento da empresa, objetivos, valores, apresentação da equipe e várias outras informações, a todos aqueles que estão chegando agora.

Essa prática já é adotada por diversas organizações, facilitando a integração de novos profissionais, trazendo benefícios tanto para a empresa, quanto para os funcionários. Você tem dúvidas sobre o que é e como fazer o onboarding de colaboradores?

Para descobrir as principais informações sobre o que é onboarding de colaboradores, seus benefícios e como executá-lo corretamente, continue a leitura do nosso post e veja tudo que você precisa saber!

O que é onboarding de colaboradores?

Onboarding de colaboradores é uma metodologia de RH que visa integrar os novos profissionais que foram contratados pela empresa. Essa estratégia foca em alguns pontos principais, como a apresentação da equipe, explicação acerca dos objetivos e valores da companhia, exposição do organograma e dos principais processos e tarefas, distribuição de brindes corporativos com a logo da empresa, entre outros.

Alguns gestores focam apenas no recrutamento e deixam o onboarding de lado, e isso pode ser um problema. É importante dar atenção às duas etapas e promover uma integração satisfatória dos contratados, seja estagiários ou efetivos. Dessa forma, será possível que eles atuem de maneira mais assertiva, pois terão conhecimento sobre as regras e rotinas da empresa.

Essa técnica faz com que os profissionais se adaptem mais facilmente à cultura organizacional, contribuindo para o seu maior engajamento. Se realizada corretamente, pode fazer com que a companhia alcance ótimos resultados. Por isso, é necessário escolher as técnicas adequadas para orientar, supervisionar, acompanhar e treinar os novos contratados.

Quais são os principais benefícios?

Até aqui, já deu para entender um pouco sobre o que é onboarding, certo? Agora, saiba mais sobre os principais benefícios dessa estratégia!

Engajamento

O processo de integração permite que os recém-contratados entendam com mais facilidade sobre os objetivos da empresa e qual o papel deles para alcançá-los, contribuindo ainda para a retenção de talentos e queda na rotatividade de funcionários.

Recepção e socialização de novos colaboradores

Os primeiros dias em uma empresa nova é sempre delicado, principalmente para os menos experientes, como os estagiários. Por isso, é normal existir muitas dúvidas acerca dos setores, práticas de funcionamento do escritório, nomes dos membros da equipe, entre outros. Sendo assim, a prática de onboarding facilita a adaptação do novo funcionário e faz com que ele se sinta bem recebido.

Produtividade

O período de adaptação dos novos colaboradores pode demorar, por esse motivo, é importante investir no onboarding dos colaboradores, a fim de reduzir esse tempo de adaptação e garantir a máxima eficiência do profissional.

Uma boa alternativa para o crescimento da produtividade é oferecer já no onboarding cursos de capacitação, tanto cursos de fontes externas e como também internos. Um bom exemplo é o Arquiteto Leandro Amaral, que oferece acesso ao curso de Sketchup e outros para os seus colaboradores. 

Diminuição da rotatividade

Atualmente muitas empresas sofrem com a alta rotatividade de seus funcionários, o que pode prejudicar as finanças da organização e também a produtividade da equipe. Nesse cenário, a técnica de onboarding auxilia a combater esse problema e reter os novos talentos.

Ao promover uma melhor adaptação do colaborador às suas atividades, equipe e objetivos do negócio, a tendência é que seu engajamento e satisfação aumentem.

Como aplicar o onboarding na empresa?

Agora que você já sabe o que é onboarding de colaboradores e os seus benefícios, é hora da ação! Apesar de ser mais utilizado em grandes organizações, também é possível aplicá-lo em empresas de vários portes, bastante apenas adaptá-lo ao cenário de cada uma, analisando suas características e determinando os procedimentos mais adequados.

Uma dica fundamental é começar a executar a estratégia antes mesmo da chegada do novo profissional – ou seja, já no processo seletivo. Use essa oportunidade para esclarecer os principais objetivos e valores da empresa, para que os candidatos estejam cientes do seu papel e funções dentro do negócio e analisem se estão alinhados a isso.

Veja agora outras atitudes indicadas para um bom onboarding!

Utilize o método dos 4Cs

Os 4Cs se relacionam a quatro fatores que são primordiais para uma boa integração: conformidade, clarificação, cultura e conexão. Ao desenvolver essa metodologia, mantenha em mente que o colaborador deve percorrer o processo como se fosse uma pirâmide:

  • conformidade (base) — a integração deve abordar as políticas internas e o código de ética da empresa;
  • clarificação — esclarecimento acerca das funções do novo colaborador e as expectativas da empresa sobre a atuação dele;
  • cultura — apresentação da missão, dos valores e do clima organizacional;
  • conexão (topo) — promoção de ações que irão favorecer as relações interpessoais entre o recém-chegado e o restante da equipe.

É importante determinar as estratégias que deverão ser aplicadas em cada fase descrita acima. Para a etapa de conformidade, um exemplo pode ser apresentações com vídeos e fotos para exibir no primeiro dia de trabalho. Já para a conexão, uma dica é promover eventos de interação entre os funcionários ou técnicas de comunicação que auxiliem a integração da equipe.

Promova atividades para integração

A fim de realizar uma estratégia de onboarding efetiva, é possível utilizar diversas ferramentas, porém deve-se considerar sempre as características da empresa, o orçamento destinado à estratégia e o perfil dos colaboradores. Abaixo, tem-se algumas ideias para inspirar você a desenvolver as melhores táticas para o seu negócio:

  • área de trabalho — organize o local de trabalho do colaborador antes da sua chegada, proporcionando todos os equipamentos e materiais necessários para exercer a sua função;
  • guia de integração — durante a etapa de contratação, envie um guia ou manual para o colaborador, contendo as principais informações que ele deve saber sobre a organização;
  • kit boas-vindas — ofereça um kit com diversos itens para deixar a recepção do seu novo colaborador mais agradável, podendo conter caderno, caneta, caneca etc, e até mesmo brindes sazonais como uma máscara personalizada de uso indispensável pelo colaborador durante a pandemia causada pelo vírus da covid-19;
  • apresentação — prepare slides, vídeos ou uma breve apresentação verbal a fim de esclarecer o funcionamento da empresa, a missão, os valores, a cultura etc.;
  • tour guiado — leve o seu novo colaborador para um passeio pela empresa, apresentando os setores, a equipe e outros pontos que você achar importante;
  • mentoria — disponibilize um supervisor que possa atuar como mentor, auxiliando o recém chegado nos primeiros dias e esclarecendo eventuais dúvidas;
  • treinamentos — promova treinamentos a fim de aprimorar as habilidades do seu funcionário, explicando o funcionamento da empresa e eventuais pontos que você julgar importante;
  • eventos — estimule a socialização da equipe e mantenha um ambiente saudável e produtivo através de eventos e atividades.

Elabore um cronograma

Depois de definir as melhores táticas que serão utilizadas, é fundamental criar um cronograma para executar o onboarding de colaboradores de maneira assertiva e eficiente. Tendo em vista que existem estratégias que são executadas antes da chegada do funcionário na empresa e outras que ocorrem ao longo das primeiras semanas, deve-se determinar todas as atividades e procedimentos com clareza.

Estabeleça métricas de avaliação

Com a execução das estratégias, é preciso acompanhar o processo de onboarding a fim de analisar se essa técnica está atingindo os resultados esperados, promovendo uma influência positiva na performance dos colaboradores e, caso seja necessário, articular mudanças.

Alguns pontos que podem ser levados em consideração são a redução no tempo de adaptação dos trabalhadores e no nível de rotatividade de pessoal, aumento de produtividade, melhoria no clima organizacional, entre outros. Além disso, é importante receber feedbacks dos envolvidos acerca do processo de integração, avaliando a experiência e opinião deles sobre as táticas promovidas pela empresa.

Agora que você sabe o que é onboarding de colaboradores e como executá-lo com eficiência, pode utilizar essa poderosa metodologia para engajar e estimular o desempenho da sua equipe. Analise as técnicas listadas acima e veja quais são as mais adequadas à realidade do seu negócio.

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