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Como otimizar a gestão de compras da sua empresa

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Gestão de compras é o processo de controle para aquisição de produtos e/ou matérias para o funcionamento de uma empresa, que pode ser, industrial, comercial ou de prestadora de serviços.

É uma atividade que envolve análise de custo, estoque, validade e depreciação dos produtos, fornecedores, condições de armazenamento, conhecimento de organização de almoxarifado e estratégico controle de entrada, saída e utilização dos materiais.

Um plano de gestão de compras bem elaborado, garante a otimização dos recursos materiais e bom controle financeiro empresarial. É um departamento que se não funcionar bem, coloca em risco sua empresa, sua marca e sua credibilidade no mercado.

Confira abaixo as dicas para otimizar a gestão de compras na sua empresa.

Qual a importância da gestão de compras em uma empresa?

Evita despesas desnecessárias. Mantém o fluxo de produtos que atendem a demanda dos clientes. Assegura a qualidade e a quantidade necessária à sua produção e comercialização.

Com base na dinâmica do mercado, permite antecipação de aquisição de produtos e/ou materiais, com preços vantajosos, como produtos para datas específicas, como natal, carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia da criança e  reposições de mercadorias. Maior segurança para garantir os prazos de entrega.

O objetivo de toda empresa privada é gerar lucro. Portanto, um departamento de compras bem gerenciado, é fundamental para alcançar esse objetivo

Veja a seguir 5 passos para elaborar um método eficaz para otimizar  a gestão de compras de sua empresa.

1. Faça um diagnóstico

Identifique as falhas nos pontos que estão consumindo recurso financeiro, sem retorno satisfatório. Observe se a entrada e saída de materiais e/ou de  produtos que não estão circulando dentro do prazo previsto.

Estoque parado há muito tempo, é dinheiro empatado que nem sempre será recuperado o valor investido.

2. Terceirize o processo

Existem várias empresas especializadas em Gestão de Estoque – Plano de Marketing – Diagnóstico Financeiro – Planejamento Estratégico, que fazem todo esse processo. Dependendo do tamanho da empresa, compensa o investimento.

 Evita sucessão de erros e custa menos que manter uma equipe para a execução desse serviço dentro da sua empresa.

3. Otimize o estoque

Se você contratou uma empresa especializada em  gestão empresarial, coloque em prática o plano recomendado. Se não, comercialize os produtos estocados há muito tempo, se estiverem dentro do prazo de validade, ainda que o valor só cubra os custos e invista o dinheiro em renovação do estoque, adquirindo mercadorias com maior circulação.

Supermercados, por exemplo, adotam essa estratégia. Colocam à venda os produtos com validade próxima do vencimento, por um preço mais baixo, e claro, com placa de aviso aos clientes.

4. Faça um Benchmarking.

Benchmarking é um processo de avaliação comparativa, contínua de resultados e estratégias, produtos e serviços praticados entre empresas, com o objetivo de alcançar resultados melhores que os concorrentes.

Esse processo é adotado em todo o mundo e serve para melhorar a qualidade dos produtos e serviços que cada empresa oferece. Resumindo, é uma competição de mercado. Convém adotar essa estratégia é fazer melhor para estar à frente da concorrência.

5. Inove seu método de comprar.

Já vai longe o tempo em que o comprador tinha que andar à procura de mercadorias, esperar o dia em que o representante fizesse uma visita, com hora marcada. 

Perdia muito tempo escolhendo, comparando preços e nem sempre o resultado era o esperado.

O e-commerce eletrônico B2B “Business to business” (comércio entre empresas) onde uma empresa (indústria, produtor, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos com outras empresas. É hoje a maneira mais eficiente de comércio atacadista.

É uma inovação na maneira de fazer transações  e na relação comercial entre empresas. 

Essa tecnologia adotada hoje pela maioria dos empresários, traz mais opções de escolha, com uma extensa variedade de serviços e produtos.

As plataformas de e-commerce B2B são empresas especializadas em gerenciar o comércio entre CNPJs. São atacadistas reunidos num só lugar, onde o comprador (empresa) negocia diretamente com o fornecedor(empresa) através da plataforma.

Possuem um sistema de entrega próprio, mais eficiente que o mercado B2C “business-to-consumer” (comércio entre empresas e consumidores).

Esse sistema tem um custo muito menor e mais agilidade em fazer negócios e torna mais eficaz a otimização de gestão de compras de sua empresa.

Como funciona?

Depois de escolher a plataforma, você se cadastra como cliente, no seu nicho de mercado. Após a aprovação do seu cadastro, o representante entra em contato, acerta os detalhes de entrega, quantidade e meios de  pagamento.

 Você faz suas compras 24 horas por dia, qualquer dia da semana, em qualquer dispositivo com internet.

São comercializados serviços como consultoria e suporte de TI. Commodities, móveis, matéria-prima para indústrias, eletrodomésticos, vestuário, calçados, produção agrícola, etc. O que você precisar, vai encontrar.

Existem no mercado várias empresas do ramo. Basta procurar na internet  por“ plataformas de empresas B2B”.

Não deixe de acompanhar o progresso de suas estratégias, para se certificar que está no caminho certo.

O SEBRAE oferece vários cursos de gestão empresarial, presenciais e online gratuitos, atendimento individualizado para o empreendedor. Vale a pena consultar.

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