Gestão de compras é o processo de controle para aquisição de produtos e/ou matérias para o funcionamento de uma empresa, que pode ser, industrial, comercial ou de prestadora de serviços.
É uma atividade que envolve análise de custo, estoque, validade e depreciação dos produtos, fornecedores, condições de armazenamento, conhecimento de organização de almoxarifado e estratégico controle de entrada, saída e utilização dos materiais.
Um plano de gestão de compras bem elaborado, garante a otimização dos recursos materiais e bom controle financeiro empresarial. É um departamento que se não funcionar bem, coloca em risco sua empresa, sua marca e sua credibilidade no mercado.
Confira abaixo as dicas para otimizar a gestão de compras na sua empresa.
Qual a importância da gestão de compras em uma empresa?
Evita despesas desnecessárias. Mantém o fluxo de produtos que atendem a demanda dos clientes. Assegura a qualidade e a quantidade necessária à sua produção e comercialização.
Com base na dinâmica do mercado, permite antecipação de aquisição de produtos e/ou materiais, com preços vantajosos, como produtos para datas específicas, como natal, carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia da criança e reposições de mercadorias. Maior segurança para garantir os prazos de entrega.
O objetivo de toda empresa privada é gerar lucro. Portanto, um departamento de compras bem gerenciado, é fundamental para alcançar esse objetivo
Veja a seguir 5 passos para elaborar um método eficaz para otimizar a gestão de compras de sua empresa.
1. Faça um diagnóstico
Identifique as falhas nos pontos que estão consumindo recurso financeiro, sem retorno satisfatório. Observe se a entrada e saída de materiais e/ou de produtos que não estão circulando dentro do prazo previsto.
Estoque parado há muito tempo, é dinheiro empatado que nem sempre será recuperado o valor investido.
2. Terceirize o processo
Existem várias empresas especializadas em Gestão de Estoque – Plano de Marketing – Diagnóstico Financeiro – Planejamento Estratégico, que fazem todo esse processo. Dependendo do tamanho da empresa, compensa o investimento.
Evita sucessão de erros e custa menos que manter uma equipe para a execução desse serviço dentro da sua empresa.
3. Otimize o estoque
Se você contratou uma empresa especializada em gestão empresarial, coloque em prática o plano recomendado. Se não, comercialize os produtos estocados há muito tempo, se estiverem dentro do prazo de validade, ainda que o valor só cubra os custos e invista o dinheiro em renovação do estoque, adquirindo mercadorias com maior circulação.
Supermercados, por exemplo, adotam essa estratégia. Colocam à venda os produtos com validade próxima do vencimento, por um preço mais baixo, e claro, com placa de aviso aos clientes.
4. Faça um Benchmarking.
Benchmarking é um processo de avaliação comparativa, contínua de resultados e estratégias, produtos e serviços praticados entre empresas, com o objetivo de alcançar resultados melhores que os concorrentes.
Esse processo é adotado em todo o mundo e serve para melhorar a qualidade dos produtos e serviços que cada empresa oferece. Resumindo, é uma competição de mercado. Convém adotar essa estratégia é fazer melhor para estar à frente da concorrência.
5. Inove seu método de comprar.
Já vai longe o tempo em que o comprador tinha que andar à procura de mercadorias, esperar o dia em que o representante fizesse uma visita, com hora marcada.
Perdia muito tempo escolhendo, comparando preços e nem sempre o resultado era o esperado.
O e-commerce eletrônico B2B “Business to business” (comércio entre empresas) onde uma empresa (indústria, produtor, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos com outras empresas. É hoje a maneira mais eficiente de comércio atacadista.
É uma inovação na maneira de fazer transações e na relação comercial entre empresas.
Essa tecnologia adotada hoje pela maioria dos empresários, traz mais opções de escolha, com uma extensa variedade de serviços e produtos.
As plataformas de e-commerce B2B são empresas especializadas em gerenciar o comércio entre CNPJs. São atacadistas reunidos num só lugar, onde o comprador (empresa) negocia diretamente com o fornecedor(empresa) através da plataforma.
Possuem um sistema de entrega próprio, mais eficiente que o mercado B2C “business-to-consumer” (comércio entre empresas e consumidores).
Esse sistema tem um custo muito menor e mais agilidade em fazer negócios e torna mais eficaz a otimização de gestão de compras de sua empresa.
Como funciona?
Depois de escolher a plataforma, você se cadastra como cliente, no seu nicho de mercado. Após a aprovação do seu cadastro, o representante entra em contato, acerta os detalhes de entrega, quantidade e meios de pagamento.
Você faz suas compras 24 horas por dia, qualquer dia da semana, em qualquer dispositivo com internet.
São comercializados serviços como consultoria e suporte de TI. Commodities, móveis, matéria-prima para indústrias, eletrodomésticos, vestuário, calçados, produção agrícola, etc. O que você precisar, vai encontrar.
Existem no mercado várias empresas do ramo. Basta procurar na internet por“ plataformas de empresas B2B”.
Não deixe de acompanhar o progresso de suas estratégias, para se certificar que está no caminho certo.
O SEBRAE oferece vários cursos de gestão empresarial, presenciais e online gratuitos, atendimento individualizado para o empreendedor. Vale a pena consultar.