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Benefícios do chatbot para seu negócio

O número de empresas que os utilizam chatbots cresceu exponencialmente. Os chatbots anexados ao Messenger do Facebook aumentaram de 30.000 em 2016 para mais de 100.000 em 2017. Até o ano 2020, 80% das empresas desejam ter seus próprios e 60% da população jovem já os utiliza diariamente.

Essas estatísticas confirmam que os chatbots representam a nova geração em tecnologia. Chega de esperar o momento certo para incorporá-los ao seu negócio. A hora chegou.

Benefícios do Chatbot para seu Negócio

1. Maior Fidelização dos Clientes

“Quando o cliente chegar primeiro, ele durará.” – Robert Half

De acordo com uma pesquisa on-line, 44% dos consumidores americanos preferem os chatbots aos humanos quando se trata de relações com os clientes. Isso significa que as empresas podem excitar seus clientes ao adotar um novo chatbot.

Ainda assim, para ter sucesso, deve ser uma experiência tranquila. Garanta que seus chatbots sejam:

  • Profissional e sem erros.
  • Alinhado à marca.
  • Fazendo bom uso da linguística.
  • Associado a tarefas bem definidas.
  • Fornecer respostas / soluções adequadas para consultas.
  • Trabalhando perfeitamente em uma variedade de dispositivos.

2. Chatbot Assumem Tarefas mais rotineiras

O maior equívoco sobre os chatbots é que eles assumem os serviços e automatizam tudo, deixando as empresas sem a necessidade de funcionários humanos.

Não é provável que isso aconteça; pelo menos não completamente.

No momento, os chatbots lidam com consultas claramente dentro de suas atribuições predefinidas. Fora isso, os chatbots ainda são capazes de determinar a consulta inicial de um cliente, mas a transmitem para ser tratada por humanos. Um chatbot é mais útil quando os clientes fazem perguntas simples e comuns, porque as informações necessárias para responder já foram coletadas.

3. Chatbots Reduzem Custos Operacionais

Todos os anos, são feitas solicitações de suporte ao cliente, custando às empresas US $ 1,3 trilhão em serviços. Esses custos podem ser significativamente reduzidos com a ajuda dos chatbots de IA podendo ajudar as empresas a economizar até 30%.

Os chatbots dão suporte e resolvem consultas repetidas de clientes, liberando agentes de serviço para lidar com consultas mais complexas e fornece um melhor serviço. Portanto, os chatbots ajudam a aumentar a produtividade dos agentes. Contratar agentes com presença 24/7/365 e adicionar os recursos necessários para dar suporte aos clientes 24 horas por dia, pode ser muito caro para muitas empresas.

Agentes virtuais ou chatbots também são o primeiro ponto de contato para consultas mais complexas, que podem ser facilmente escaladas para agentes humanos, melhorando o atendimento ao cliente e reduzindo os custos.

Os chatbots devem lidar com 90% de todas as consultas de clientes em 5 anos. Isso significa que, até 2022, espera-se que eles cortem os custos de negócios em US $ 8 bilhões.

4. Os chatbots oferecem caminhos progressivos para marketing e vendas

“Uma venda não é algo que você busca; é o que acontece com você enquanto você está imerso em servir seus clientes.”

Os chatbots eficazes podem fechar as vendas por meio de marketing robusto. Por exemplo, através de:

  1. Melhor envolvimento do cliente – os chatbots podem estabelecer interações personalizadas com os clientes, fornecendo conselhos de compras confiáveis ​​com base no histórico de compras e nas preferências.
  2. Orientação de funil de marketing – os chatbots não deixam os clientes esperando. Eles os guiam perfeitamente em todos os aspectos da venda, abordando cada consulta à medida que ela surge.
  3. Notificações relevantes – os chatbots conhecem bem a previsão do comportamento do cliente. Por isso, eles podem enviar as notificações apropriadas para as pessoas certas, sempre.
  4. Alcance ampliado – os chatbots podem alcançar uma enorme variedade de perspectivas por meio das mídias sociais, de uma maneira que nenhum humano jamais poderia esperar alcançar.
  5. Maior valor da marca – os chatbots podem chamar a atenção do cliente por meio de interações históricas. O feedback e os dados do cliente são coletados e analisados. Isso é usado para se comunicar efetivamente com as pessoas certas da maneira certa.

5. Chatbots Melhoram as Vendas e os Serviços ao Cliente

Os chatbots coletam informações do cliente como nome, profissão e detalhes de contato para criar perfis de clientes. Dessa forma, os chatbots podem ser usados ​​para fins de vendas e marketing. Eles mantêm os clientes existentes envolvidos com marcas e produtos por meio de notificações push.

Os chatbots agem como uma ponte entre marcas e clientes, proporcionando interação 24/7. Eles se comunicam como seres humanos, mas reduzem o erro humano e não são afetados pelas emoções. Executando tarefas rotineiras com facilidade, os chatbots aprimoram o atendimento ao cliente. Eles também podem fornecer aos clientes detalhes completos do produto, se necessário.

6. Chatbots Melhoram com Avaliação e Otimização Consistente

Como em qualquer coisa, os chatbots exigem avaliação e otimização contínuas. O desempenho do Chatbot deve ser rastreado com base em áreas relevantes, como experiência do usuário, recursos linguísticos e usabilidade.

Crie um ciclo de aprendizado, desenvolvendo as mudanças necessárias com base na análise e depois observando a diferença que suas otimizações fazem para alcançar objetivos definitivos.

A otimização do Chatbot inclui:

  • Convites variados e mensagens de boas-vindas.
  • Incorporando informações adicionais sobre a marca.
  • Adicionando novos produtos.
  • Alterações de preços.
  • Transmitindo ofertas novas e mais atraentes.

Conclusão

Os chatbots oferecem muitos benefícios para as empresas, economizando dinheiro e aumentando as taxas de vendas e conversão. Com os avanços da Inteligência Artificial, da PNL e do aprendizado de máquina, eles devem se tornar cada vez mais inteligentes, deixando o futuro dos chatbots muito rentáveis.

Espero que tenha gostado. Para mais detalhes, acesse nosso treinamento de chatbot no Facebook, chamado de Robô Milionário.

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