Pular para o conteúdo

Aplicativos voltados ao aprendizado: A nova revolução no ensino

  • Notícias

Não há dúvidas de que a Internet revolucionou de modo irrevogável os métodos de aprendizado em todo o mundo. No início, ela foi a responsável pela substituição das enciclopédias como ferramentas de pesquisa.

Na sequência, transformou as próprias aulas, que passaram a contar com complementos online e, finalmente, alcançaram autonomia para a criação do Ensino a Distância Online.

Quando a maioria das pessoas não sabia qual poderia ser a próxima novidade na relação aprendizado e Internet, aparecem aplicativos especializados em educação para demonstrar que os limites para interação e assimilação de conteúdo é praticamente inexistente.

Com o mesmo foco e diferentes funções, os apps estreitam distâncias entre alunos de inúmeros locais e facilitam o acesso à educação. A vantagem dessa modalidade de estudos é que o aluno precisa ter apenas um computador, ou mesmo um smartphone barato, com internet, para ter acesso aos conteúdos.

E ainda mais, em alguns casos, o aluno é quem define o horário que pretende estudar. Conheça, a seguir, algumas dessas ferramentas de estudo:

Aplicativos voltados ao aprendizado

Veja exemplos de aplicativos que tem ajudado bastante quem procura o aprendizado na era tecnológica.

School Assistant:

Com foco na organização da rotina estudantil, esse aplicativo funciona tanto para alunos do Ensino Médio quanto para acadêmicos. A interface intuitiva e o design eficiente do School Assistant permitem agregar e gerir datas de avaliações, entrega de trabalhos e calendário de eventos em um só lugar – e com a opção de alarmes para reforçar os prazos.

O aplicativo também permite adicionar contatos relevantes ligados à vida estudantil e organizar, de modo minucioso, os horários de aulas e as atividades ligadas a cada uma delas. Gratuito e disponível para Android.

Passei Direto:

Rede social acadêmica brasileira de grande sucesso, o portal Passei Direto foi ao ar pela primeira vez no segundo semestre de 2012 e, hoje, já conta com mais de 150 mil estudantes cadastrados em todo o país. No mesmo ano, foi eleita a melhor startup universitária do Brasil.

O objetivo do site é reunir acadêmicos de diferentes universidades brasileiras para o compartilhamento de materiais de estudo como anotações, textos, gráficos e imagens, além da disponibilização pelos próprios usuários de horários de aulas e datas de avaliações, por exemplo.

Com 40 universidades cadastradas, o Passei Direto ganhou versão mobile e, hoje, está presente nos smartphones e tablets dos estudantes para possibilitar a interação e estreitar distâncias quanto à troca de conhecimentos.

Gratuito e disponível para iOS e Android.  

Além desses aplicativos, existe uma infinidade de formas de como estudar pela internet.

Por exemplo, muitos alunos têm optado em estudar por vídeos no YouTube. Outros preferem artigos em sites educacionais, porém todos tem o mesmo objetivo: aprender utilizando os recursos da internet.

Além disso, alguns vão além de estudar, porque depois de formados, prestam serviços ou passam a trabalhar  pela internet.

O que você tem achado dos aplicativos voltados ao aprendizado e da forma com que a tecnologia tem influenciado nos alunos buscam por informação? Deixe sua opinião!

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *