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5 melhores chatbot para WhatsApp em 2022 + como escolher?

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O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo, com 165 milhões de usuários apenas no Brasil. Com a pandemia, sua versatilidade para oferecer atendimento ao cliente com agilidade e conforto impulsionou a aplicação comercial da plataforma, formando uma das maiores tendências da customer experience.

Para assegurar o melhor aproveitamento possível dessa plataforma, seja para vendas, suporte, SAC ou qualquer outra estratégia, é essencial adotar tecnologias que tornam o serviço mais completo. Entre elas, o uso de chatbot para WhatsApp é definitivamente um dos investimentos mais relevantes.

Capaz de agilizar a coleta de informações para atendimento e encurtar o tempo de resposta, melhorando bastante a experiência do consumidor, a aplicação do chatbot no WhatsApp Business da sua marca permite atingir um alto nível de excelência com relativamente baixo custo.

Entenda o que é o bot WhatsApp, como implementar esse tipo de ferramenta e quais as melhores opções do mercado para uma rápida instalação e configuração das funcionalidades. Continue lendo!

O que é chatbot para WhatsApp?

Na prática, o chatbot para WhatsApp é um software inteligente voltado para a automatização de conversas, capaz de responder dúvidas dos clientes e oferecer soluções imediatas para atender suas necessidades, sem precisar de intervenção de um agente de suporte.

Estes sistemas são configurados com um banco de perguntas e respostas padronizados, mas pode ser que eles tenham ainda tecnologias como inteligência artificial e machine learning, para que o algoritmo continue aprendendo e sendo otimizado continuamente.

Por um lado, ferramentas como essa podem reduzir o tempo de atendimento e ajudar na identificação e triagem dos chamados de suporte, mas também é possível que eles consigam aumentar a taxa de sucesso dos atendimentos, oferecendo soluções completas e em tempo real.

Finalmente, é válido destacar que a integração de chatbots pode ser utilizada para melhorar o atendimento via WhatsApp, mas também dispõe de benefícios para outros setores da sua empresa, sendo capaz até mesmo de impulsionar suas vendas. 

Como implementar chatbot no WhatsApp Business?

É possível desenvolver o seu próprio chatbot para WhatsApp, mas esse caminho demanda maior investimento e ainda precisa ser aprovado pela administração do aplicativo, dificultando ainda mais a sua implementação.

Como alternativa viável para o uso comercial, até mesmo para pequenas e médias empresas, temos a contratação de softwares de atendimento ao cliente que fornecem esse tipo de funcionalidade e podem ser integrados à sua plataforma de administração, um CRM por exemplo.

Esses serviços disponibilizam a tecnologia de chatbot já com uma configuração inicial, onde ele será integrado na sua conta comercial no WhatsApp e poderá ser personalizado para a identidade e necessidade da sua empresa. 

5 melhores chatbot para WhatsApp em 2022

O uso de chatbot para WhatsApp pode melhorar a qualidade das interações entre sua marca e os clientes, otimizando a experiência de consumo e melhorando sua reputação no mercado. Em alguns casos, é possível impulsionar até mesmo o faturamento, realizando vendas via WhatsApp.

Para desfrutar dessas vantagens, é importante contar com um bom provedor para seu bot, capaz de fornecer suporte para integração da ferramenta, configuração e manutenção contínua. 

Para ajudá-lo a encontrar o serviço ideal, separamos uma lista com os cinco melhores chatbot para WhatsApp em 2022. Confira nossa seleção:

1. Zendesk

Começando com uma das empresas pioneiras em serviços para gestão de atendimento ao cliente, temos o chatbot para WhatsApp da Zendesk, que também pode ser integrado nas redes sociais e no site da sua empresa, unificando sua central de suporte para uma atuação omnichannel.

O chatbot da Zendesk é totalmente personalizável e pode trazer ótimos resultados para sua marca, facilitando o atendimento da demanda dos clientes e com integração completa a uma das plataformas mais completas de suporte ao consumidor.

A boa notícia é que é possível obter uma demonstração gratuita da Zendesk, acessando todas suas funcionalidades antes de fechar negócio.

2. JivoChat

Outra plataforma que pode ser utilizada para o aplicativo de mensagens, sites e redes sociais é o JivoChat. Ele possui uma versão gratuita com funcionalidades reduzidas e período de teste sem custo para a versão completa.

O custo de contratação varia de acordo com suas necessidades e configurações, mas pode valer a pena, principalmente pela tecnologia robusta e grande capacidade de integração a outras plataformas de gestão.

3. Leadster

A funcionalidade de Chatbot para WhatsApp na Leadster tem foco na qualificação de leads e pode ser muito interessante para sua estratégia. Possui uma versão gratuita com todas funcionalidades ativas, porém é limitada quanto ao número de leads gerados mensalmente.

É uma alternativa interessante para reforçar sua estratégia de marketing e impulsionar a captação de leads por meio de landing pages e sites dedicados. Porém, não é uma opção muito viável para outras aplicações focadas no atendimento ao cliente.

4. Zenvia

A Zenvia possui um chatbot com integração em diversos canais de suporte e tem foco na automação do atendimento e otimização da customer experience. Possui uma versão de testes com funções limitadas, mas os planos completos são bem acessíveis e fáceis de usar.

5. Landbot

Também entre as opções mais voltadas para marketing, temos o Landbot. O interessante dessa ferramenta é que ele permite uma conversação bem alinhada ao comportamento do cliente, com GIFs, emojis e tudo mais.

A versão gratuita é bem limitada, mas pode ser uma alternativa válida para microempreendedores ou para teste da plataforma.

Como escolher o chatbot para WhatsApp ideal?

Agora que você já sabe o que é o bot WhatsApp e as melhores opções para contratação desse serviço, o que resta é saber qual delas irá escolher para sua empresa. 

Deixar de contar com uma opção de chatbot para WhatsApp não é recomendado, considerando o potencial da plataforma em otimizar a experiência de consumo e melhorar o desempenho das suas equipes internas, agilizando toda interação com o consumidor.

Pensando nisso, esses são os pontos que devem ser considerados para escolha do chatbot para WhatsApp:

  • funcionalidades: não existe um padrão definido e as funcionalidades de cada plano ou serviço podem mudar, então não deixe de comparar a lista de diferenciais em cada pacote para avaliar se eles atendem às necessidades do seu cliente e da sua estratégia;
  • integrações: é essencial que o chatbot seja facilmente integrado aos seus canais de suporte e suas plataformas de gerenciamento, então não deixe de conferir as integrações disponíveis;
  • canais suportados: o cliente costuma enxergar todos os canais de suporte como um meio de contato único com a sua marca, então confira se a lista de plataformas onde o chatbot pode ser aplicado combina com sua demanda;
  • objetivo: faça um alinhamento entre os objetivos da sua estratégia e os resultados possíveis para cada plataforma, verificando se o serviço contratado permite alcançar adequadamente suas metas;
  • custo: de nada vale uma recompensa que não cabe no seu orçamento ou sacrifica demais sua margem de lucro, então não deixe de comparar também o custo de contratação, configuração e manutenção do serviço.

Pronto, agora você já tem todas as informações que precisa para fazer a escolha e implementar um chatbot para WhatsApp, uma estratégia essencial para otimizar o atendimento e a experiência do seu cliente. E então, qual será sua escolha?

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