Com o alto preço dos celulares atualmente, cada vez mais pessoas perguntam se comprar iPhone usado vale a pena.
Afinal, a Apple é muito conceituada no mercado de dispositivos eletrônicos e, acima de tudo, é conhecida por desenvolver diversos aparelhos de altíssima qualidade, todos prontos para revolucionar o dia a dia e os afazeres diários.
O grande ponto, porém, é que os lançamentos (que geralmente ocorrem anualmente) saem por valores muito altos aqui no Brasil. E mesmo que as características chamem a sua atenção ou sejam boas para o seu tipo de uso, é um valor considerável a se investir. Frente a isso, os usados ganham cada vez mais destaque.
Então para saber se isso é realmente um bom tipo de compra e se realmente compensa, acompanhe este nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o tema!
Ótimo celular + economia para o seu bolso = a combinação perfeita
O primeiro ponto, que já começamos a citar e que sempre é mencionado quando o assunto é comprar um celular usado, diz respeito à forma como é possível economizar bastante.
Se você encontrar um bom aparelho, com venda em local confiável (e hoje existem diversos!), é possível encontrar um ótimo iPhone pagando um bom preço por ele, ou seja, uma ótima relação de custo-benefício para você.
E o melhor de tudo é que você não precisa abrir mão da qualidade do aparelho por isso. Logo, é totalmente possível ter um dispositivo incrível em mãos, sem pesar no seu orçamento para isso.
Ampla variedade de modelos disponíveis
Como citamos no tópico anterior, encontrar uma boa loja para fazer a compra do seu iPhone usado é um passo imprescindível para ter toda a qualidade por um preço mais baixo.
Mas além da qualidade do aparelho, outra coisa que você encontra em boas lojas é uma grande diversidade de modelos disponíveis para compra.
Dos iPhones mais recentes, aos mais antigos para os colecionadores, todos eles estão à venda com diferentes níveis de uso e faixas de preço, e todos eles podem ser adquiridos por você.
Seja para uso diário com toda a tecnologia da marca da maçã mordida ou para completar uma coleção com os modelos mais icônicos, mais raros e/ou exclusivos, esta é uma chance de ouro para encontrar o iPhone usado que você deseja!
Acessibilidade aos recursos mais recentes
Seja uma escolha entre algum dos mais recentes, como o iPhone 15 – até então o último lançamento –, o iPhone 14, ou outros, uma coisa é fato: você conta com todos os recursos mais recentes da Apple!
Isso se dá pelo fato de que o iOS 17, último sistema operacional lançado pela marca até a data de escrita deste conteúdo, é compatível até os modelos do iPhone 11, fabricado em 2019.
Vemos, então, que é possível ter acesso a tudo de mais recente da marca, como todas as atualizações, recursos de segurança, fotográficos e muito mais, mesmo sendo um aparelho usado.
Consequentemente, você não fica para trás no quesito usabilidade e novos recursos!
Garantias para evitar dores de cabeça
Ainda relacionado com o ponto de encontrar um bom estabelecimento para fazer a sua compra, um fator diferencial para se resguardar contra possíveis problemas diz respeito às garantias.
Comprar um usado pode ser um desafio se a procedência do aparelho for questionável, visto que isso pode significar ser um celular roubado ou com diversos problemas que não foram explicados no momento da compra.
É aqui que as garantias funcionam como uma forma de te ajudar. Se o iPhone for certificado e tiver garantia, a chance de ser uma dor de cabeça para você é mais baixa e você pode confiar que o vendedor, seja uma loja ou pessoa física, está oferecendo um aparelho de qualidade e desempenho comprovados.
Uma dica extra – e de ouro – para evitar problemas é testar o aparelho sempre que possível. Veja se o dispositivo tem alguma marca de uso, rachado, trincado ou se está quebrado, se a tela funciona bem e teste outras funcionalidades para evitar surpresas desagradáveis.
Sustentabilidade e redução do impacto ambiental
Outro fator importantíssimo, mas que muitas vezes é esquecido pelas pessoas, diz respeito à redução do impacto no meio ambiente.
Estimativas apontam que todo tipo de lixo eletrônico pode demorar em torno de 500 anos para se decompor na natureza quando descartado incorretamente. Claro que o celular é apenas mais um tipo desse lixo, mas é algo a se ter em mente.
Dentre as possíveis consequências, temos a infiltração e contaminação das águas subterrâneas, caso ocorra uma retenção dos metais pesados, e tóxicos, que compõem estes dispositivos.
Porém, ao comprar um iPhone recondicionado ou usado, você evita que isso aconteça. Afinal, ele não será descartado e terá um período de vida útil prolongado, evitando impactos ambientais.
Comprar um usado é, então, mais do que somente uma forma de se beneficiar com todos os pontos que trouxemos anteriormente, mas sim uma forma de preservar a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida de todos!
Ficou interessado e quer saber algumas dicas de como comprar um iPhone usado sem cair em ciladas e ter eventuais problemas? Então confira o nosso blog e tire suas dúvidas por meio dos nossos artigos!