Você já ouviu falar em livros digitais? Eles apresentam um novo conceito de leitura e praticidade no dia a dia das pessoas, trazendo diversos benefícios para os leitores.

Se você gosta de ler ou precisa ler já deve ter se deparado com a dificuldade mais comum dos leitores: encontrar em tempo hábil ou a preço acessível o exemplar do livro que precisa. Apesar do grande número e incentivo em se emprestar livros das bibliotecas públicas, nem sempre ele está disponível quando você precisa.

É nessas horas que o livro digital garante conforto e supre a necessidade do livro físico. Eles possuem o mesmo conteúdo da versão física, porém são disponibilizados para leitura no computador, smartphones ou nos e-readers.

 O que é e-reader

Os e-readers são equipamentos eletrônicos com a finalidade de leitor de livros digitais. Eles são compatíveis com as extensões dos principais formatos de livros digitais e garantem maior praticidade e conforto para os leitores.

Existem diversos tipos de e-readers disponíveis à venda, e entre todos eles destaca-se o Kindle – o e-reader da Amazon.

Amazon_Kindle_Paperwhite_2013_35827154_09

Conhecendo o Kindle

Ao primeiro olhar, o Kindle é bastante parecido com um tablet. Contudo, ele apenas serve para leitura digital.

Ele é bastante compacto e extremamente leve, possui tela de alto contraste de 6” e medidas aproximadas de 16,5 cm X 11,5 cm X 9 cm. Além disso, ele possui conexão wi-fi, espaço interno com suporte para milhares de livros digitais, tela anti reflexiva e bateria de longa duração.

Com o kindle você poderá:

  • Ter acesso a milhares de ebooks;
  • Comprar ebooks direto da Amazon, com preços competitivos (milhares custam menos de R$ 20);
  • Armazenar mais de 1000 livros em um único aparelho;
  • Ao realizar uma compra, você receberá o livro imediatamente;
  • Organizar sua biblioteca digital criando pastas dentro do próprio kindle;
  • Ter um e-mail personalizado na conta Amazon que lhe garante acesso a promoções diversas e envio de documentos pessoais e livros adquiridos em outras lojas diretamente para seu kindle;
  • Leitura de livros em formato .pdf;
  • Transportar seus livros junto com você e lê-los a qualquer hora do dia e a qualquer momento

Os modelos

Existem três modelos no mercado atual de kindle para você escolher. O primeiro é o mais barato, que custa menos de R$ 300. Ele garante espaço para 1000 livros, tem conexão wi-fi, tela anti – reflexiva que dá a sensação de leitura de papel, escolha de fontes para seus livros, possibilidade de rotação da tela, porta USB, bateria de longa duração (para um tempo médio de leitura diária de ½ hora, você vai recarregar seu kindle a cada 30 dias). Esse modelo é o Kindle 4.0.

A segunda opção, é um update da primeira: as características básicas permanecem, contudo ele fornece espaço para 1100 livros, controle de iluminação na tela e é touch-screen. A bateria também tem maior duração, chegando a durar até 2 meses.

Por fim, o modelo Kindle 3G une o melhor das duas versões anteriores, porém ele ainda permite acesso à internet 3G gratuito, de qualquer lugar. Isso garante maior facilidade na hora da compra e recebimento de e-mails com arquivos. 

O formato de livros

A maior parte das pessoas utiliza o formato .pdf para leitura. Normalmente essas pessoas costumam ler em computadores ou em smartphones (alguns já vem de fábrica com suporte para esse tipo de formato).

O Kindle tem compatibilidade para livros em formato .pdf. Portanto, se você já tem uma biblioteca com alguns exemplares, você poderá enviar seus documentos para seu e-mail Kindle e fazer o download direto para seu leitor. Se você tiver dificuldade para dimensionar as letras do seu livro no aparelho, basta rotacionar a tela e ler com o aparelho deitado.

O formato oficial dos ebooks da Amazon é o .mobi. Se você for comprar os livros digitais, esteja atento a esse formato, pois de início ele pode ser um pouco estranho para você.

O formato .epub não é suportado pelo aparelho, sendo necessária a conversão. Contudo, os livros digitais não oferecem esse tipo de recurso, pois possuem a chave DRM que é a licença para uso, utilizada contra a pirataria e distribuição direta de arquivos.

Caso você tenha documentos pessoais em formato Office que precise ler, basta convertê-los para pdf e enviar para seu kindle através do e-mail ou da conexão USB e aproveitar todas as vantagens do aparelho.

Conclusão

Utilizar os livros digitais para sua leitura diária garante maior praticidade e economia. Entre diversas opções, destaca-se o Kindle – o e-reader da Amazon, comercializado no Brasil diretamente pelo site oficial da Amazon ou pelos revendedores Extra e Ponto Frio.

Com o kindle sua leitura será muito agradável e extremamente familiar com a leitura dos livros físicos. Caso opte pela versão 4.0 aconselhamos que adquira uma luminária separada para leitura noturna.