Comando de voz: um guia para utilizar da melhor forma

Já pensou em realizar pesquisas, abrir aplicativos, mandar e-mails e entrar em sites apenas conversando com seu celular? Sim, isso mesmo.

É possível realizar essas entre outras tarefas apenas com o comando de voz, tanto em aparelhos Android quanto iOS.

O Google e outras empresas vêm investindo em aplicativos que facilitam a vida de inúmeras pessoas que possuem algum tipo de dificuldade, e assim acabam criando novas possibilidades de uso para todos seus usuários.

Não há como negar que esse tipo de tecnologia transforma quaisquer dispositivos em celulares inteligentes, pois o recurso pode facilitar a vida de qualquer um como podemos ver no próprio aplicativo do Google, que já dispõe dessa facilidade com o Ok, Google!

Para ativar o Google Assistente só precisa falar “Ok, Google”, mas se isso não funcionar, basta abrir o aplicativo e apertar o botão de microfone do lado direito da barra de busca. Com isso, ele começará a te ouvir, então é só dizer o comando de voz que você deseja que ele o realizará. Fácil, não?

Sem usar as mãos

A grande praticidade desse tipo de tecnologia de comando de voz diz respeito à facilidade de controle de seu smartphone caso você esteja ocupado e precise usar seu dispositivo, como, por exemplo, quando você está dirigindo.

Aplicativos como o Google Now ou o Voice Acess podem auxiliar muito nesse sentido. Ambos estão disponíveis gratuitamente na Play Store. No caso do Voice Acess, após baixá-lo, abra as configurações do seu aparelho, toque em “Acessibilidade” e depois em “Acesso por voz”, ativando a função.

Depois disso ele irá ouvir e obedecer a seus comandos. Mas antes de começar a usar verifique o idioma suportado.

O uso do Google Now não é muito diferente, para começar a utilizá-lo, acesse as configurações do aplicativo e, em seguida, selecione a opção “Voz”. Também é necessário configurar o idioma de detecção, escolhendo-o em uma lista. Depois você ainda pode optar pela ativação do aplicativo em qualquer tela, inclusive na tela de bloqueio, o que facilita ainda mais sua vida.

A Apple também conta com seu recurso de comando de voz, e ele tem até nome: Siri, funcionando como uma espécie de secretária virtual. Para ativá-la, clique em “Configurações/Ajustes” e depois em “Geral”. Selecione a opção “Siri”, depois mova o controle deslizante.

Assim, quando você usar os recursos de ativação de voz, você estará usando o Controle de Voz. Não se esqueça de escolher também o idioma que você deseja usar para o comando de voz.

Exemplos de uso

São muitas as ações possíveis de serem executadas apenas com o comando de voz de seu celular, como fazer ligações, enviar e-mails, abrir aplicativos, tirar uma foto, realizar pesquisas, etc. Vamos conferir mais de perto alguma delas e entender como funcionam?

Para compor textos, o aplicativo realiza uma espécie de transcrição da voz. Para isso, primeiramente, inicie o aplicativo que recebe entrada de texto, como seu email, por exemplo. Você pode iniciá-lo por comando de voz também.

Depois é só informar os dados necessários para o envio e começar a falar o conteúdo do texto a ser enviado. A capacidade de reconhecimento do app é bem precisa e seus eventuais erros podem ser facilmente corrigidos, incluindo uma grande quantidade de comandos de voz de composição avançada, como “apagar frase”, para apagar uma frase inteira e “apagar palavra” que limpa a palavra ao lado do cursor.

Importante ressaltar que, uma vez que o acesso por voz é uma ferramenta de acessibilidade para deficientes, ele replica gestos em comandos de voz. Ou seja, se um aplicativo requer um gesto particular para executar uma ação, o usuário só precisa vocalizar o gesto, como, por exemplo, realizar o desbloqueio da tela, apenas dando o comando de voz “desbloquear”.

A combinação, a composição, a navegação e os gestos tornam esses recursos capazes de fazer qualquer coisa que os usuários necessitariam fazer com os dedos, tornando-o adequado para uma ampla gama de funções.

Whatsapp facilitado

Outro uso bem prático que também pode ser realizado por comando de voz é o envio de mensagens no aplicativo Whatsapp. Assim, caso esteja sem poder digitar mensagens ou pressionar a tecla de áudio, o assistente pode te ajudar a iniciar uma conversa sempre que for preciso.

O primeiro passo é ativar o “Ok, Google” e solicitar que ele envie uma mensagem por Whatsapp. Ele então irá abrir uma janela onde você precisa informar o nome do contato para o qual deseja enviar a mensagem e o conteúdo do texto a ser enviado. Simples assim!

O usuário também pode contar com um aplicativo exclusivo para uso no Whatsapp que transcreve seus áudios, convertendo-os em textos.

O Transcriber for WhatsApp é uma ferramenta gratuita que consegue identificar o som em vários idiomas para realizar a conversão e, depois de poucos segundos, apresentar a mensagem de forma textual na tela. Por que perder tempo de parar para digitar se você pode comandar seu celular apenas com sua voz, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.