Você conhece o SO da Microsoft para smartphones? Não sabe tudo sobre Windows Phone? Vamos te ajudar.

Embora ele ainda esteja um pouco tímido no mercado, aos poucos o Windows Phone está sendo aprimorado e apresenta ótimas vantagens aos seus usuários. Vamos abordar tudo sobre Windows Phone que você precisa saber.

O que você precias saber: tudo sobre Windows Phone

O lançamento do Windows Phone 8.1

No dia 15 de julho de 2014 foi lançado o Windows Phone 8.1. Usuários do sistema, que possui aparelhos Nokia Lumia, podem se preparar para a atualização do sistema operacional.

Característico da Microsoft, as atualizações são anunciadas, disponibilizadas e aos poucos instaladas nos aparelhos que utilizam o sistema. Se você já é um usuário do Windows Phone em breve será notificado. Se você pretende aderir ao sistema, em breve poderá adquirir seu smartphone com a última versão do sistema operacional.

Os problemas antigos e as soluções atuais

O Windows Phone é um sistema operacional extremamente característico da Microsoft. A própria aparência dele, o layout e a funcionalidade são muito semelhantes ao sistema operacional Windows 8, utilizado em computadores.

Quando foi lançado, o Windows Phone não agradou muito ao público devido às suas limitações. No entanto, hoje em dia a maior parte desses problemas foram resolvidos ou estão em fase de melhoria para posterior lançamento.

Confira abaixo quais eram os problemas antigos mais comuns e quais as soluções atuais:

  •  Limitação de aplicativos disponíveis

A loja do Windows Phone não oferecia muitas opções de app, bem como não acompanhava os principais lançamentos no ramo assim como o Android e o iOS. Isso desmotivou a muitos usuários a não aderirem ao sistema.

Esse problema já foi resolvido: atualmente a equipe da Microsoft opera para que sejam oferecidos diversos app. Ao acessar a loja é possível encontrar diversos lançamentos e app disponíveis para download, grátis e pagos (assim como nos sistemas operacionais concorrentes).

  • A falta de personalização

Em fase ainda de lançamento e aprimoramento, a experiência oferecida aos usuários era péssima. Os smartphones ofereciam um sistema e aparência únicos e os usuários não gostavam.

O problema também já foi resolvido: hoje é possível personalizar e inovar a aparência do seu smartphone como você quiser!

  • Funcionalidades básicas difíceis de serem usadas

Antigamente usar o smartphone como telefone ou o calendário para anotar os compromissos no Windows Phone era sinônimo de estresse e frustração.

Por mais incrível que pareça, o telefone não oferecia teclado numérico e o calendário não permitia ajuste de fonte para que você pudesse ler o que estava escrito no dia.Esse problema foi sanado.

tudo-sobre-windows-phone-melhores-smartphones

 

Além dessas melhorias, com a chegada do Windows Phone 8.1 a Microsoft busca aprimorar a experiência de seus usuários. Agora o sistema oferece maior facilidade de acesso aos serviços como Wi-fi e Bluetooth, através do deslizamento de dedo na tela principal do aparelho, assim como os outros sistemas.

Outra melhoria foi em nível de interface que agora permite a criação e manutenção de uma terceira coluna de app na tela principal, bem como escolha de imagem de fundo personalizada.

Além disso, a Microsoft lança através dessa atualização seu novo serviço de assistente de voz: Cortana. O Cortana é similar ao Google Now do Android e ao Siri do iOS, você acessa o assistente e fala próximo ao smartphone e ele detecta as palavras e realiza a busca referente ao que você pediu.

O Cortana ainda está em fase de implementação, portanto não oferece ainda atendimento a palavras em português.

Para saber mesmo tudo sobre Windows Phone, você precisa saber também sobre os melhores smartphones com esse sistema operacional.

Os melhores smartphones com Windows Phone – Escolha o seu

A linha mais comum de Windows Phone é a linha Nokia Lumia.

O Nokia Lumia 930 tem tela full HD de 5’’, câmera de 20 MP, 32 GB de memória e 2 GB de RAM. Ele pesa 167 gramas e tem flash dual LED.

O Nokia Lumia 630 Dual SIM possui 8 GB de memória, 512 MB de RAM, câmera de 5 MP e tela de 4,5’’.

O Nokia Lumia 1520 tem tela de 6’’, câmera de 20 MP, 32 GB de memória e 2 GB de RAM.

Esses são os três melhores smartphones Nokia Lumia com Windows Phone.

Outra opção é o Windows Phone 8S da HTC. Ele tem tela de 4’’, câmera de 5 MP, memória de 16 GB e 512 MB de RAM.

Os dois melhores e mais baratos da Samsung são o Omnia M com processador de 1 GHz, câmera de 5 MP, 4 GB de memória e 384 MB de RAM, com tela de 4’’ e o Omnia W, com processador de 1,4 GHz, 8 GB de memória, 512 de RAM e tela de 3.7’’, com câmera de 5 MP.

A LG lançará novos aparelhos esse ano.

Veja também: Smartphone bom e barato – 4 opções

E aí, já sabe tudo sobre Windows Phone ou ainda faltou alguma coisa? Deixe seu comentário!