Como os drones estão revolucionando o nosso dia a dia? Conheça essa tecnologia!

O que é um drone?

Um drone, em termos tecnológicos, é uma aeronave não tripulada. Os drones são mais formalmente conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANT) ou sistemas de aeronaves não tripuladas (SISANT).

Essencialmente, um drone é um “robô voador” que pode ser controlado remotamente ou voar autonomamente através de planos de vôo controlados por software em seus sistemas embarcados, trabalhando em conjunto com sensores e GPS a bordo .

No passado, os VANTs eram frequentemente associados aos militares, onde eram usados ​​inicialmente para a prática de alvos antiaéreos, coleta de informações e, além disso, serviam como plataforma de armas.

Atualmente, os drones também são usados ​​em uma ampla gama de funções civis, que vão desde busca e salvamento de pessoas, vigilância, monitoramento de tráfego, monitoramento climático e combate a incêndios, até drones pessoais, incluindo serviços de videografia, agricultura e até entrega de mercadorias, como no caso dos drones da Amazon.

Como os drones estão revolucionando o nosso dia a dia? Conheça essa tecnologia!

Como os drones funcionam?

Uma aeronave não tripulada padrão é feita de materiais compostos leves para reduzir o peso e aumentar a capacidade de manobra. A resistência do material compósito é o que permite que os drones viajem em altitudes extremamente altas.

Os drones são normalmente equipados com diferentes tecnologias de ponta, como câmeras infravermelhas, GPS e laser (tanto os drones comerciais quanto militares).

O sistema de veículo aéreo não tripulado possui duas partes, o próprio drone e o sistema de controle.  Para controlar um drone remotamente, é preciso se comunicar com ele sem fio.

Para que a comunicação funcione, você deve ter um transmissor para enviar as mensagens e um receptor para recebê-las. Basicamente, é assim que é realizado o controle remoto de um drone. Mais precisamente, seu transmissor e receptor precisam ser sintonizados na mesma frequência.

Para evitar situações como o seu drone sendo controlado pelo controle remoto de outra pessoa, os dispositivos usam um código de identificação exclusivo para identificar uma transmissão em uma frequência de rádio específica.

Para fazer isso, os transmissores e receptores são emparelhados usando um RFID ou uma “identificação por radiofrequência”. Todas as informações transmitidas por RFID são prefixadas com um RFID, de modo que o receptor saiba que as informações que está captando são para ele.

Aplicações dos drones

1- Fotografia Aérea

O uso mais comum dos modelos mais avançados de drones com câmera é capturar imagens em locais inacessíveis.

Antigamente, apenas grandes indústrias de notícias conseguiam capturar esse tipo de imagem, pois podiam comprar helicópteros e contratar fotógrafos profissionais.

Hoje, porém, quase todas as agências de mídia de pequena escala e os jornalistas locais são capazes de capturar imagens em locais inusitados, bastando apenas ter um drone na mão e saber pilotá-lo.

2 – Operações de busca e resgate

Atualmente, os drones estão equipados com sensores térmicos para localizar a posição de pessoas perdidas. Eles também são capazes de trabalhar no escuro e dentro de terrenos inacessíveis.

As operações de busca e salvamento sofreram muito com a falta de tecnologia, mas agora os drones as tornaram possíveis. Eles podem ser usados para missões de busca e resgate, bem como para entregar suprimentos em locais inacessíveis.

3 – Agricultura

Esta é uma das maiores conquistas da tecnologia de drones, pois agora eles são capazes de ajudar a prática agrícola de diversas maneiras.

Os drones são capazes de ajudar os agricultores a economizarem seu dinheiro e fortalecerem suas colheitas, mapeando as terras agrícolas, pulverizando fertilizantes, pesticidas e água para as colheitas nos momentos certos, além de promoverem um adequado monitoramento dos sistemas de irrigação.

4 – Drone para envio e entrega

Como os modelos mais avançados de drones são capazes o suficiente para transportar cargas pesadas, agora eles também serão utilizados para aplicações de remessas e entregas.

Isso permitirá que as pessoas possam receber rapidamente suas encomendas, além de evitar possíveis rotas de trânsito que atrasariam o processo de entrega de produtos.

5 – Drones para vigilância

Os drones também estão sendo utilizados para ajudar as pessoas e os órgãos públicos a finalmente obterem sucesso na segurança pública.

Esses dispositivos são capazes o suficiente para denunciar atividades criminosas, monitorar cuidadosamente as áreas de fronteira (em caso de países que possuem contrabando de drogas), além de permitirem uma melhor segurança da propriedade privada (com os drones para vigilância patrimonial).

Conclusão

Não é novidade que a tecnologia de drones está crescendo e conquistando novas aplicações a cada dia.

Como toda tecnologia promissora, os drones estão revolucionando a maneira como realizamos as nossas atividades cotidianas e estão permitindo que a sociedade aprimore as suas principais fontes de riqueza como a agricultura e a indústria.

A tendência é que cada vez mais os drones continuem conquistando o seu espaço, e diversos portais como o Drone Stage já estão popularizando essa tecnologia e facilitando a sua adoção como um produto de uso recreativo/comercial.

O resultado é que os drones se tornarão, assim como os smartphones e os wearables, a próxima tecnologia a ser incluída no nosso dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.