Pular para o conteúdo

Desenvolvedor Web Full Stack: Conheça os diferenciais e as vantagens desse profissional

  • Notícias

Quem está interessado em mudar de carreira e vem buscando sites de educação técnica e formulários de emprego, com certeza, já ouviu repetidas vezes o termo desenvolvedor web full-stack. Não à toa, essa é uma das áreas mais procuradas dentro do desenvolvimento web e, por consequência, o curso full stack está entre os mais populares para esse público.

Afinal, o desenvolvedor full stack é especialista em front-end e back-end; ou seja, a pilha completa de tecnologia que compõe um site. Ele é proficiente em linguagens e estruturas de front-end e back-end, bem como em ambientes de servidor, rede e hospedagem.

Para chegar a essa amplitude e profundidade de conhecimento, a maioria dos desenvolvedores full-stack passou muitos anos trabalhando em uma variedade de funções diferentes. Eles também tendem a ser bem versados ​​em lógica de negócios e experiência do usuário, o que significa que não estão apenas bem equipados para colocar as mãos em prática, mas também podem orientar e consultar estratégias.

Além de dominar HTML e CSS, esse profissional também sabe: programar um navegador (como usar JavaScript, jQuery, Angular ou Vue); programar um servidor (como usar PHP, ASP, Python ou Node); e programar um banco de dados (como usar SQL, SQLite ou MongoDB).

Benefícios de investir nessa carreira

Dada a opção de se especializar em desenvolvimento de front-end ou back-end, por que qualquer desenvolvedor escolheria aprender todo o espectro?

Em poucas palavras, um desenvolvedor que pode avaliar e comunicar prontamente como um site deve parecer, sentir e manipular dados enquanto entende as limitações técnicas de tais implementações será um membro respeitado e valioso de qualquer equipe ou empresa.

Entre suas vantagens estão: poder dominar todas as técnicas envolvidas em um projeto de desenvolvimento, conseguir fazer um protótipo muito rapidamente, fornecer ajuda a todos os membros da equipe, reduzir o custo do projeto e o tempo usado para comunicação da equipe, alternar entre o desenvolvimento front-end e back-end com base nos requisitos, e entender melhor todos os aspectos das tecnologias novas e futuras.

Como se tornar um desenvolvedor web full stack

Agora que você sabe o que é um desenvolvedor full-stack, é hora de ver como chegar lá. Primeiro de tudo, você precisará reunir alguns anos de experiência no setor. Você precisará aprender linguagens de front-end e back-end, bem como os detalhes de bancos de dados e armazenamento. 

Na verdade, você não pode simplesmente estudar para se tornar um desenvolvedor full-stack; trata-se de aprender constantemente e obter o máximo de experiência possível no desenvolvimento de front-end e back-end.

Isso significa que investir em um curso online de full stack pode ser uma boa iniciativa para quem pretende se tornar um profissional de tecnologia. A área está superaquecida e de início, um desenvolvedor em nível júnior tem uma média salarial de R$2.500,00, além de diversas oportunidades de crescimento.

Ser um desenvolvedor full stack significa ter todas as chaves da casa – não há porta que você não possa abrir. Ele oferece uma liberdade incomparável para trabalhar simultaneamente no desenvolvimento de front-end e back-end e avaliar os recursos e potencial do seu site em tempo real sem ter que esperar que outro desenvolvedor analise se o que você deseja é possível ou não.

Escolha um caminho para seguir

Vale lembrar que é importante encontrar o seu nicho de desenvolvedor full stack. Ou seja, full stack significa identificar onde você quer se destacar e então criar o caminho que o levará até lá.

As tecnologias da Web como JavaScript, por exemplo, são hoje um caminho lucrativo para muitos. Se você também se relaciona com essa área, sua pilha completa consistiria, por exemplo, em HTML, CSS, JavaScript, linguagens de programação de uso geral, sistemas de banco de dados, servidor web, sistemas operacionais de implantação, sistemas de pagamento e um sistema de controle de versão. Isso, por si só, vai te levar longe!

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *