Quem de nós nunca se deparou com uma temida tela azul? Conhecida também como “tela azul da morte”? E quando ela aparece, o que fazer? Tudo que estava sendo realizado de atividade é realmente perdida?

Esse problema aparece sem nenhum aviso e não permite que nada mais seja feito. É travamento total momentâneo no sistema operacional Windows, restando apenas ao usuário ou a um técnico reiniciar a máquina e tentar descobrir o motivo da causa, de forma a tentar evitar que tal problema ocorra novamente.

Na maioria das vezes, as pessoas culpam o sistema operacional Windows pelo problema da tela azul da morte, porém, é válido ressaltar que por diversos motivos, a causa pode ser circunstanciada devido a falhas de hardware, ou não compatibilidade com o sistema operacional utilizado, devido à versão ou outro problema anômalo.

Leitura Relacionada:

Como identificar a motivo-causa da tela azul da morte?

Geralmente é informado o problema que ocorreu e uma possível solução, que na maioria das vezes não damos à devida importância ao que gerou este erro.

Para buscar uma correção para o problema de tela azul da morte se faz necessário salvar uma imagem ou foto do erro da tela (como acima mostrado), ou então, anotar o que está escrito, para que depois, procure na internet a solução especifica voltada para aquele tipo erro.

É possível também consultar informações detalhadas do erro no seguinte caminho:

  • Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do computador -> Logs do Windows;

Caso exista algum problema identificado, irá aparecer marcado com um ponto de exclamação vermelho.

Se não for nada registrado, o próximo passo será verificar se algum driver que você tem instalado ou atualizado recentemente pode ter gerado o erro, para verificar isso, acesse:

  • Painel de Controle -> Gerenciador de Dispositivos;

Selecione o hardware com botão direito e vá em:

  • Propriedades -> Driver -> Reverter Driver;

Apenas execute esse procedimento se o problema apareceu depois da atualização ou instalação de algum driver. Uma situação diferente poderia ser ao invés de clicar na opção “Reverter Driver”, como descrito acima, realizar a atualização do mesmo, na opção “Atualizar Driver”.

Principais Causas da tela azul

  • Memória RAM: e o fator principal e campeão que causa tela azul, com 82% das situações, é sem dúvida relacionada à Memória RAM. Problemas relacionados desde mau contato até funcionamento irregular do pente de memória estão entre os problemas mais frequentes.

Solução:

Como solução indicada para esse problema, aplica-se duas sugestões principais:

  1. Passar borracha branca para limpar o pente de memória;

Colocar o pente de memória em outro slot de seu computador ou notebook.

solução tela azul da morte

  • Processador: outro caso que também ocorre com certa frequência. Superaquecimento do Processador, que se atingir uma determinada temperatura considerada de risco, ele realiza o desligamento da estação automaticamente, causando logo após um reinicialização, a famosa tela azul.

É comum e frequente que pessoas que enfrentam a tela azul da morte percebem uma mudança no comportamento do seu computador. É como se ele estivesse mais lento ou deixando de funcionar corretamente. Nesses casos a opção mais usada e recomendada é a de restaurar o sistema do Windows, utilizando o último ponto de restauração criado antes da tela de erro.

Leitura Relacionada:

O problema continua, o que fazer?

Se não for possível solucionar a tela azul da morte com as alternativas propostas e apresentadas nesse artigo, recomendam-se outras maneiras para solucionar o seu problema.

  • Utilizar o CD do Windows, inserindo-o e reinstalando itens importantes que possivelmente possam estar corrompidos.
  • Em ultimo caso, é então recomendado a para formatação. Esse processo vai consumir tempo até que você consiga deixar o seu computador como era antes, mas pode solucionar o problema da tela azul definitivamente.

Por fim, uma dica importante e válida: não deixe de buscar o erro que causou o problema, pois ele pode voltar.

Caso esteja acostumado a simplesmente formatar o computador toda a vez que um erro como esse aparecer na sua frente, saiba que se investir alguns minutos de seu tempo buscando a solução em fóruns ou blogs da internet ou até mesmo executando algumas dicas desse artigo poupará várias horas da sua vida, pois formatar seu computador toda vez que uma tela azul da morte aparecer certamente gastará mais tempo do que gastar um tempo inicial para resolver de uma vez por todas esse problema.