Pular para o conteúdo

O que uma plataforma para trader oferece ao investidor

  • Notícias

As plataformas para trader são especializadas na gestão de operações de compra e venda de ativos no curto prazo que são negociados na Bolsa de Valores. Esse tipo de ferramenta, como o próprio nome já diz, é fundamental para o trader, investidor do mercado financeiro que tem como objetivo lucrar com a variação das cotações observadas em um pequeno intervalo de tempo, inclusive, num mesmo dia.

Para tornar-se trader não é necessária nenhuma formação específica, mas, assim como é recomendado para qualquer investidor, é preciso conhecimento do mercado financeiro e atenção aos cenários econômicos nacional e internacional.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o passo a passo para começar a investir passa pelas etapas de planejamento financeiro, compreensão sobre os tipos de investimento, entendimento do mercado e o acompanhamento das aplicações escolhidas.

No caso específico do trader, como as operações são em renda variável – portanto, oferecem maior retorno financeiro, mas também são mais arriscadas – e em curto prazo, o domínio das informações é essencial. Por isso, a plataforma para trader é uma aliada.

Por meio dela, é possível elaborar análises de riscos, gerenciar investimentos, prever o melhor período, as taxas do mercado e receber o suporte necessário para a atuação no mercado.

O que uma plataforma para trader oferece ao investidor

Como ser um trader

Para ser um trader é preciso ser maior de idade ou emancipado. Assim, é possível abrir uma conta em uma corretora de investimentos, procedimento necessário para negociar as operações na Bolsa de Valores. Por meio dela serão dadas as emissões de ordem para a compra e a venda de ativos, o que é feito pela internet.

Diferentes dos bancos tradicionais, as corretoras de investimentos desenvolvem serviços específicos para esse público. O Trader Cockpit, por exemplo, é um deles. Criado pela Genial Investimentos, trata-se de um ambiente de gerenciamento de risco unificado que permite verificar a posição do trader por plataforma, alocar limite para as operações e zerar todas as posições.

O foco do trader deve ser aproveitar a volatilidade do mercado, por isso, realiza a compra e a venda de ativos no curto prazo, lucrando com a variação das cotações. É uma figura importante no mercado financeiro por ajudar a “precificar” os ativos e contribuir para liquidez dos mesmos.

A atividade do trader inclui riscos financeiros, por isso, especialistas recomendam o uso de estratégias e ferramentas que ajudem a minimizar as possibilidades de perda.

Como escolher uma plataforma trader

Há várias opções disponíveis no mercado, com funcionalidades diferentes. O portal iDinheiro orienta sobre quais aspectos das plataformas devem ser observados para quem quer investir em day trade. O primeiro deles é a corretagem, que consiste no custo cobrado por ordem executada.

Outras características que exigem atenção do trader são o atendimento, o home broker, o Acesso Direto ao Mercado (DMA) e o Retail Liquidity Provider (RLP), serviço que possibilita dar maior liquidez às ordens do investidor pessoa física.

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *