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Conheça os principais fatores de ranqueamento para aplicar no SEO local

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Qualquer comerciante sabe que o sucesso de sua loja está diretamente relacionado à sua localização. Ou seja, de nada adianta ter uma loja ótima, mas que ninguém passar na frente.

A mesma regra vale para a internet, pois de nada adianta você ter um site e ninguém encontrá-lo. Portanto, é imprescindível conseguir um lugar melhor na “região” mais movimentada da internet: O Google.

Apesar de a analogia com uma região comercial fazer sentido, existe uma grande diferença entre o Google e o mundo físico: no Google você pode aparecer para seus clientes sem pagar aluguéis caríssimos, basta ter um site que seja considerado relevante para determinada busca por palavra-chave. E como conseguir isso? Através do famoso SEO.

O que é o SEO?

O SEO, Search Engine Optimization, ou otimização para sites de busca, é um conjunto de técnicas de otimização de sites, blogs e páginas para mecanismos de busca como o Google.

Todo o objetivo do SEO é fazer com que você apareça nas primeiras posições do Google, assim seu site, página ou blog terá as buscas mais relevantes. Segundo dados, 33% dos cliques após uma busca vão para o primeiro lugar no Google e menos de 10% vão para a segunda página.

Quando os robôs do Google visitam sua página, eles avaliam inúmeros fatores para determinar se ela é de qualidade, se oferece um bom conteúdo e assim, determina em quais buscas ela deve aparecer.

Em linhas gerais, existem dois grandes grupos de fatores que são avaliados, os fatores On Page e os Off Page. O trabalho do SEO é otimizar esses fatores para garantir um bom posicionamento da página no mecanismo de pesquisa.

Dentre os fatores on Page podemos citar: Qualidade do conteúdo, Title Tag, URLs, Imagens, Links internos, Meta description e Fatores técnicos gerais – velocidade de carregamento do site, responsividade, duplicidade de conteúdo, páginas seguras-.

Já os fatores Off page são menores e incluem links externos e localização.

Principais fatores de ranqueamento de SEO local.

Agora que você já sabe o que é SEO e quais são os fatores que são levados em conta em linhas gerais pelo Google, isso porque ninguém sabe exatamente quais são todos os fatores levados em consideração pelos robôs, caso contrário seria muito fácil enganá-los, você conhecerá quais os principais fatores para posicionamento através do SEO local.

Além de fazer um bom trabalho com links externos e internos, prática conhecida como Link building, é interessante se fazer presente em locais como Google Meu Negócio.

Segundo a Moz, agência estrangeira que trabalha com SEO, o Google meu negócio representa 25% da importância para ranqueamento de negócios locais, em segundo lugar com 16% estão os links, 14% fatores On page.

Como podemos ver, o crescimento do Google meu negócio como fator de ranqueamento para negócios locais é forte, isso ocorre porque a empresa quer facilitar a experiência do usuário que costuma buscar negócios locais através do mecanismo de busca.

Com isso, o Google meu Negócio vem modificando o mindset de quem trabalha com SEO, como uma agência de marketing digital ou qualquer outro profissional que trabalhe de forma autônoma, isso porque o objetivo costumava ser levar o cliente para dentro do site para converter, porém agora a intenção é ser encontrado através do Google Meu negócio, por isso o maior número de informações são dadas através dele.

Google meu Negócio: como se fazer presente?

Quantos mais dados e informações da sua empresa você colocar no Google meu negócio, melhor será a experiência do usuário e melhor colocado você será pelo Google.

É interessante colocar todos os seus dados, verificar a sua empresa – um funcionário do Google ligará para você e confirmará seus dados- , utilizar artifícios como postagens, ofertas, interação no Google Q&A, publicar muitas fotos e vídeos, receber avaliações – quanto mais melhor-.

Link building

O segundo fator que mais faz o seu posicionamento melhorar no Google é a prática de Link Building.

A prática consiste em conseguir links externos que direcionam e apontam para o seu site, assim você criará uma rede ao redor da sua página demonstrando para os robôs que é uma autoridade no seu nicho do mercado. Através desse método pouco a pouco sua página estará presente nos primeiros lugares da pesquisa .

Uma prática constante para conseguir esses links é através de Guest Post, onde você produz artigos para outros blogs, com conteúdo relevante e em troca ganha um ou mais links direcionando para a sua página de interesse.

Vale ressaltar que na prática de link building é interessante que os conteúdos agreguem valor ao usuário e que os links estejam sempre dentro de contexto, isso porque o Google não vê com bons olhos e pune a prática de links que tentam manipular as páginas de pesquisa. Portanto, use essa estratégia com bastante sabedoria, caso contrário, pode ser um tiro no pé.

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