Pular para o conteúdo

Tecnologia no transporte: Saiba quais foram as soluções mais marcantes nos últimos anos

  • Notícias

Nós vivemos um momento de transformação digital em praticamente todos os setores da economia mundial. Por isso, a tecnologia no transporte também tem sido sentida de maneira significativa.

Não é só agora ou no futuro próximo em que podemos esperar por mudanças sensíveis nesta questão. Nos  últimos anos já passamos por grandes mudanças em termos de transportes, mesmo que não tenhamos percebido o impacto delas na época.

Quer saber quais as grandes mudanças introduzidas pela tecnologia no transporte? Então siga a leitura abaixo!

Os aplicativos de motorista estão entre os maiores impactos no setor

Não dá para falar de tecnologia no transporte nos últimos anos sem citar o gigantesco impacto causado pelos aplicativos de motoristas.

Criados em meados dos anos 2010, os aplicativos de motoristas revolucionaram segmentos da economia e causaram muitas mudanças legislativas em praticamente todos os países do mundo desenvolvido ou emergente.

Na prática, os casos mais famosos foram os de transportes de passageiros, como o Uber, 99, Lyft e outros. Eles causaram uma série de revoltas e protestos de taxistas, além de criação de leis específicas. Aqui no Brasil, por exemplo, ainda estão em debates vários projetos de lei sobre o funcionamento desses aplicativos.

No entanto, não foram apenas esses aplicativos que mudaram a sociedade. Talvez você nem saiba, mas existem aplicativos do tipo para diversos segmentos. Um exemplo é o CargoX, que funciona como um Uber, mas de caminhões para fretes e revolucionou a área de logística.

Outro exemplo é a Mundi Limos, que oferece limusines e carros de luxo para os seus clientes executivos, especialmente útil para quem viaja de um país para outro a negócios.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia no transporte essencial

Outra tecnologia no transporte com impacto incrível é a aplicação de Inteligência Artificial. Na prática, a IA tem uma série de aplicações dentro do universo de transporte e logística.

O uso mais famoso é na criação de carros autônomos. Ainda estamos um pouco longe do desenvolvimento de um veículo 100% autônomo, mas alguns exemplos já começam a dar frutos aqui e ali, especialmente em relação a caminhões e na área de logística.

O grande desafio de um veículo autônomo é conseguir “enxergar”, de fato, o que acontece na rua. A maior parte dos sistemas usa um combinado de câmeras e sensores para conseguir entender o que acontece ao seu redor, mas a tecnologia ainda não é a prova de falhas.

Por isso, será necessário testar e testar o recurso por mais muito tempo até conseguir que os carros sejam capazes de dirigir sozinhos e evitar acidentes.

No entanto, existem várias outras aplicações para a Inteligência Artificial dentro de um sistema de transporte, inclusive na organização do trânsito e da logística de entrega de produtos.

Muitas cidades e empresas já estudam usar sistemas de Inteligência Artificial para controlar os semáforos das cidades e o fluxo de trânsito de modo a garantir menos tempo na rua para todos.

Ao mesmo tempo, muitas empresas já usam sistema rudimentares de IA para controlar a entrega de cargas e muito mais.

A análise preditiva ajudou na manutenção dos carros

Suponha que você vai sair de férias e vai viajar com a família de carro. No entanto, assim que entra no automóvel e coloca o seu destino no GPS, recebe uma mensagem do carro: “Existe 90% de chance de ter um problema no freio se você fizer essa viagem”.

O que você faria?

Logicamente, iria até um mecânico para consertar o problema no freio. Apesar de ser um cenário fictício, esse tipo de coisa pode ser comum no futuro. Isso porque já usamos um sistema um pouco mais simples do que esse no momento.

Trata-se da análise preditiva, que investiga todos os cenários de um carro para fazer previsões sobre o estado das peças e entender quando elas terão problemas. Por causa disso, é possível evitar acidentes e tornar a experiência de dirigir mais prazerosa e menos custosa.

Os carros elétricos estão entre as grandes tecnologias atuais

O mundo vive um sério problema de mudança climática muito por causa da poluição de fábricas, carros e outros elementos modernos. Por isso, muitos países estão apostando todas as fichas em reduzir a emissão de gás carbono pela eletrificação da sua frota automotiva.

Ou seja: os carros elétricos estão entre as tecnologias que podem salvar a humanidade. Prova disso é que os principais países da Europa já estabeleceram datas para banir a venda de carros a combustão e permitir somente a venda de carros elétricos. O Brasil também já tem uma lei nesse sentido.

Essas são as principais novidades tecnológicas do setor de transporte nos últimos anos, mostrando como estamos passando por um momento que promete unir o digital com o físico e causar grande impacto em nossas vidas.

Qual é a sua tecnologia no transporte favorita? Comente abaixo!

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *