Há algumas décadas atrás falar que um ser humano conseguiria falar com outro através de um dispositivo sem fio ou que ao se aproximar de uma porta ela se abriria sozinha parecia maluquice.

Pensar em um smartphone, casa inteligente, carros flex ou relógios que permitem a leitura de e-mails de e-mails então era quase sinônimo de fantasia ou surrealidade.

Contudo, os avanços tecnológicos acontecem de forma natural e são bastante evolucionários. E atualmente vivemos um momento de transição entre as tecnologias que há 50 anos eram impossíveis para a realidade de tecnologias que podem vir a existir e fazer toda a diferença na vida das pessoas.

Ainda estamos bem longe do domínio das máquinas em decorrência da Inteligência Artificial, assunto de destaque em livros e filmes de ficção científica. Mas a  tecnologia do futuro já está em andamento.

Então, o que podemos esperar da tecnologia do futuro?

Mobilia que te informa sobre sua saúde

Imagine uma cama que controla e informa o andamento de sua saúde, especialmente a de seu sistema nervoso somente pelo fato de você dormir nela. E que tal um banheiro que ao captar os seus dejetos naturais (urina e fezes) é capaz de identificar como anda o funcionamento do organismo e caso exista algo de errado reportar automaticamente a seu médico?

Loucura?! Nem tanto. Os primeiros protótipos desses mobiliários já foram criados e estão em fase de teste.

Impressoras de Roupas e de Comida

E que tal reutilizar suas roupas com novas estampas, transformando o velho em algo novo e único? Com a impressora de roupas será muito mais fácil reutilizar suas roupas antigas.

Parece absurdo? Uma empresa já conseguiu criar uma impressora de comida 3D – ideal para lanches rápidos. O protótipo foi testado com hambúrgueres de queijo e pizza.

O que esperar- tecnologia do futuro

Geladeira inteligente

Para completar a sua vida “Smart”, sendo mais um “presente” da tenclogia do futuro, com a geladeira inteligente você poderá visualizar os produtos que estão em sua geladeira sem abrir a porta, detectar a validade dos alimentos e também a quantidade que há em estoque.

Tudo com o que a tecnologia adora: acesso banda larga, telas de touch screen e leitores RFID.

Carro voador

Sempre que se fala em tecnologia do futuro, nos vem a cabeça carros voadores. Mas o que podemos dizer sobre isso?

Trânsito engarrafado em terra, nunca mais! Com a tecnologia dos carros voadores você conseguirá maior mobilidade e facilidade para se transportar para todos os lugares que quiser.

Parece mentira?! Acredite, não é! O eslovaco Stefan Klein já criou o primeiro modelo que foi carinhosamente batizado de Aeromobil 2.5. Com design propício para vôo, esse pode ser o primeiro passo para garantir um avanço que é sonho de muitas pessoas – um carro que voa!

Bicicleta purificadora de ar

Se você se preocupa com a qualidade do ar respirável e com a poluição já deve ter considerado as vantagens de se utilizar a bicicleta como meio de transporte para o dia a dia.

Com a bicicleta purificadora de ar você economizará combustível e tempo, além de ajudar na recuperação do meio ambiente – ela possui tecnologia que retém as partículas contaminadas pela poluição aérea e libera oxigênio puro em troca.

O que o futuro nos promete? Não há como saber com certeza, mas sem dúvidas haverá muitas tecnologias do futuro que mudarão ainda mais a forma e o estilo de se viver.