Você já ouviu falar no Windows Phone? Conhece as vantagens e as desvantagens do sistema? Está pensando em trocar de smartphone e não sabe qual escolher? Nós temos algumas dicas para você!

O Windows Phone é o sistema operacional da Microsoft desenvolvido para smartphones. Ele tem toda a qualidade dos produtos Microsoft e características similares ao sistema Windows para computador. No entanto, ele ainda não é tão forte no mercado quanto seus concorrentes: o Android e o iOS.

Para te ajudar a sanar as suas dúvidas sobre o Sistema Operacional para telefonia móvel da Microsoft, apresentamos a você as principais vantagens e desvantagens do Windows Phone.

Assim você poderá escolher seu próprio smartphone com muito mais segurança! Confira nossas dicas.

As vantagens do Windows Phone

Apesar do que muitas pessoas pensam, o Windows Phone possui muitas vantagens, algumas das quais são decisivas para seus usuários escolherem esse sistema em vista dos concorrentes.

  • Visual único e similar ao Windows 8: se você é usuário do Windows no seu computador e já testou o Windows 8 deve ter notado a nova interface da Microsoft: inovadora, ela apresenta ícones grandes, é mais prático e personalizável. O visual do Windows Phone é bem parecido com os ícones iniciais utilizados no sistema, ou seja, na tela principal você tem acesso a todas as funcionalidades do seu smartphone.
  • É muito mais rápido do que os outros sistemas operacionais: o sistema operacional da Microsoft é muito mais rápido do que os sistemas concorrentes. Se você valoriza velocidade e conhecer o Windows Phone nunca mais vai querer voltar para outro sistema.
  • É muito fácil de utilizar: a navegação no Windows Phone e a manipulação dos app é muito fácil. A própria interface do sistema facilita a utilização de todos os serviços.
  • As principais aplicações ficam na tela principal: isso torna sua experiência com o aparelho muito melhor, pois tudo está perto e equilibrado. Basta um único clique e tudo está em suas mãos.
  • Interação com o Office: Se você precisa utilizar o pacote Office com regularidade para desenvolver suas atividades, o Windows Phone facilita a sua vida. Ele oferece integração com o Office, assim você pode desenvolver diversas atividades no Word, Excel, Outlook, PowerPoint e One Note, além de compartilhar seus arquivos com facilidade para o One Drive. Tudo ali, dentro do seu celular.
  • Atualização de sistema operacional automática: ao contrário dos outros sistemas operacionais, o Windows Phone te informa quando existe uma atualização de sistema disponível e você pode atualizá-la do próprio aparelho, sem ter que investir em um novo.
  • Botão para câmera: um dos maiores defeitos dos outros sistemas é a necessidade de liberar o celular e acessar a câmera para poder fotografar. Às vezes, devido a motivos diversos como celular um pouco lento ou travamento de sistema, você acaba perdendo momentos importantes pois a câmera não liga. Com o Windows Phone esse problema acabou: os aparelhos possuem um botão na lateral que ativa a câmera. Simples e prático. Sem falar que atualmente as câmeras dos aparelhos da Nokia Lumia oferecem câmera com até 20 MP.
  • Preço justo e competitivo: os aparelhos possuem boa caracterização, processadores e câmeras ótimas. E tudo isso a um valor acessível, muitas vezes mais barato do que os aparelhos com Android ou iOS. 

vantagens e desvantegens do windows phone

Desvantagens do Windows Phone

Algumas de todas essas vantagens, existem ainda alguns detalhes que precisam de melhoria.

Os usuários costumam sentir falta da grande oferta de aplicativos disponíveis para os outros sistemas. Aos poucos, a loja do sistema está sendo atualizada e novos app estão sendo desenvolvidos.

Não existe também suporte para o Adobe Flash (o iOS também não oferece esse suporte), o que pode causar alguns problemas na hora de desenvolver algumas atividades ou jogar alguns jogos.

Não permite o fator Control C + Control V. Pelo incrível que pareça, o sistema não possui a funcionalidade de copiar e colar.

O e-mail também não é unificado, o que pode causar algum trabalho extra dependendo do tipo de atividade que o usuário queira fazer.

Por fim, o sistema ainda é novidade, portanto muitas pessoas não o conhecem e têm medo de tentar. Além disso, a oferta de aparelhos é relativamente baixa, especialmente se comparadas às outras opções dos outros sistemas.

Cabe a você decidir

Quando for comprar seu aparelho vale a pena você ao menos experimentar testar o sistema da Microsoft. O custo/benefício compensa, no entanto depende da sua necessidade e interesse pessoal.