Vantagens e desvantagens do notebook sobre desktop

///Vantagens e desvantagens do notebook sobre desktop

Os notebooks ganharam espaço e uma grande gama de usuários fiéis, mas será que realmente vale o investimento? Se você está pensando em comprar um computador novo ou trocar o seu antigo você deve ter notado a grande quantidade de notebooks a venda no mercado.

Mas, quais são as vantagens e as desvantagens da utilização de um notebook sobre um desktop? Qual é o melhor para você?

Leitura Relacionada:

Vantagens do notebook

Logo de cara a primeira grande vantagem de um notebook sobre um desktop é a portabilidade. Por ser pequeno e leve, o notebook pode ser transportado(como transportar o notebook) para qualquer lugar e a qualquer hora.

Além disso, sua alimentação é feita por cabos ou por bateria. Isso quer dizer que se você não tiver energia elétrica disponível para a utilização de seu notebook, você pode continuar utilizando-o através da bateria.

Outra vantagem inegável é o tamanho. Se você estiver acostumado a utilizar os computadores de mesa provavelmente sentirá a diferença logo de cara ao utilizar um notebook: vai parecer estranho. Porém, depois de poucas horas de uso você perceberá a vantagem que é poder ter um computador eficiente e menor em suas mãos.

Se você utiliza seu computador para games ou assistir a vídeos diversos, ou mesmo para ver fotos, imagine fazer tudo isso em uma tela maior! Se você tem uma televisão com entrada HDMI e um note com a mesma entrada você pode conectar seu computador ao seu aparelho televisivo. Ao fazer isso a sua televisão substituirá o monitor de seu notebook lhe oferecendo melhor e maior qualidade de imagem e som.

Com relação a mídia, os notebooks oferecem todo o suporte básico para que seus usuários possam se comunicar: as caixas de som e microfone são integradas ao computador e a maior parte dos modelos possui webcam também integrada.

Você também pode personalizar seu notebook com películas e skins (adesivos) que além de ajudar a proteger seu computador das sujeiras ainda o deixam com o seu jeito e conforme seu gosto.
vantagens do notebook sobre o desktop

Algumas desvantagens do notebook

Como nem tudo é perfeito, existem algumas desvantagens do notebook sobre o desktop. Algumas dependem da sua adaptação ao novo modelo de computador, outras nem tanto.

A primeira grande desvantagem está na questão financeira: os notebooks são mais caros. E quanto melhor o desempenho da máquina que você quer maior vai ser o gasto com ela. Algumas pessoas acreditam que o notebook não consegue alcançar a performance de um desktop, a realidade é que ele consegue sim. Alguns modelos, inclusive, são até melhores do que os computadores de mesa. O problema é que eles são realmente muito mais caros.

Os hardwares, ou seja, as peças do notebook também são mais caras. Portanto, se você quiser potencializar a sua máquina e comprar memória RAM, HD, placa de vídeo, etc, você provavelmente vai se assustar com os valores.

Embora os notebooks sejam bastante resistentes, eles são mais sensíveis do que os computadores de mesa. É por esse motivo que eles não são muito recomendados para o uso de crianças: se você derrubar um teclado de um desktop provavelmente ele vai riscar mas quebra-lo é mais difícil. Se você derrubar um notebook a perda é quase garantida.

Por fim, alguns modelos de notebook (principalmente os mais simples, antigos e baratos) costumam esquentar. Para resolver esse problema você pode utilizar mesas com cooler para resfriar a máquina ou comprar modelos que tenham várias saídas de ar. Esteja atento a isso.

Vantagens e desvantagens do notebook sobre desktop
5 (100%) 1 votos
By |2015-11-07T22:12:28+00:0007/09/2014|