Pular para o conteúdo

Dicas para levar em conta na hora de limpar seu PC

  • Notícias

Quando se fala em manutenção preventiva, a primeira coisa que passa na nossa cabeça é sobre antivírus, limpar registros antigos, fazer manutenção em software. Mas, cuidar da limpeza externa do seu computador é tão importante quanto.

Tente pensar em uma caixa que fica parada durante meses, com algumas entradas nela, que ninguém limpa. Já pensou quanta sujeira não fica acumulada? Isso acontece nos computadores.

Caso você seja uma pessoa alérgica, é possível que seus sintomas piorem a partir da quantidade de pó que é acumulada em seu computador. Pode ser que você nunca tenha limpado o seu PC desde o dia em que comprou.

Além de ser uma questão de saúde e higiene, a sujeira pode atrapalhar o desempenho de processamento do seu computador, diminuindo essa performance.

Saiba agora, através desse artigo, algumas dicas que vão funcionar na hora de higienizar o seu computador. Além disso, confira o curso básico de informática e entenda sobre outros procedimentos de forma gratuita.

Dicas para levar em conta na hora de limpar o seu PC

Conhecendo o computador e suas peças

Uma das questões mais importantes de um computador é a sua temperatura. É possível que você já tenha escutado que não é recomendado utilizar um notebook em seu colo ou com algo que atrapalhe as saídas de ar de operar, como um cobertor ou tecido mais grosso.

Com esse mau uso, pode acontecer um aquecimento além do comum no seu computador, e isso pode interferir no seu funcionamento.

Todos os computadores aquecem durante o funcionamento. Isso é normal. Eles dependem apenas dos próprios ventiladores para manter as temperaturas funcionais.

Esses ventiladores são chamados de coolers. Se você tirar o cooler do seu computador, em poucos minutos ele pode superaquecer, chegando a 100°C e podendo queimar.

Um cooler comum funciona de 2000  a 5000 rotações por minuto. É por essa potência e rapidez que qualquer peso acima do recomendado sobre as pás do cooler podem fazer uma enorme diferença em sua performance.Se o cooler não funcionar direito, o computador também não.

Fora que, para manter a temperatura do seu computador baixa, existe um dissipador de calor. Essa peça é feita de metal e possui espaços entre si, para que o ar possa se espalhar, jogando o ar quente para longe.

Se essas partes do computador estiverem sujas de poeira, seu funcionamento também será prejudicado, podendo atrapalhar o funcionamento e trazendo problemas.

Como limpar a parte interna de um gabinete?

Ao realizar a limpeza e manutenção do seu PC, o importante é se atentar a limpeza dos dissipadores e dos coolers.

Essas partes importantes geralmente estão distribuídas no processador, na fonte e na placa de vídeo.

Caso o seu gabinete seja mais completo, é possível que existam outros além desses. De qualquer forma, caso você veja um ventilador em seu computador, pode limpá-lo.

Vale a pena também pegar um pincel ou um pano e passar pelas outras peças. Além de fazer parte da higiene do seu local de trabalho ou estudo, a sujeira que se acumula pode atrapalhar a performance do seu computador, trazendo problemas como o entupimento do dissipador do PC.

Com que frequência eu devo limpar o meu PC?

Essa frequência vai depender de alguns fatores como: o local que você mora, onde o seu computador fica localizado, e se você se preocupa ou não com isso.

Existem pessoas que limpam todos os dias, mas isso não é necessário. Fazer essa limpeza uma vez ao mês já é o suficiente. Não deixe para limpar apenas de seis em seis meses, por exemplo.

Assim, você poderá colocar em risco as temperaturas do seu computador, fazendo com que os coolers queimem.

Como fazer a limpeza:

Primeiro: desligue seu computador da tomada. Assim você vai evitar riscos.

Os materiais para fazer essa limpeza são: panos tipo flanelas, pincéis, cotonetes, aspirador de pó (se tiver). Caso você não tenha nenhum desses objetos em casa, improvise de acordo com suas necessidades.

Quais áreas eu posso limpar do meu PC?

Além de limpar toda a parte interna do computador, você também terá que limpar o processador, a placa de vídeo, a fonte e o gabinete.

O ideal é que você consiga desmontar as peças do seu computador e limpar uma por uma. Mas, caso isso não seja possível ou caso você não tenha essa habilidade, limpe somente as saídas de ar e o cooler.

Caso você não consiga fazer isso sozinho sem a ajuda de um profissional, procure por uma pessoa que entenda do assunto para te ajudar. Não faça nada que possa prejudicar a saúde do seu computador, pois isso vai implicar no funcionamento dele.

A limpeza pode ser feita em casa ou em um local apropriado para isso, como locais de manutenção de computadores.

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *