O canal da Tecnologia

Em construção

Manutenção industrial: saiba a importância do serviço de limpeza

0

Além do fator estético, a limpeza industrial é necessária e importante para a segurança dos colaboradores. Por meio dela é possível aproveitar um ambiente de trabalho agradável e que esteja de acordo com os padrões.

Isso permite que as atividades sejam realizadas sem oferecer riscos `saúde ou integridade física dos trabalhadores e, consequentemente, melhora o ritmo de trabalho.

Além disso, se tratando das indústrias, um ambiente limpo é uma forma de garantir a qualidade dos produtos e serviços. Tanto para o lugar quanto para as máquinas e áreas de serviço, a limpeza é indispensável.

Para a limpeza industrial é necessário um maquinário especializado e pesado, com uniformes e  equipamentos específicos, como cordas, cinta de carga e em muitos casos um andaime.

Considerando isso, preparamos esse conteúdo para entender melhor como é feita essa limpeza e outros pontos importantes da sua realização. Confira!

Saiba como é feita a limpeza industrial

Em geral, a limpeza é realizada em duas etapas! A inicial é responsável por retirar certos resíduos e sujeiras aparentes, permitindo que posteriormente o ambiente seja devidamente desinfetado.

É extremamente importante manter essa ordem pois os aparelhos devem estar prontos para o uso logo após o fim da limpeza, sem nenhum risco.

A limpeza industrial é feita com o auxílio de um jato de água, e pode ser feita tanto em pisos como tanques, reservatórios de água, caixas de gordura e esgotos. O nome dado para esse tipo de limpeza é hidrojateamento.

Nele todos os resíduos devidamente removidos pelo jato são retirados com aspiradores indústrias de alta potência, que possuem tanques especiais próprios para a coleta de água com restos de componentes químicos.

Conheça os tipos de limpeza industrial existentes

Fora o hidrojateamento visto acima, existem outras duas modalidades de limpeza industrial, e são elas a limpeza em locais confinados e a impermeabilização de pisos.

A limpeza industrial em locais confinados se refere às regiões de difícil acesso. São basicamente os telhados, fachadas, tanques subterrâneos, dutos e reservatórios.

Em geral, esse tipo de limpeza é realizada por meio de técnicas de alpinismo industrial, com equipamento de rapel, uso obrigatório de equipamentos e pessoas treinadas.

Já a impermeabilização de pisos se refere ao processo de reforçar a resistência dos pisos a resíduos. Geralmente para que seja realizado, o piso recebe a aplicação de selantes, impermeabilizantes e outros produtos que além de aumentar a resistência, deixam o piso mais brilhante.

Essa limpeza de pisos não é vista apenas em indústrias. Em grandes oficinas mecânicas ou de blindagem automotiva, por exemplo, é ideal manter o chão limpo e claro para não afetar a visibilidade no caso de alguma peça cair no chão.

Além disso, consultórios médicos precisam estar sempre limpos também. Pois ao realizar uma consulta qualquer, de terapia magnética, por exemplo, processo esse feito por meio de um ímã de neodímio, é importante que o local esteja totalmente limpo.

Aprenda os cuidados para realizar a limpeza industrial

Como vimos ao longo deste conteúdo, o  processo de manutenção e limpeza nas indústrias requer certos cuidados, e por isso é necessário que seja realizado por profissionais capacitados para esse tipo de limpeza.

Esse procedimento de limpeza nas indústrias é uma exigência legal, e enquanto é realizado deve ter profissionais de atividades sanitárias envolvidos para garantir a qualidade e segurança do serviço.

A limpeza é uma questão além da estética, pois reflete também na segurança do ambiente de trabalho. Um local devidamente limpo garante um ambiente de qualidade.

Compreender a necessidade real de uma manutenção e limpeza constante no local de trabalho melhora a segurança, impede a proliferação de bactérias e cria uma atmosfera de trabalho mais agradável.

Equipe TechTube.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.