Com o nosso mundo mais tecnológico e com a facilidade de comprar produtos e contratar serviços de maneira rápida, os dispositivos móveis se tornaram aliados para agilizar o nosso cotidiano e melhorar nossa qualidade de vida. Uma dessas facilidades é o WhatsApp, que conquistou milhares de pessoas e chegou até a substituir as tradicionais ligações telefônicas e as mensagens de textos ou os SMS.
Neste mesmo avanço, o WhatsApp começou a conquistar as pequenas e médias empresas. Para isso o aplicativo, hoje administrado por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, lançou dois novos aplicativos: o WhatsApp Business, para microempreendedores, e, mais recentemente, a versão Enterprise, para as grandes empresas.
O foco principal desses dois novos aplicativos é facilitar o atendimento das empresas, com foco na rapidez e na qualidade do serviço. Algumas vezes, a demanda de atendimento das empresas se torna grandes e o WhatsApp pode se tornar um grande aliado neste serviço.
Uma pesquisa divulgada este ano pela Mobile Time mostrou que o WhatsApp é o principal aplicativo de mensagens mais utilizado no mercado. A popularidade do WhatsApp chega a 97%, enquanto o Facebook Messenger tem 73% e o Telegram tem 15% de popularidade.
Em uma tabela mais especifica, a Mobile Time mostrou que a frequência de uso do Whats é de 92% todos os dias, enquanto o Messenger tem uma frequência de 33%. Foi de 0% a porcentagem para quem nunca usou o WhatsApp, enquanto 2% das pessoas entrevistadas nunca usam ou nunca usaram o Telegram.
Possibilidades
Uma das vantagens de usar o WhatsApp são as possibilidades de enviar diversos formatos de mensagens. Com o aplicativo você consegue enviar mensagens de texto, imagens, mensagens de áudio, vídeos, chamadas de voz, desenhos (emojis), vídeos chamados e mensagens efêmeras. Com as mesmas opções, o Messenger não é tão utilizado para essa finalidade. O Telegram não dá as opções de vídeos chamadas ou mensagens efêmeras.
Observações
Por outro lado, o WhatsApp apresenta alguns pontos a melhorar. Um deles são os bloqueios criados pela justiça brasileira sobre a questão de mensagens que podem incriminar uma pessoa ou de troca de informações sigilosas. O aplicativo já passou por diversos bloqueios no Brasil, o que dificulta o trabalho das empresas por meio desta ferramenta.
Outra questão é a privacidade. A administração do aplicativo já admitiu por diversas vezes que a privacidade e segurança do app ficou comprometida com a invasão de hackers ou criptografias mal configuradas. Aliás, a questão da “criptografia de ponta a ponta”, que foi uma exigência dos usuários, já ficou comprometida em alguns momentos. Com isso, algumas pessoas migraram para outros serviços, como foi o caso do Telegram.
Um terceiro ponto são as quedas de sinais, que já aconteceram por duas vezes em 2019. A situação se torna até engraçada algumas vezes que os usuários vão para as redes sociais reclamarem do serviço. este ano, WhatsApp, Messenger e Instagram ficaram fora do ar por quase um dia por problemas no sinal que não foram explicados pelo CEO das empresas.
WhatsApp Business
A primeira opção que o aplicativo lançou foi o WhatsApp Business, direcionado para os microempresários. Com ele, você pode fazer a comunicação da sua empresa pelo smartphone sem pagar mais nada por isso.
Para isso, você realiza o download do aplicativo e cadastra o número de celular no aplicativo. Os usuários que te contactarem saberão que seu número é empresarial, por uma mensagem que eles receberão no bate-papo, além do selo de verificado que estará em seu nome. É preciso confirmar alguns dados da empresa para receber o selo de verificação.
De acordo com a empresa, o objetivo é aplicar o que aprendemos ajudando os usuários a se conectarem uns aos outros para ajudar as pessoas a se conectarem às empresas que são importantes para elas”. Mas, lembre-se: a única diferença é que seu número se torna empresarial, ou seja, o usuário que não quiser receber suas mensagens pode bloquear seu número, assim como acontece no aplicativo normal.
WhatsApp Enterprise
Já a versão Enterprise é voltado paras as grandes empresas e integra diversos sistemas, como softwares de gestão, soluções de logística, CRMs, softwares de automação como RD Station, SharpSpring, Hubspot, entre outros. É possível criar diversos perfis com todas as informações importantes, com uma conta verificada, além de poder salvar mensagens comuns como dúvidas frequentes.
Um ponto importante é que o aplicativo não permite o envio de muitas mensagens, o que deixa o cliente para recebê-las ou não. Esse é um ponto interessante para as empresas se aproximarem dos seus clientes e, com isso, entender a necessidade do seu público-alvo. Mas atenção: se a empresa for denunciada no app, ela pode ser bloqueada permanentemente.
Uso do chatbot
O que também integra esse sistema é um chatbot que as empresas podem usar. Com ele, você consegue disparar informações para os seus clientes sem ter que ficar replicando ou copiando as mensagens. Você otimiza o tempo e deixa os seus clientes informados de serviços e promoções.
O cuidado necessário é você conhecer o seu público-alvo, entender o que a maioria dos clientes buscam entrando em contato com sua empresa e o que é mais interessante para os clientes receberem.
A inteligência artificial do bot permite identificar as intenções dos clientes e encaminha para eles o que for necessário. Consequentemente, isso facilita na hora de um contato imediato ou na solução de um possível problema.