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E-mail Marketing Dinâmico: Criando Estratégias de Sucesso e Newsletters Criativas

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O e-mail marketing é um formato tradicionalmente conhecido no meio digital, e para algumas pessoas ele é visto até mesmo como ultrapassado. O que muita gente não sabe é que assim como todas as mídias,ele também ganhou uma grande evolução em seu conteúdo. 

Antes as newsletters eram totalmente estáticas, seu conteúdo muitas vezes tinha um caráter promocional exagerado e elementos que não faziam uma boa composição estética. 

Hoje já existem muitos elementos que deixam o conteúdo delas mais dinâmico e atrativo para o usuário, assim aumentando o seu potencial de conversão. Entenda mais sobre o tema abaixo.

Por que dinamizar o conteúdo das suas newsletters?

Automatizar o envio, trazer formatos diferentes, dar movimento à comunicação, inserir elementos de interação, são fatores valorizados para qualquer tipo de publicidade.  Hoje em dia as pessoas que interagem com campanhas digitais naturalmente esperam que haja criatividade, afinal é isso que faz um anúncio se destacar em meio aos milhares que a impactam os usuários todos os dias. 

Com esse contexto, comprova-se a necessidade de dinamizar o conteúdo, afinal, é dessa maneira que o destinatário irá se envolver mais com a newsletter e também será potencializada a chance dele realizar uma conversão, devido ao seu alto grau de interação com a comunicação.  

Como deixar a estratégia de e-mail marketing dinâmica 

A chave para dinamizar a estratégia de e-mail marketing mais dinâmica está em dois fatores:  Na sua inteligência de automação e no uso de elementos de conteúdo diferenciados. 

Inteligência de automação de e-mail marketing 

Para que o conteúdo de uma Newsletter seja mais fluído e gerar um nível alto de interação uma das principais técnicas é a utilização da automação de e-mail marketing, ou seja, o envio de diferentes e-mails, em momentos diversos para assim, criar uma conversa  frequente com o destinatário a fim de que ele chegue ao nível de conversão de um produto. 

Como realizar uma estratégia de automação? 

Para realizar uma estratégia de automação de e-mail marketing é muito mais fácil do que se imagina. Primeiramente é necessário pensar na jornada do usuário, ou seja, a soma completa das experiências pelas quais os clientes passam quando interagem com uma empresa ou marca. 

Ao entender se o cliente está numa fase de descoberta da empresa, ou mais conhecida como “awareness”, podem ser enviadas comunicações para dar mais visibilidade à marca e aos seus produtos. Passando dessa fase e indo para uma segunda etapa, a de consideração, onde o cliente já conhece um pouco mais do negócio, podem ser enviados outros tipos de newsletter e assim a conversa com ele vai evoluindo.  

Outros tipos de estratégias podem ser criadas, porém, ao automatizar o importante é essa conversa criada entre cliente e marca, até que ele chegue a converter.  

Para que a automatização  das diferentes comunicações sejam criadas, é necessária a criação de um cenário de e-mail marketing, dentro de uma ferramenta,  em que todas as newsletters que serão enviadas para o cliente, possam ser disparadas. 

Um exemplo de ferramenta que realiza esse tipo de disparo é a Mailify, que cuida de todo o processo de automação de e-mail marketing. 

Como já foi visto, pensar na estratégia para manter a conversa fluída com o destinatário é super importante para deixar o e-mail marketing cada vez mais dinâmico. Porém, além disso, é importante pensar em elementos gráficos e interativos que chamam a atenção do destinatário em cada uma das comunicações que irá receber. 

Tipos de conteúdos dinâmicos

A criatividade é fundamental e para deixar o conteúdo de cada newsletter mais dinâmico e tornar um e-mail marketing realmente marcante para o destinatário, fazendo com que ele tome uma ação em relação ao conteúdo de maneira mais intuitiva e rápida, assim gerando mais resultados. 

Existem vários elementos diferentes que podem fazer parte das suas newsletters e causar uma interação mais profunda, como a utilização de quizz, vídeos, GIFS e countdowns. 

QUIZZ 

Fazer com que o destinatário interaja de alguma maneira com a comunicação é sempre importante, independente do formato do anúncio e claro, o e-mail marketing não fica de fora. 

Realizar perguntas nas newsletters e  fazer com que o destinatário se questione é sempre uma maneira assertiva para que ele tome alguma atitude em relação à comunicação e assim, seja levado até a página do anunciante.  

O quiz como técnica de e-mail marketing é utilizado em todo o mundo, como pôde ser visto no exemplo em espanhol acima  esse formato pode ser utilizado em newsletters, sendo que suas respostas podem funcionar como um botão de “call to action” e ao clicar, o destinatário é direcionado à página do anunciante. 

GIFS 

Outro formato que vem sendo cada vez mais utilizado e traz movimento às newsletters são os GIFS. 

Esse formato que antes era mais utilizado em redes sociais, se adaptou aos mais diversos meios de comunicação e hoje é uma ótima alternativa para tirar um pouco do aspecto estático, que é muito comum no e-mail marketing e assim captar a atenção do destinatário. 

Grandes e-commerces brasileiros já fazem uso dos GIFs e seguem  fazendo o seu uso.  O interessante, é que com eles se pode economizar espaço na newsletter, apresentando textos, ou imagens de produto em sequências rápidas. 

VÍDEOS 

Os vídeos podem ser utilizados também nas newsletters, indo além dos GIFs. Podem ser inseridos links que são direcionados para um player dentro do website do anunciante, do seu canal do YouTube ou até mesmo do próprio e-mail marketing. 

COUNTDOWN

Para transmitir a sensação de urgência em relação a alguma ação que a marca anunciante deseja que o destinatário, podem ser utilizados countdown, tanto de maneira estática, como em GIF ou vídeo, o importante é que esteja destacado de maneira visual que chame atenção, como no exemplo abaixo: 

Chegou a hora de dinamizar a sua estratégia de e-mail marketing! 

Depois de conhecer um pouco mais sobre a importância de dinamizar o e-mail marketing, utilizar as melhores ferramentas, automatizar a estratégia e conhecer os tipos de conteúdo adequados; chegou a hora de colocar todos esses conhecimentos em prática. 

A boa execução de um e-mail inteligente e dinâmico sempre leva a resultados efetivos, por isso dinamizar é o caminho para o sucesso dos negócios nos dias de hoje. 

Autor: Andressa Gonçalves de Almeida 

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