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Site Otimizado para SEO: como ter um site que gera resultados para sua empresa

Não é mais possível ter uma empresa e não ter um site na internet. A importância de um site é tão grande que se calcularmos a receita e volume de clientes de empresas que tem site, e de empresas que não tem site na internet, perceberemos uma desvantagem grande das que não possuem site! A eficácia e os benefícios de um site são tão grandes, que muitas empresas renunciam a seus prédios físicos e migram para o mundo online. Parece arriscado, mas saiba que essa estratégia é muito eficiente e tem grandes chances de se tornar tendência nos próximos anos.

Mas o que torna a presença online um sucesso, não é simplesmente ter um site e sim a forma que você lida com ele. A simples existência de um site não significa nada se ele não for trabalhado constantemente. É preciso trabalhar nele diariamente e os indicadores de um site precisam estar os mais otimizados possíveis!

Mas deixar os indicadores de um site otimizados nem sempre é uma tarefa fácil.  E para isso existem algumas ferramentas de Marketing Digital, auxiliadoras do processo de otimização de um site. Essas ferramentas de Marketing Digital, são usadas especificamente pelos profissionais de SEO (Search Engine Optimization), que de forma resumida, trabalham a otimização de sites para alcançar melhor posicionamento perante os mecanismos de pesquisa, (nesse caso estar na primeira página do Google).

Se você ainda não possui ou deseja melhorar os aspectos do seu site, separamos aqui algumas dicas de como ter um site otimizado para SEO, que vão alavancar sua presença na internet. Acompanhe!

Dicas de Otimização de Sites para SEO

– A onda do Mobile

A dica inicial da nossa lista está relacionada com a presença dos dispositivos móveis no cotidiano das pessoas. Segundo a revista Veja, no ano de 2019 aproximadamente 5,1 bilhão de pessoas possuíam smartphone ou algum dispositivo móvel, em todo o planeta terra. Os dispositivos mobilem, facilitam a vida das pessoas e é por ele que grande parte se conecta a internet, ou seja, se você tem um site, trate de deixá-lo acessível para a navegação via mobile também!

– Conteúdo

Esse ponto da lista é uma das obrigações mais desafiadoras de quem deseja construir um site de qualidade. Isso porque as pessoas de um modo geral estão acostumadas em replicar conteúdos de grandes sites que já existem. Mas se você quer que seus leitores tenham interesse pelo seu trabalho, de a eles o melhor conteúdo. Não é só um artigo com muitas palavras, que esteja bem estruturado, estamos falando de pensar diferente. Nesse caso se você quer escrever sobre bolo de chocolate, arriscasse a ir além dos detalhes óbvios, por exemplo, escreva sobre como o bolo de chocolate traz memórias afetivas as pessoas. Inove, crie e surpreenda.

– Consiga Backlinks

Backlinks são a forma mais efetiva de conquistar relevância e autoridade para seu site. Isso porque os mecanismos de pesquisa entendem que, se tem muitos sites referenciando o seu, significa que seu conteúdo tem autoridade e apresenta relevância para o leitor. Logo, você será melhor posicionado nas buscas e alcançará maior visibilidade.

– Relevância nas URLs

A forma como você define suas URLs, será a forma como os mecanismos de pesquisa e os usuários irão te achar. Se a URL de um artigo que você deseja ranquear, está definida da seguinte forma: www.meusite.com.br/123/2019-06-03/pgn?-index/bolo-de–chocolate2   e a do seu concorrente está definida como: www.seusite.com.br/bolo-de-chocolate, tenha certeza de que a probabilidade de o site dele estar mais visível nas buscas é grande. Além dos mecanismos de pesquisa compreenderem de forma mais rápida do que se trata o conteúdo de uma página pela URL otimizada, ela também serve para passar confiança do conteúdo disponível para o usuário. Imagine, você está fazendo uma pesquisa sobre bolo de chocolate e se depara com as duas URLs anteriores, em qual das duas você teria maior confiança quanto ao conteúdo?

– Title e meta description

É essencial que a Title e meta description, da sua página, estejam otimizadas para atrair o usuário. Mas você sabe o que significa esses termos? Meta descripition, é um fragmento do código HTML, que resume a página. De forma mais simples, é aquele pequeno texto que aparece embaixo do título e do link dos resultados, quando você faz uma pesquisa nos mecanismos de busca. Já a title, está relacionado aos títulos que escolhemos para as nossas páginas e é importantíssimo para ranquear sua página pela análise dos mecanismos de pesquisa. Ambos devem atrair o usuário para que ele clique no link da sua página, por isso, devem estar o mais otimizado possível.

– Espaço para conversar com os visitantes

Hoje a maioria dos sites deixa visível ao usuário um link para bate-papo, ou para envio de mensagem. Isso é importante principalmente porque o usuário tem maior esclarecimento sobre o seu site e o que você tem para oferecer; o usuário se sente mais confortável; o gerenciador do site pode administrar melhor os dados e informações sobre o usuário e em muitos casos o fechamento do negócio é decido pela conversa entre gerenciador e usuário.

– Palavras-Chave

As palavras-chave são um aspecto de muita importância para a otimização de um site. Para serem definidas são necessárias muitas análises a respeito do seu nicho de atuação. Depois de feitas as análises necessárias, são separadas listas de palavras referentes ao seu nicho (você pode defini-las por volume de pesquisas, nível de dificuldade para ranquear ou por qualquer outro indicador que deseje). Com a lista em mãos faça uma nova lista de palavras cauda longa, usando como base sua primeira lista de palavras. O termo cauda longa, refere-se a palavras formadas por três ou mais palavras, formando uma pequena frase. Com o uso de palavras desse tipo, você aumenta a probabilidade do usuário te achar nas buscas e diminui o índice de concorrência, se comparado ao de uma palavra de um termo único.

Otimizar sites para SEO não é tarefa fácil, mas quando bem trabalhada essa estratégia sem dúvida traz ótimos resultados.

 

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